Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isabel Cristina Canelas de Freitas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18676
Resumo: O presente estudo centra-se na importância do brincar livre no desenvolvimento e aprendizagem da criança, direcionando o estudo para a análise da evolução das competências do brincar da criança em estudo, através de um ambiente lúdico, com materiais desafiantes, permitindo um brincar livre, de modo a estimular e contribuir para o desenvolvimento global da criança com necessidades educativas especificas e na sua interação em contexto de uma educação inclusiva. Para a realização desta investigação optou-se por um estudo de caso, com metodologia quantitativa, através da utilização da Escala Pré-Escolar de Knox – revisada, aplicada em três momentos diferentes e qualitativa, através de questionários a alguns dos intervenientes diretos na vida quotidiana da criança com necessidades educativas especificas e de notas de campo, nas quais constam as atividades e dinâmicas desenvolvidas ao longo de toda a investigação como forma de potencializar e estimular as competências e o desenvolvimento global da criança inerente na investigação. O ambiente e os materiais que foram dispostos à criança, na sua interação, exploração e estruturação contribuíram para estimular e promover as competências do brincar da criança e através da observação e análise dos resultados obtidos. Constatou-se que a modificação e enriquecimento do ambiente lúdico e das atividades realizadas contribuíram para a evolução das competências do brincar, nos seus diferentes domínios e para o seu desenvolvimento global, realçando ao nível da integração sensorial, da participação e da interação e comunicação entre os pares, num ambiente livre e espontâneo, que promoveu e criou um ambiente muito mais inclusivo. A investigação revelou-se como um projeto dinâmico e de interação, no qual contribuiu para um brincar muito mais livre e espontâneo, com mais interação e rico em materiais e sensações, surgindo espaços de maior qualidade e muito mais inclusivos.
id RCAP_e919e4904c0770c2c9204a09cd148cb2
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18676
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de casoBrincarCompetências do brincarIntegração sensorialNecessidades educativas específicasEducação inclusivaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente estudo centra-se na importância do brincar livre no desenvolvimento e aprendizagem da criança, direcionando o estudo para a análise da evolução das competências do brincar da criança em estudo, através de um ambiente lúdico, com materiais desafiantes, permitindo um brincar livre, de modo a estimular e contribuir para o desenvolvimento global da criança com necessidades educativas especificas e na sua interação em contexto de uma educação inclusiva. Para a realização desta investigação optou-se por um estudo de caso, com metodologia quantitativa, através da utilização da Escala Pré-Escolar de Knox – revisada, aplicada em três momentos diferentes e qualitativa, através de questionários a alguns dos intervenientes diretos na vida quotidiana da criança com necessidades educativas especificas e de notas de campo, nas quais constam as atividades e dinâmicas desenvolvidas ao longo de toda a investigação como forma de potencializar e estimular as competências e o desenvolvimento global da criança inerente na investigação. O ambiente e os materiais que foram dispostos à criança, na sua interação, exploração e estruturação contribuíram para estimular e promover as competências do brincar da criança e através da observação e análise dos resultados obtidos. Constatou-se que a modificação e enriquecimento do ambiente lúdico e das atividades realizadas contribuíram para a evolução das competências do brincar, nos seus diferentes domínios e para o seu desenvolvimento global, realçando ao nível da integração sensorial, da participação e da interação e comunicação entre os pares, num ambiente livre e espontâneo, que promoveu e criou um ambiente muito mais inclusivo. A investigação revelou-se como um projeto dinâmico e de interação, no qual contribuiu para um brincar muito mais livre e espontâneo, com mais interação e rico em materiais e sensações, surgindo espaços de maior qualidade e muito mais inclusivos.This study focuses on the importance of free play in child development and learning, directing the study to the analysis of the evolution of the play skills of the child under study, through a playful environment, with challenging materials, allowing free play, in order to stimulate and contribute to the overall development of the child with specific educational needs and their interaction in an inclusive education context. To carry out this research we chose a case study, with quantitative methodology, through the use of the Knox Preschool Scale - revised, applied in three different moments and qualitative, through questionnaires to some of the direct participants in the daily life of the child with specific educational needs and field notes, which include the activities and dynamics developed throughout the research as a way to enhance and stimulate skills and the overall development of the child inherent in the research. The environment and the materials that were made available to the child, in their interaction, exploration and structuring contributed to stimulate and promote the child's play skills and through observation and analysis of the results obtained. It was found that the modification and enrichment of the play environment and the activities performed contributed to the evolution of the play skills, in their different domains and for their overall development, highlighting the level of sensory integration, participation and interaction and communication among peers, in a free and spontaneous environment, which promoted and created a much more inclusive environment. The research proved to be a dynamic and interactive project, which contributed to a much freer and spontaneous play, with more interaction and rich in materials and sensations, resulting in higher quality and much more inclusive spaces.Baptista, Ana CatarinaRodrigues, SusanaSapientiaSilva, Isabel Cristina Canelas de Freitas2022-12-20T11:12:49Z2021-12-142021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18676TID:202913716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:30:58Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:25.532664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso
title Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso
spellingShingle Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso
Silva, Isabel Cristina Canelas de Freitas
Brincar
Competências do brincar
Integração sensorial
Necessidades educativas específicas
Educação inclusiva
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso
title_full Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso
title_fullStr Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso
title_full_unstemmed Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso
title_sort Evolução das competências do brincar numa criança com necessidades educativas específicas: estudo de caso
author Silva, Isabel Cristina Canelas de Freitas
author_facet Silva, Isabel Cristina Canelas de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Ana Catarina
Rodrigues, Susana
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isabel Cristina Canelas de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Competências do brincar
Integração sensorial
Necessidades educativas específicas
Educação inclusiva
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Brincar
Competências do brincar
Integração sensorial
Necessidades educativas específicas
Educação inclusiva
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente estudo centra-se na importância do brincar livre no desenvolvimento e aprendizagem da criança, direcionando o estudo para a análise da evolução das competências do brincar da criança em estudo, através de um ambiente lúdico, com materiais desafiantes, permitindo um brincar livre, de modo a estimular e contribuir para o desenvolvimento global da criança com necessidades educativas especificas e na sua interação em contexto de uma educação inclusiva. Para a realização desta investigação optou-se por um estudo de caso, com metodologia quantitativa, através da utilização da Escala Pré-Escolar de Knox – revisada, aplicada em três momentos diferentes e qualitativa, através de questionários a alguns dos intervenientes diretos na vida quotidiana da criança com necessidades educativas especificas e de notas de campo, nas quais constam as atividades e dinâmicas desenvolvidas ao longo de toda a investigação como forma de potencializar e estimular as competências e o desenvolvimento global da criança inerente na investigação. O ambiente e os materiais que foram dispostos à criança, na sua interação, exploração e estruturação contribuíram para estimular e promover as competências do brincar da criança e através da observação e análise dos resultados obtidos. Constatou-se que a modificação e enriquecimento do ambiente lúdico e das atividades realizadas contribuíram para a evolução das competências do brincar, nos seus diferentes domínios e para o seu desenvolvimento global, realçando ao nível da integração sensorial, da participação e da interação e comunicação entre os pares, num ambiente livre e espontâneo, que promoveu e criou um ambiente muito mais inclusivo. A investigação revelou-se como um projeto dinâmico e de interação, no qual contribuiu para um brincar muito mais livre e espontâneo, com mais interação e rico em materiais e sensações, surgindo espaços de maior qualidade e muito mais inclusivos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-14
2021-12-14T00:00:00Z
2022-12-20T11:12:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/18676
TID:202913716
url http://hdl.handle.net/10400.1/18676
identifier_str_mv TID:202913716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133330521718784