Ética e deontologia para a docência: ser professor hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Célia Marina Rocha Lima Gonçalves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/5999
Resumo: A sociedade do tempo em que vivemos coloca dificuldades aos professores que não se colocavam nos anos 90. Com o presente estudo pretende-se identificar quais os desafios que se colocavam aos professores no início da sua carreira, comparativamente com a fase em que se encontram presentemente. Pretende-se igualmente identificar quais os dilemas que os professores enfrentam e de que forma os solucionam. Esta investigação será também essencial para reunir as opiniões dos professores entrevistados no que diz respeito à eventual existência e necessidade de um código deontológico para a docência e quais as suas sugestões para a construção deste documento.
id RCAP_e8c9fbdfabe8a02a885f6e4eba96710f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/5999
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ética e deontologia para a docência: ser professor hojeÉtica profissionalProfissão docenteA sociedade do tempo em que vivemos coloca dificuldades aos professores que não se colocavam nos anos 90. Com o presente estudo pretende-se identificar quais os desafios que se colocavam aos professores no início da sua carreira, comparativamente com a fase em que se encontram presentemente. Pretende-se igualmente identificar quais os dilemas que os professores enfrentam e de que forma os solucionam. Esta investigação será também essencial para reunir as opiniões dos professores entrevistados no que diz respeito à eventual existência e necessidade de um código deontológico para a docência e quais as suas sugestões para a construção deste documento.Nowadays teachers face different challenges than weren't present in the 90s. This study is meant to identify these challenges and compare them with those in the beginning of their career. It is also meant to identify what dilemmas they face and how they solve them. This investigation will also be essential to gather the interviewed teachers' opinions about the eventual existence and need of a deontological code for teachers and also what would be their suggestions for the writing of this document.Universidade de Aveiro2012-02-07T16:57:44Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5999porCunha, Célia Marina Rocha Lima Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:09:57Zoai:ria.ua.pt:10773/5999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:07.547605Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ética e deontologia para a docência: ser professor hoje
title Ética e deontologia para a docência: ser professor hoje
spellingShingle Ética e deontologia para a docência: ser professor hoje
Cunha, Célia Marina Rocha Lima Gonçalves
Ética profissional
Profissão docente
title_short Ética e deontologia para a docência: ser professor hoje
title_full Ética e deontologia para a docência: ser professor hoje
title_fullStr Ética e deontologia para a docência: ser professor hoje
title_full_unstemmed Ética e deontologia para a docência: ser professor hoje
title_sort Ética e deontologia para a docência: ser professor hoje
author Cunha, Célia Marina Rocha Lima Gonçalves
author_facet Cunha, Célia Marina Rocha Lima Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Célia Marina Rocha Lima Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ética profissional
Profissão docente
topic Ética profissional
Profissão docente
description A sociedade do tempo em que vivemos coloca dificuldades aos professores que não se colocavam nos anos 90. Com o presente estudo pretende-se identificar quais os desafios que se colocavam aos professores no início da sua carreira, comparativamente com a fase em que se encontram presentemente. Pretende-se igualmente identificar quais os dilemas que os professores enfrentam e de que forma os solucionam. Esta investigação será também essencial para reunir as opiniões dos professores entrevistados no que diz respeito à eventual existência e necessidade de um código deontológico para a docência e quais as suas sugestões para a construção deste documento.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-02-07T16:57:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/5999
url http://hdl.handle.net/10773/5999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137491436961792