Micrologística urbana sustentável em centros históricos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76882 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
id |
RCAP_e8cfd88fbeadb58d90eabfa2130982df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76882 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Micrologística urbana sustentável em centros históricosCentro de distribuição urbanoDistribuição urbana de mercadoriasMobilidade sustentávelLogística urbanaUrban distribution centerUrban distribution of goodsUrban logisticsSustainable mobilityEngenharia e Tecnologia::Engenharia CivilDissertação de mestrado integrado em Engenharia CivilNas últimas décadas houve um crescimento populacional, principalmente nos meios urbanos. Consequentemente ocorreu um grande aumento da procura pelo sistema de transportes, gerando um conjunto de problemas de mobilidade e acessibilidade para pessoas e bens, além de gerar efeitos ambientais, economicos e sociais negativos. Uma das possíveis soluções é a substituição dos veículos de entrega de mercadorias que usam combustíveis fósseis por veículos mais sustentáveis, como os veículos elétricos ou que não utilizem energia, como as bicicletas. A logística urbana traz uma recente concepção do uso do solo e gestão dos fluxos de mercadorias em áreas urbanas. Este trabalho compara os veículos utilizados para a distribuição urbana de mercadorias no centro histórico de Curitiba com algumas opções de mobilidade sustentável, de modo a perceber qual o impacto gerado por estes meios e como eles podem ser reduzidos quando utilizados novos meios de transporte e com a implementação de um centro de distribuição urbano. Para tanto um inquérito foi desenvolvido e entregue aos comerciantes para se obter os dados sobre funcionamento, frequência e horários de entregas para estabelecimentos alimentares, como restaurantes, bares, lanchonetes, mercados, frutarias, entre outros. Com os dados recolhidos foi feito o cálculo das emissões atuais e desenvolvidos possíveis cenários de adoção do novo sistema de logística urbana e os respectivos valores de emissão para esses cenários. Para este trabalho foi considerada uma área de atuação de cada centro de distribuição urbano, num raio de atuação de 2km, de modo a abastecer o centro histórico estudado, auxiliar no abastecimento do centro da cidade e de alguns bairros na proximidade.In the last decades has been a population growth, mainly in urban areas. Consequently, there was a great increase in the demand for the transport system, generating a set of mobility and accessibility for people and goods, in addition to generating negative environmental, economic and social effects. One of the possible solutions is the replacement of the goods delivery vehicles that use fossil fuels with more sustainable vehicles, such as electric vehicles or those that do not use energy, such as bicycles. Urban logistics brings a recent conception of land use and management of goods flows in urban areas. This work compares the vehicles used for the urban distribution of goods in the historic center of Curitiba with some sustainable mobility options, in order to understand the impact generated by these means and how they can be reduced when using new means of transport and with the implementation of an urban distribution center. For this purpose, a survey was developed and delivered to traders to obtain data on operation, frequency and delivery times for food establishments, such as restaurants, bars, cafeterias, markets, fruit stores, among others. With the data collected, current emissions were calculated and possible scenarios for the adoption of the new urban logistics system were developed and what would be the emission values for these scenarios. For this work, an area of activity of each urban distribution center was considered, in order to supply the studied historical center, however it can also help in supplying the city center and some neighborhoods nearby, since the operating radius of these locations was 2km.Ribeiro, PauloUniversidade do MinhoRabêllo, Clarice Mendonça20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76882por202890198info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:08Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:02:50.561326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Micrologística urbana sustentável em centros históricos |
title |
Micrologística urbana sustentável em centros históricos |
spellingShingle |
Micrologística urbana sustentável em centros históricos Rabêllo, Clarice Mendonça Centro de distribuição urbano Distribuição urbana de mercadorias Mobilidade sustentável Logística urbana Urban distribution center Urban distribution of goods Urban logistics Sustainable mobility Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
title_short |
Micrologística urbana sustentável em centros históricos |
title_full |
Micrologística urbana sustentável em centros históricos |
title_fullStr |
Micrologística urbana sustentável em centros históricos |
title_full_unstemmed |
Micrologística urbana sustentável em centros históricos |
title_sort |
Micrologística urbana sustentável em centros históricos |
author |
Rabêllo, Clarice Mendonça |
author_facet |
Rabêllo, Clarice Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Paulo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rabêllo, Clarice Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro de distribuição urbano Distribuição urbana de mercadorias Mobilidade sustentável Logística urbana Urban distribution center Urban distribution of goods Urban logistics Sustainable mobility Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
topic |
Centro de distribuição urbano Distribuição urbana de mercadorias Mobilidade sustentável Logística urbana Urban distribution center Urban distribution of goods Urban logistics Sustainable mobility Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/76882 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/76882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202890198 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132432010575872 |