Escultura devocional portuguesa dos séculos XI ao XIV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Inês Mineiro de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/157700
Resumo: Desde 1870, com a primeira publicação sobre o Românico em Portugal, que a historiografia se questionou sobre a ausência de imagens devocionais românicas em Portugal. A modéstia dos programas iconográficos, a influência de Cister, o legado muçulmano e a periferia do território português foram algumas das várias hipóteses avançadas para tentar reunir justificações que explicassem as particularidades da escultura românica portuguesa e as razões pela qual sobreviveram apenas uma mão cheia de exemplares desse património. Hoje, com este trabalho, reuniram-se as condições para reavaliar aquilo que se pensava sobre a escultura devocional românica portuguesa. Através do desenvolvimento de um recenseamento destas imagens ao nível nacional, que levou à identificação de mais de uma centena de esculturas datadas dentro do período que é mais consensualmente aceite para o desenrolar do Românico em Portugal – começando no séc. XI e acabando no séc. XIV –, e com o complemento da cripto-história da arte, que nos revelou diversos testemunhos que documentam a presença de imagens devocionais em igrejas românicas nacionais, avançamos hoje com um primeiro trabalho global e de síntese sobre a escultura devocional portuguesa do período românico. Com dezenas de imagens marianas identificadas, tema iconográfico predominante nas imagens devocionais do Românico português, recolheram-se também dezenas de imagens de Cristos, santos e até de figuras históricas. A riqueza deste património também se verifica ao nível material, incluindo algumas imagens de vulto em marfim, metais preciosos, além da madeira e da pedra. A escultura devocional portuguesa deste período acompanhou não só as tendências estilísticas de outros centros artísticos europeus, como também as cronologias de outros países: de facto, integram este levantamento três esculturas devocionais datadas criticamente do séc. XI, mas também esculturas que ultrapassam a centúria de 1300. Este levantamento permitiu avançar uma abordagem ainda não tentada sobre este tema, verificando-se a existência de um património muito mais extenso do que até agora se conhecia, rico nas formas que assumiu.
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Através do desenvolvimento de um recenseamento destas imagens ao nível nacional, que levou à identificação de mais de uma centena de esculturas datadas dentro do período que é mais consensualmente aceite para o desenrolar do Românico em Portugal – começando no séc. XI e acabando no séc. XIV –, e com o complemento da cripto-história da arte, que nos revelou diversos testemunhos que documentam a presença de imagens devocionais em igrejas românicas nacionais, avançamos hoje com um primeiro trabalho global e de síntese sobre a escultura devocional portuguesa do período românico. Com dezenas de imagens marianas identificadas, tema iconográfico predominante nas imagens devocionais do Românico português, recolheram-se também dezenas de imagens de Cristos, santos e até de figuras históricas. A riqueza deste património também se verifica ao nível material, incluindo algumas imagens de vulto em marfim, metais preciosos, além da madeira e da pedra. A escultura devocional portuguesa deste período acompanhou não só as tendências estilísticas de outros centros artísticos europeus, como também as cronologias de outros países: de facto, integram este levantamento três esculturas devocionais datadas criticamente do séc. XI, mas também esculturas que ultrapassam a centúria de 1300. Este levantamento permitiu avançar uma abordagem ainda não tentada sobre este tema, verificando-se a existência de um património muito mais extenso do que até agora se conhecia, rico nas formas que assumiu.Since 1870, with the first publication on the Romanesque in Portugal, historiography has questioned the absence of Romanesque devotional images in the country. The modesty of the iconographic programs, the Cistercian influence, the Muslim legacy and the periphery of Portuguese territory were some of the many hypotheses put forward to try to justify the particularities of Portuguese Romanesque sculpture and the reasons why only a handful of examples survived of that heritage. Today, with this work, the conditions have been met to reassess what was thought about Portuguese Romanesque devotional sculpture. Through the development of a national census of these images, which led to the identification of more than a hundred sculptures dated within the period that is most consensually accepted for the unfolding of the Romanesque in Portugal – starting in the 11th century and ending in the 14th century –, and with the crypto-history of art, which revealed to us several testimonies that document the presence of devotional images in national Romanesque churches, we are advancing today with a first global and synthesis work on Portuguese devotional sculpture from the Romanesque period . With dozens of identified Marian images, the predominant iconographic theme in devotional images of the Portuguese Romanesque, more dozens of images of Christ, saints and even historical figures were also collected. The richness of this heritage can also be seen at the material level, including some devotional images in ivory, precious metals, as well as wood and stone. Portuguese devotional sculpture from this period followed not only the stylistic trends of other European artistic centers, but also the chronologies of other countries: in fact, this survey includes three devotional sculptures critically dated from the 11th century, but also sculptures that go beyond the century of 1300. This survey allowed to advance an approach not yet attempted on this subject, and verifying the existence of a much more extensive heritage than what was known until now, rich in its forms.Fernandes, Carla Maria Lagoas Gaspar VarelaRUNAbreu, Inês Mineiro de2023-09-13T14:17:59Z2023-04-282023-02-102023-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/157700TID:203285913porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:39:59Zoai:run.unl.pt:10362/157700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:49.542459Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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