Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Natália Catarina Guimarães
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17869
Resumo: O presente Projeto Educativo encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte é composta por um tema de investigação, no caso a Respiração, e a segunda parte, é composta pelo Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Respirar é algo fundamental para a vida assim como é para a música. Ter como profissão o exercício da música, é poder transmitir a sensação de harmonia, bem estar e bem respirar. Assim, num momento inicial é apresentado o funcionamento do sistema respiratório. São também apresentados alguns exercícios de respiração, sem e com recursos de respiração, pretendendo melhorar o quotidiano de cada instrumentista de sopros assim como de qualquer cidadão. Estes exercícios de respiração, sem e com recursos em contexto de aula, revelaram-se práticos, úteis e eficazes com os alunos que estão a estudar trompa. Podemos assim concluir, que os exercícios propostos permitem uma maior facilidade na prática instrumental, um melhor controlo da respiração e por conseguinte, uma melhor produção e qualidade sonora. Por sua vez, a PES refere-se ao estágio (com aulas assistidas e supervisionadas) desenvolvido no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, sobre a supervisão do Professor Eduard Tauber, que disponibilizou três alunos de trompa. Ao longo do ano foram desenvolvidas algumas atividades que possibilitaram dinamizar a comunidade escolar.
id RCAP_e8d1601fd2c854386faba2ba926d1b42
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17869
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionadaRespiração - ExercíciosTrompa - EnsinoO presente Projeto Educativo encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte é composta por um tema de investigação, no caso a Respiração, e a segunda parte, é composta pelo Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Respirar é algo fundamental para a vida assim como é para a música. Ter como profissão o exercício da música, é poder transmitir a sensação de harmonia, bem estar e bem respirar. Assim, num momento inicial é apresentado o funcionamento do sistema respiratório. São também apresentados alguns exercícios de respiração, sem e com recursos de respiração, pretendendo melhorar o quotidiano de cada instrumentista de sopros assim como de qualquer cidadão. Estes exercícios de respiração, sem e com recursos em contexto de aula, revelaram-se práticos, úteis e eficazes com os alunos que estão a estudar trompa. Podemos assim concluir, que os exercícios propostos permitem uma maior facilidade na prática instrumental, um melhor controlo da respiração e por conseguinte, uma melhor produção e qualidade sonora. Por sua vez, a PES refere-se ao estágio (com aulas assistidas e supervisionadas) desenvolvido no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, sobre a supervisão do Professor Eduard Tauber, que disponibilizou três alunos de trompa. Ao longo do ano foram desenvolvidas algumas atividades que possibilitaram dinamizar a comunidade escolar.The present Educational Project is divided in two parts: the first part develops the investigation about Breathing, and the second part is constituted of the Supervised Teaching Practice Report. Breathing is essential for life as it is for music. Having the exercise of music as a profession is the ability to transmit the sensation of harmony, well-being and good breathing. In the beginning of the Project, the functioning of the respiratory system is presented. Likewise, some breathing exercises are presented with or without breathing practice adapters, with the intention of improving the daily life each instrumentalist of winds as well as any person. These breathing exercises, with or without breathing practice adapters in class context, turned out to be useful and efficient with french horn students. We can therefore conclude that the exercises allow for greater ease in instrumental practice, better control of breathing and consequently better production and sound quality. However, the Supervised Teaching Practice concerns the internship (with assisted and supervised classes) and it was developed at the Aveiro Music Conservatory Calouste Gulbenkian, under the teaching supervision of Eduard Tauber, who provided three french horn students. Some activities were undertaken during the internship period that allowed an encouragement and stimulation of the school community.Universidade de Aveiro2017-06-20T10:26:22Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17869porFaria, Natália Catarina Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:01Zoai:ria.ua.pt:10773/17869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:48.470105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada
title Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada
spellingShingle Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada
Faria, Natália Catarina Guimarães
Respiração - Exercícios
Trompa - Ensino
title_short Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada
title_full Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada
title_fullStr Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada
title_sort Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada
author Faria, Natália Catarina Guimarães
author_facet Faria, Natália Catarina Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Natália Catarina Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Respiração - Exercícios
Trompa - Ensino
topic Respiração - Exercícios
Trompa - Ensino
description O presente Projeto Educativo encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte é composta por um tema de investigação, no caso a Respiração, e a segunda parte, é composta pelo Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Respirar é algo fundamental para a vida assim como é para a música. Ter como profissão o exercício da música, é poder transmitir a sensação de harmonia, bem estar e bem respirar. Assim, num momento inicial é apresentado o funcionamento do sistema respiratório. São também apresentados alguns exercícios de respiração, sem e com recursos de respiração, pretendendo melhorar o quotidiano de cada instrumentista de sopros assim como de qualquer cidadão. Estes exercícios de respiração, sem e com recursos em contexto de aula, revelaram-se práticos, úteis e eficazes com os alunos que estão a estudar trompa. Podemos assim concluir, que os exercícios propostos permitem uma maior facilidade na prática instrumental, um melhor controlo da respiração e por conseguinte, uma melhor produção e qualidade sonora. Por sua vez, a PES refere-se ao estágio (com aulas assistidas e supervisionadas) desenvolvido no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, sobre a supervisão do Professor Eduard Tauber, que disponibilizou três alunos de trompa. Ao longo do ano foram desenvolvidas algumas atividades que possibilitaram dinamizar a comunidade escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-06-20T10:26:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17869
url http://hdl.handle.net/10773/17869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137578717282304