Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/18676 |
Resumo: | O presente estudo centra-se na importância do brincar livre no desenvolvimento e aprendizagem da criança, direcionando o estudo para a análise da evolução das competências do brincar da criança em estudo, através de um ambiente lúdico, com materiais desafiantes, permitindo um brincar livre, de modo a estimular e contribuir para o desenvolvimento global da criança com necessidades educativas especificas e na sua interação em contexto de uma educação inclusiva. Para a realização desta investigação optou-se por um estudo de caso, com metodologia quantitativa, através da utilização da Escala Pré-Escolar de Knox – revisada, aplicada em três momentos diferentes e qualitativa, através de questionários a alguns dos intervenientes diretos na vida quotidiana da criança com necessidades educativas especificas e de notas de campo, nas quais constam as atividades e dinâmicas desenvolvidas ao longo de toda a investigação como forma de potencializar e estimular as competências e o desenvolvimento global da criança inerente na investigação. O ambiente e os materiais que foram dispostos à criança, na sua interação, exploração e estruturação contribuíram para estimular e promover as competências do brincar da criança e através da observação e análise dos resultados obtidos. Constatou-se que a modificação e enriquecimento do ambiente lúdico e das atividades realizadas contribuíram para a evolução das competências do brincar, nos seus diferentes domínios e para o seu desenvolvimento global, realçando ao nível da integração sensorial, da participação e da interação e comunicação entre os pares, num ambiente livre e espontâneo, que promoveu e criou um ambiente muito mais inclusivo. A investigação revelou-se como um projeto dinâmico e de interação, no qual contribuiu para um brincar muito mais livre e espontâneo, com mais interação e rico em materiais e sensações, surgindo espaços de maior qualidade e muito mais inclusivos. |
id |
RCAP_e919e4904c0770c2c9204a09cd148cb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18676 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de casoBrincarCompetências do brincarIntegração sensorialNecessidades educativas específicasEducação inclusivaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente estudo centra-se na importância do brincar livre no desenvolvimento e aprendizagem da criança, direcionando o estudo para a análise da evolução das competências do brincar da criança em estudo, através de um ambiente lúdico, com materiais desafiantes, permitindo um brincar livre, de modo a estimular e contribuir para o desenvolvimento global da criança com necessidades educativas especificas e na sua interação em contexto de uma educação inclusiva. Para a realização desta investigação optou-se por um estudo de caso, com metodologia quantitativa, através da utilização da Escala Pré-Escolar de Knox – revisada, aplicada em três momentos diferentes e qualitativa, através de questionários a alguns dos intervenientes diretos na vida quotidiana da criança com necessidades educativas especificas e de notas de campo, nas quais constam as atividades e dinâmicas desenvolvidas ao longo de toda a investigação como forma de potencializar e estimular as competências e o desenvolvimento global da criança inerente na investigação. O ambiente e os materiais que foram dispostos à criança, na sua interação, exploração e estruturação contribuíram para estimular e promover as competências do brincar da criança e através da observação e análise dos resultados obtidos. Constatou-se que a modificação e enriquecimento do ambiente lúdico e das atividades realizadas contribuíram para a evolução das competências do brincar, nos seus diferentes domínios e para o seu desenvolvimento global, realçando ao nível da integração sensorial, da participação e da interação e comunicação entre os pares, num ambiente livre e espontâneo, que promoveu e criou um ambiente muito mais inclusivo. A investigação revelou-se como um projeto dinâmico e de interação, no qual contribuiu para um brincar muito mais livre e espontâneo, com mais interação e rico em materiais e sensações, surgindo espaços de maior qualidade e muito mais inclusivos.This study focuses on the importance of free play in child development and learning, directing the study to the analysis of the evolution of the play skills of the child under study, through a playful environment, with challenging materials, allowing free play, in order to stimulate and contribute to the overall development of the child with specific educational needs and their interaction in an inclusive education context. To carry out this research we chose a case study, with quantitative methodology, through the use of the Knox Preschool Scale - revised, applied in three different moments and qualitative, through questionnaires to some of the direct participants in the daily life of the child with specific educational needs and field notes, which include the activities and dynamics developed throughout the research as a way to enhance and stimulate skills and the overall development of the child inherent in the research. The environment and the materials that were made available to the child, in their interaction, exploration and structuring contributed to stimulate and promote the child's play skills and through observation and analysis of the results obtained. It was found that the modification and enrichment of the play environment and the activities performed contributed to the evolution of the play skills, in their different domains and for their overall development, highlighting the level of sensory integration, participation and interaction and communication among peers, in a free and spontaneous environment, which promoted and created a much more inclusive environment. The research proved to be a dynamic and interactive project, which contributed to a much freer and spontaneous play, with more interaction and rich in materials and sensations, resulting in higher quality and much more inclusive spaces.Baptista, Ana CatarinaRodrigues, SusanaSapientiaSilva, Isabel Cristina Canelas de Freitas2022-12-20T11:12:49Z2021-12-142021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18676TID:202913716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:30:58Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:25.532664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso |
title |
Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso |
spellingShingle |
Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso Silva, Isabel Cristina Canelas de Freitas Brincar Competências do brincar Integração sensorial Necessidades educativas específicas Educação inclusiva Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso |
title_full |
Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso |
title_fullStr |
Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso |
title_sort |
Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso |
author |
Silva, Isabel Cristina Canelas de Freitas |
author_facet |
Silva, Isabel Cristina Canelas de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Ana Catarina Rodrigues, Susana Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Isabel Cristina Canelas de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brincar Competências do brincar Integração sensorial Necessidades educativas específicas Educação inclusiva Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Brincar Competências do brincar Integração sensorial Necessidades educativas específicas Educação inclusiva Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
O presente estudo centra-se na importância do brincar livre no desenvolvimento e aprendizagem da criança, direcionando o estudo para a análise da evolução das competências do brincar da criança em estudo, através de um ambiente lúdico, com materiais desafiantes, permitindo um brincar livre, de modo a estimular e contribuir para o desenvolvimento global da criança com necessidades educativas especificas e na sua interação em contexto de uma educação inclusiva. Para a realização desta investigação optou-se por um estudo de caso, com metodologia quantitativa, através da utilização da Escala Pré-Escolar de Knox – revisada, aplicada em três momentos diferentes e qualitativa, através de questionários a alguns dos intervenientes diretos na vida quotidiana da criança com necessidades educativas especificas e de notas de campo, nas quais constam as atividades e dinâmicas desenvolvidas ao longo de toda a investigação como forma de potencializar e estimular as competências e o desenvolvimento global da criança inerente na investigação. O ambiente e os materiais que foram dispostos à criança, na sua interação, exploração e estruturação contribuíram para estimular e promover as competências do brincar da criança e através da observação e análise dos resultados obtidos. Constatou-se que a modificação e enriquecimento do ambiente lúdico e das atividades realizadas contribuíram para a evolução das competências do brincar, nos seus diferentes domínios e para o seu desenvolvimento global, realçando ao nível da integração sensorial, da participação e da interação e comunicação entre os pares, num ambiente livre e espontâneo, que promoveu e criou um ambiente muito mais inclusivo. A investigação revelou-se como um projeto dinâmico e de interação, no qual contribuiu para um brincar muito mais livre e espontâneo, com mais interação e rico em materiais e sensações, surgindo espaços de maior qualidade e muito mais inclusivos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14 2021-12-14T00:00:00Z 2022-12-20T11:12:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/18676 TID:202913716 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/18676 |
identifier_str_mv |
TID:202913716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133330521718784 |