Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17869 |
Resumo: | O presente Projeto Educativo encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte é composta por um tema de investigação, no caso a Respiração, e a segunda parte, é composta pelo Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Respirar é algo fundamental para a vida assim como é para a música. Ter como profissão o exercício da música, é poder transmitir a sensação de harmonia, bem estar e bem respirar. Assim, num momento inicial é apresentado o funcionamento do sistema respiratório. São também apresentados alguns exercícios de respiração, sem e com recursos de respiração, pretendendo melhorar o quotidiano de cada instrumentista de sopros assim como de qualquer cidadão. Estes exercícios de respiração, sem e com recursos em contexto de aula, revelaram-se práticos, úteis e eficazes com os alunos que estão a estudar trompa. Podemos assim concluir, que os exercícios propostos permitem uma maior facilidade na prática instrumental, um melhor controlo da respiração e por conseguinte, uma melhor produção e qualidade sonora. Por sua vez, a PES refere-se ao estágio (com aulas assistidas e supervisionadas) desenvolvido no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, sobre a supervisão do Professor Eduard Tauber, que disponibilizou três alunos de trompa. Ao longo do ano foram desenvolvidas algumas atividades que possibilitaram dinamizar a comunidade escolar. |
id |
RCAP_e8d1601fd2c854386faba2ba926d1b42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17869 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionadaRespiração - ExercíciosTrompa - EnsinoO presente Projeto Educativo encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte é composta por um tema de investigação, no caso a Respiração, e a segunda parte, é composta pelo Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Respirar é algo fundamental para a vida assim como é para a música. Ter como profissão o exercício da música, é poder transmitir a sensação de harmonia, bem estar e bem respirar. Assim, num momento inicial é apresentado o funcionamento do sistema respiratório. São também apresentados alguns exercícios de respiração, sem e com recursos de respiração, pretendendo melhorar o quotidiano de cada instrumentista de sopros assim como de qualquer cidadão. Estes exercícios de respiração, sem e com recursos em contexto de aula, revelaram-se práticos, úteis e eficazes com os alunos que estão a estudar trompa. Podemos assim concluir, que os exercícios propostos permitem uma maior facilidade na prática instrumental, um melhor controlo da respiração e por conseguinte, uma melhor produção e qualidade sonora. Por sua vez, a PES refere-se ao estágio (com aulas assistidas e supervisionadas) desenvolvido no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, sobre a supervisão do Professor Eduard Tauber, que disponibilizou três alunos de trompa. Ao longo do ano foram desenvolvidas algumas atividades que possibilitaram dinamizar a comunidade escolar.The present Educational Project is divided in two parts: the first part develops the investigation about Breathing, and the second part is constituted of the Supervised Teaching Practice Report. Breathing is essential for life as it is for music. Having the exercise of music as a profession is the ability to transmit the sensation of harmony, well-being and good breathing. In the beginning of the Project, the functioning of the respiratory system is presented. Likewise, some breathing exercises are presented with or without breathing practice adapters, with the intention of improving the daily life each instrumentalist of winds as well as any person. These breathing exercises, with or without breathing practice adapters in class context, turned out to be useful and efficient with french horn students. We can therefore conclude that the exercises allow for greater ease in instrumental practice, better control of breathing and consequently better production and sound quality. However, the Supervised Teaching Practice concerns the internship (with assisted and supervised classes) and it was developed at the Aveiro Music Conservatory Calouste Gulbenkian, under the teaching supervision of Eduard Tauber, who provided three french horn students. Some activities were undertaken during the internship period that allowed an encouragement and stimulation of the school community.Universidade de Aveiro2017-06-20T10:26:22Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17869porFaria, Natália Catarina Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:01Zoai:ria.ua.pt:10773/17869Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:48.470105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada |
title |
Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada Faria, Natália Catarina Guimarães Respiração - Exercícios Trompa - Ensino |
title_short |
Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada |
title_full |
Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Exercícios de respiração no ensino musical : trompa: relatório final de prática de ensino supervisionada |
author |
Faria, Natália Catarina Guimarães |
author_facet |
Faria, Natália Catarina Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Natália Catarina Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Respiração - Exercícios Trompa - Ensino |
topic |
Respiração - Exercícios Trompa - Ensino |
description |
O presente Projeto Educativo encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte é composta por um tema de investigação, no caso a Respiração, e a segunda parte, é composta pelo Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES). Respirar é algo fundamental para a vida assim como é para a música. Ter como profissão o exercício da música, é poder transmitir a sensação de harmonia, bem estar e bem respirar. Assim, num momento inicial é apresentado o funcionamento do sistema respiratório. São também apresentados alguns exercícios de respiração, sem e com recursos de respiração, pretendendo melhorar o quotidiano de cada instrumentista de sopros assim como de qualquer cidadão. Estes exercícios de respiração, sem e com recursos em contexto de aula, revelaram-se práticos, úteis e eficazes com os alunos que estão a estudar trompa. Podemos assim concluir, que os exercícios propostos permitem uma maior facilidade na prática instrumental, um melhor controlo da respiração e por conseguinte, uma melhor produção e qualidade sonora. Por sua vez, a PES refere-se ao estágio (com aulas assistidas e supervisionadas) desenvolvido no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, sobre a supervisão do Professor Eduard Tauber, que disponibilizou três alunos de trompa. Ao longo do ano foram desenvolvidas algumas atividades que possibilitaram dinamizar a comunidade escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-06-20T10:26:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17869 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137578717282304 |