Quiet Time: Um estudo sobre o impacto da meditação na atenção dos alunos em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria Teresa da Câmara Sepúlveda da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8205
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_e914b7685920bf499dc709fd0cd46ba8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quiet Time: Um estudo sobre o impacto da meditação na atenção dos alunos em sala de aulaMeditaçãoQuiet timeAtençãoEducação holísticaConcentraçãoMeditationAttentionConcentrationHolistic educationRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES) II do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º CEB. Este inclui a descrição, análise e reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida no 1.º e no 2.º CEB, apresentando também a investigação realizada na turma de 1.º ciclo. O estudo desenvolveu-se num contexto escolar onde existia um momento diário de meditação: o Quiet Time. Neste contexto pretendeu-se avaliar em que medida a prática dessa meditação influenciava a concentração da atenção dos alunos em sala de aula. Para tal, procurou-se conhecer as conceções dos atores implicados na rotina, através da aplicação de questionários e de uma entrevista semiestruturada, cujos dados foram tratados através da análise de conteúdo. Foram, ainda, aplicados dois testes de atenção, o teste de Bams e um teste de palavras, em dias sem e com a realização da meditação, de modo a poder comparar os dados obtidos. Para a análise dos resultados dos testes recorreu-se ao programa SPSS. Os resultados do estudo sugerem que: i) a maioria dos atores implicados detém uma atitude positiva face à realização da meditação, reconhecendo-lhe os efeitos subjacentes, nomeadamente no domínio cognitivo e emocional; ii) a técnica de meditação implementada na sala de aula tem efeitos positivos nos alunos, tendo-se verificado melhorias significativas ao nível da velocidade atencional e do índice de dispersão nos dias em que esta rotina foi dinamizada.ABSTRAT The present report emerges from the context of the subject Supervised Teaching Practice II, of the Masters in Teaching (Primary Education). It integrates a description, analysis and reflection regarding internship experiences in the 1st and 2nd Basic Education Cycle, as well as an investigation study, developed during the internship in the 1st Cycle. The study was developed in a school where everyday there was a meditation moment: the Quiet Time. The research was aimed to evaluate how the practice of meditation had influence in the students’ attention in the classroom. For such, we sought to understand the conceptions of the subjects involved in the routine, through the application of questionnaires and a semi-structured interview, whose data were treated through content analysis. In order to compare data two tests were also used: the Bams test and a words’ test. These tests were done with and without meditation time. For the analysis of the test results, SPSS program was used. The study results suggest that: i) most of the subjects involved holds a positive attitude towards the accomplishment of meditation, recognizing the underlying effects, namely in the cognitive and emotional field; ii) the applied meditation technique has positive effects on the students, and there have been significant improvements in the attentional speed and the dispersion index in the days when this routine was performed.Madureira, IsabelRosa, JoãoRCIPLFonseca, Maria Teresa da Câmara Sepúlveda da2018-03-06T12:06:54Z2017-07-312017-07-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8205TID:201853132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:16Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:00.471265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quiet Time: Um estudo sobre o impacto da meditação na atenção dos alunos em sala de aula
title Quiet Time: Um estudo sobre o impacto da meditação na atenção dos alunos em sala de aula
spellingShingle Quiet Time: Um estudo sobre o impacto da meditação na atenção dos alunos em sala de aula
Fonseca, Maria Teresa da Câmara Sepúlveda da
Meditação
Quiet time
Atenção
Educação holística
Concentração
Meditation
Attention
Concentration
Holistic education
title_short Quiet Time: Um estudo sobre o impacto da meditação na atenção dos alunos em sala de aula
title_full Quiet Time: Um estudo sobre o impacto da meditação na atenção dos alunos em sala de aula
title_fullStr Quiet Time: Um estudo sobre o impacto da meditação na atenção dos alunos em sala de aula
title_full_unstemmed Quiet Time: Um estudo sobre o impacto da meditação na atenção dos alunos em sala de aula
title_sort Quiet Time: Um estudo sobre o impacto da meditação na atenção dos alunos em sala de aula
author Fonseca, Maria Teresa da Câmara Sepúlveda da
author_facet Fonseca, Maria Teresa da Câmara Sepúlveda da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madureira, Isabel
Rosa, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Maria Teresa da Câmara Sepúlveda da
dc.subject.por.fl_str_mv Meditação
Quiet time
Atenção
Educação holística
Concentração
Meditation
Attention
Concentration
Holistic education
topic Meditação
Quiet time
Atenção
Educação holística
Concentração
Meditation
Attention
Concentration
Holistic education
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-31
2017-07-31T00:00:00Z
2018-03-06T12:06:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8205
TID:201853132
url http://hdl.handle.net/10400.21/8205
identifier_str_mv TID:201853132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133431591862272