O Dia da Defesa Nacional aos olhos da Nação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Michelle Rego
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/17989
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
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spelling O Dia da Defesa Nacional aos olhos da Nação659.46355.1Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)Há quatro anos quando comecei a exercer funções como oficial divulgadora do Dia da Defesa Nacional ignorava completamente, tal como a maioria da população portuguesa, a existência deste dever militar, pelo que nunca pensaria analisá-lo e, muito menos, defrontando a sua estratégia de comunicação como uma forma de dar a conhecer as Forças Armadas. Ou seja, será realmente o Dia da Defesa Nacional, mais do que um dever militar, um evento de comunicação estratégica orientado para a promoção das Forças Armadas Portuguesas? Em pleno século XXI, confrontamo-nos perante um mercado sujeito à profundas transformações, obrigando as organizações a procurar novas soluções que cativem o seu público-alvo, cada vez mais esclarecido, exigente e com maior poder de decisão, que impõe uma relação de absoluta proximidade. Tal revolução implica pensar em novas estratégias de comunicação. O presente estudo vem com o intuito de esclarecer como as novas configurações assumidas pelo serviço militar são interpretadas por jovens com 18 anos de idade. Uma vez que, o Dia da Defesa Nacional, para além de ser um dever militar que ―visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas‖ (alínea 1, Art.º n.º 11, Lei do Serviço Militar n.º 174/99, de 21 de Setembro) é igualmente considerado como um momento ideal para confrontar o potencial de atractividade dos novos regimes de prestação de serviço disponibilizados pelas Forças Armadas. Pois, apesar do serviço militar obrigatório ter sido extinto ―dar o nome para a tropa‖ é uma citação que continua a passar de pais para filhos. Neste sentido, os objectivos deste estudo visam, em primeiro lugar, perceber se o DDN é um acontecimento comunicativo planeado, pretendendo-se, acima de tudo, caracterizá-lo de acordo com os critérios inerentes ao conceito de evento e explicitar os seus verdadeiros desígnios. O estudo procura igualmente descrever e explicar a identidade das Forças Armadas, bem como a sua estrutura e estratégia. Após isto, e num segundo plano, apresenta-se, por um lado, a caracterização sociodemográfica do público-alvo do Dia da Defesa Nacional. E por outro lado, procura-se conhecer o que esse público pensa acerca das Forças Armadas, nomeadamente em aspectos como: as representações das Forças Armadas; a avaliação que fazem sobre estas (aspectos positivos e negativos); a expectativa que têm face ao seu futuro pessoal, face aos seus futuros percursos profissionais e escolares, os projectos de vida, etc. Inclui-se também a análise dos factores que condicionam o ingresso ou o afastamento face às Forças Armadas, analisando os processos de tomada de decisão quanto à sua carreira/futuro, e quais os factores que influenciam estes projectos de vida. Contudo, o estudo apresentado é apenas uma ínfima parte deste universo que é o Dia da Defesa Nacional e a sua dicotomia com as Forças Armadas.Four years ago when I started practicing as an official divulger of the National Defence Day, I completely ignored the existence of this military duty, like most of the Portuguese population, of which I never thought of analyzing it and, nevertheless, challenging its strategy of communication as a form of acquainting the Army Forces. Is the National Defence Day really, more than a military duty, an event of strategy of communication orientated for the promotion of the Portuguese Army Forces? In plain twenty first century we confronted with a market subjected to deep transformation, obligating the organization to look for new solution to captivate their public-target, who are more clear, exigent and with more capacity of decision, that imposes a relationship of absolute proximity. Such revolution involves thinking of new strategies of communication. The present study comes with the intention of explaining how the new configuration undertaken by the military forces are interpreted by the youth with eighteen years of age. Formerly, the National Defence Day apart from being a military duty that ―tends to sensitize the youth for the thematic of the national defence and divulge the function of the Army Forces‖ (Art. n.º 11, Military Services Law n.º 174/99, of the 21st of September) it is equally considered as the ideal moment to confront the attracting potential of the new regimes of contribution of courses available in the Army Forces. In spite of compulsory military duty been abolished ―handing on the name for the Army‖ is a reference that continues to pass from parents to children. This means that, the objectives of this study, firstly intend, is to understand if NDD is a happening of communicative plan, pretending above all, to characterize its according to the inherent wisdom of the conception of the event and explain its real intention. The study also searches both in describing and explaining the identity of the Army Forces, as well as its structure and strategy. After this, and on a second plan, it is presented, in a way a sociodemographic characterization of the NDD public-target. On the other hand, we try to understand what the public thinks about the Army Forces, mainly on aspects such as: the representation of the Army Forces; the estimation they make of them (positive and negative aspects); the expectation it expresses in their personal future, in view of their future professional and scholastic courses, the project of life, etcetera. Includes also the analyze of factors that condition the ingress or the put aside of the Army Forces, analyzing the process is making a decision of one’s career/future, and which factors influence these projects of a lifetime. However, the study presented is only a meanest of this universe that is the NDD and their dichotomy with the Army Forces.Ruão, TeresaUniversidade do MinhoPereira, Michelle Rego20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/17989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:24:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:57.198213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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