Proposta metodológica para avaliação dos benefícios de um centro de distribuição urbano para mitigação dos problemas de logística urbana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Transport Literature |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000400006 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma metodologia desenvolvida para avaliar a implantação de um modelo de centros de distribuição de mercadorias em áreas urbanas (CDU) com critérios econômicos e ambientais. A metodologia é composta por quatro etapas: modelo de adesão (etapa 1), utilizando a técnica de preferência declarada, para a definição dos cenários de atendimento da demanda do sistema de entrega de produtos proposto para a cidade (etapa 2). Para cada um dos cenários, foram realizados estudos de localização de instalações e de roteirização de veículos (etapa 3) utilizando o software Transcad. Na etapa 4 foram feitas as avaliações econômica, ambiental e logística dos cenários analisados. A metodologia foi aplicada em Belo Horizonte (MG) e os resultados indicaram que o CDU reduziu o número de veículos de carga em circulação na cidade em até 51,4%, além de aumentar a produtividade destes equipamentos com uma elevação de 264% no número de rotas alocadas por veículo e diminuir em 37,27% a emissão de poluentes e o consumo de combustíveis fósseis. Estes resultados apontam que o CDU pode aperfeiçoar os processos logísticos urbanos e mitigar as externalidades negativas do transporte de produtos nas cidades. |
id |
SBPTR-1_d79a612c5ea06398a556cfd695dae796 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2238-10312014000400006 |
network_acronym_str |
SBPTR-1 |
network_name_str |
Journal of Transport Literature |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta metodológica para avaliação dos benefícios de um centro de distribuição urbano para mitigação dos problemas de logística urbanalogística urbanadistribuição urbana de mercadoriascentro de distribuição urbanoEste trabalho apresenta uma metodologia desenvolvida para avaliar a implantação de um modelo de centros de distribuição de mercadorias em áreas urbanas (CDU) com critérios econômicos e ambientais. A metodologia é composta por quatro etapas: modelo de adesão (etapa 1), utilizando a técnica de preferência declarada, para a definição dos cenários de atendimento da demanda do sistema de entrega de produtos proposto para a cidade (etapa 2). Para cada um dos cenários, foram realizados estudos de localização de instalações e de roteirização de veículos (etapa 3) utilizando o software Transcad. Na etapa 4 foram feitas as avaliações econômica, ambiental e logística dos cenários analisados. A metodologia foi aplicada em Belo Horizonte (MG) e os resultados indicaram que o CDU reduziu o número de veículos de carga em circulação na cidade em até 51,4%, além de aumentar a produtividade destes equipamentos com uma elevação de 264% no número de rotas alocadas por veículo e diminuir em 37,27% a emissão de poluentes e o consumo de combustíveis fósseis. Estes resultados apontam que o CDU pode aperfeiçoar os processos logísticos urbanos e mitigar as externalidades negativas do transporte de produtos nas cidades.Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes2014-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000400006Journal of Transport Literature v.8 n.4 2014reponame:Journal of Transport Literatureinstname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)instacron:SBPTR10.1590/2238-1031.jtl.v8n4a5info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Leise Kelli deCorreia,Vagner de Assispor2014-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S2238-10312014000400006Revistahttp://www.journal-of-transport-literature.org/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com2238-10312238-1031opendoar:2014-06-18T00:00Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta metodológica para avaliação dos benefícios de um centro de distribuição urbano para mitigação dos problemas de logística urbana |
title |
Proposta metodológica para avaliação dos benefícios de um centro de distribuição urbano para mitigação dos problemas de logística urbana |
spellingShingle |
Proposta metodológica para avaliação dos benefícios de um centro de distribuição urbano para mitigação dos problemas de logística urbana Oliveira,Leise Kelli de logística urbana distribuição urbana de mercadorias centro de distribuição urbano |
title_short |
Proposta metodológica para avaliação dos benefícios de um centro de distribuição urbano para mitigação dos problemas de logística urbana |
title_full |
Proposta metodológica para avaliação dos benefícios de um centro de distribuição urbano para mitigação dos problemas de logística urbana |
title_fullStr |
Proposta metodológica para avaliação dos benefícios de um centro de distribuição urbano para mitigação dos problemas de logística urbana |
title_full_unstemmed |
Proposta metodológica para avaliação dos benefícios de um centro de distribuição urbano para mitigação dos problemas de logística urbana |
title_sort |
Proposta metodológica para avaliação dos benefícios de um centro de distribuição urbano para mitigação dos problemas de logística urbana |
author |
Oliveira,Leise Kelli de |
author_facet |
Oliveira,Leise Kelli de Correia,Vagner de Assis |
author_role |
author |
author2 |
Correia,Vagner de Assis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Leise Kelli de Correia,Vagner de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
logística urbana distribuição urbana de mercadorias centro de distribuição urbano |
topic |
logística urbana distribuição urbana de mercadorias centro de distribuição urbano |
description |
Este trabalho apresenta uma metodologia desenvolvida para avaliar a implantação de um modelo de centros de distribuição de mercadorias em áreas urbanas (CDU) com critérios econômicos e ambientais. A metodologia é composta por quatro etapas: modelo de adesão (etapa 1), utilizando a técnica de preferência declarada, para a definição dos cenários de atendimento da demanda do sistema de entrega de produtos proposto para a cidade (etapa 2). Para cada um dos cenários, foram realizados estudos de localização de instalações e de roteirização de veículos (etapa 3) utilizando o software Transcad. Na etapa 4 foram feitas as avaliações econômica, ambiental e logística dos cenários analisados. A metodologia foi aplicada em Belo Horizonte (MG) e os resultados indicaram que o CDU reduziu o número de veículos de carga em circulação na cidade em até 51,4%, além de aumentar a produtividade destes equipamentos com uma elevação de 264% no número de rotas alocadas por veículo e diminuir em 37,27% a emissão de poluentes e o consumo de combustíveis fósseis. Estes resultados apontam que o CDU pode aperfeiçoar os processos logísticos urbanos e mitigar as externalidades negativas do transporte de produtos nas cidades. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000400006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2238-10312014000400006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/2238-1031.jtl.v8n4a5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature v.8 n.4 2014 reponame:Journal of Transport Literature instname:Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) instacron:SBPTR |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
instacron_str |
SBPTR |
institution |
SBPTR |
reponame_str |
Journal of Transport Literature |
collection |
Journal of Transport Literature |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Transport Literature - Sociedade Brasileira de Planejamento dos Transportes (SBPT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alessandro.oliveira@pq.cnpq.br|| editor.jtl@gmail.com |
_version_ |
1750318362648379392 |