Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Emiliana Bezerra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, Thereza Maria Magalhães, Pereira, Halana Cecília Vieira, Beltrão, Izabel Cristina Santiago Lemos de, Oliveira, Célida Juliana de, Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de, Freitas, Consuelo Helena Aires de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.12707/RV20093
Resumo: Enquadramento: A segurança do paciente é essencial para a promoção da qualidade assistencial, especialmente quando associada ao impacto epidemiológico global e regional da saúde cardiovascular, evidenciando a necessidade da introdução clara da temática nos currículos de saúde. Objetivo: Analisar a formação em enfermagem no domínio do cuidado cardiovascular seguro. Metodologia: Estudo hermenêutico realizado no curso de enfermagem de uma universidade pública do interior do Nordeste brasileiro com docentes, discentes e graduados. A amostragem foi por conveniência. As entrevistas e grupos focais sofreram análise categorial temática com referencial teórico do guia curricular de segurança do paciente da Organização Mundial de Saúde. A amostra final foi de 46 participantes. Resultados: As categorias resultaram nos temas: O cuidado é complexo e o seu ensino é fragmentado; A falta de especificidade no ensino do cuidado cardiovascular seguro; O reconhecimento do cuidado cardiovascular seguro e Os desafios do ensino e aprendizagem no cuidado cardiovascular seguro. Conclusão: O ensino do cuidado cardiovascular seguro mostrou-se indireto e fragmentado por todos os grupos de participantes.
id RCAP_e91fe681c606308953da8519686ad200
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25509
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduadosCuidado cardiovascular seguro en la enseñanza de enfermería: la perspectiva de profesores, estudiantes y graduadosCuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduadosArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: A segurança do paciente é essencial para a promoção da qualidade assistencial, especialmente quando associada ao impacto epidemiológico global e regional da saúde cardiovascular, evidenciando a necessidade da introdução clara da temática nos currículos de saúde. Objetivo: Analisar a formação em enfermagem no domínio do cuidado cardiovascular seguro. Metodologia: Estudo hermenêutico realizado no curso de enfermagem de uma universidade pública do interior do Nordeste brasileiro com docentes, discentes e graduados. A amostragem foi por conveniência. As entrevistas e grupos focais sofreram análise categorial temática com referencial teórico do guia curricular de segurança do paciente da Organização Mundial de Saúde. A amostra final foi de 46 participantes. Resultados: As categorias resultaram nos temas: O cuidado é complexo e o seu ensino é fragmentado; A falta de especificidade no ensino do cuidado cardiovascular seguro; O reconhecimento do cuidado cardiovascular seguro e Os desafios do ensino e aprendizagem no cuidado cardiovascular seguro. Conclusão: O ensino do cuidado cardiovascular seguro mostrou-se indireto e fragmentado por todos os grupos de participantes.Background: Patient safety is essential for the promotion of quality of care, especially when associated with the global and regional epidemiological impact of cardiovascular health, highlighting the need for a clear introduction of the theme in the health curriculum. Objective: Analyze nursing teaching in the field of safe cardiovascular care. Methodology: Hermeneutic study carried out in the nursing course of a public university in the interior of Northeastern Brazil with teachers, students, and graduates. Sampling was by convenience. The interviews and focus groups were submitted to thematic categorical analysis with theoretical reference of the Curricular guide of patient safety of the World Health Organization. The final sample was 46 participants. Results: The categories resulted in the themes: Care is complex and its teaching is fragmented, The lack of specificity in teaching safe cardiovascular care, The recognition of safe cardiovascular care and The challenges of teaching and learning in safe cardiovascular care. Conclusion: The teaching of safe cardiovascular care proved to be indirect and fragmented by all groups of participants.Marco contextual: La seguridad del paciente es esencial para la promoción de la calidad asistencial, especialmente cuando se asocia con el impacto epidemiológico global y regional de la salud cardiovascular, lo que pone de manifiesto la necesidad de introducir claramente el tema en los planes de estudios sanitarios. Objetivo: Analizar la formación de enfermería en el dominio del cuidado cardiovascular seguro. Metodología: Estudio hermenéutico realizado en los estudios de enfermería de una universidad pública del interior del Nordeste brasileño con profesores, estudiantes y graduados. La muestra fue por conveniencia. Las entrevistas y los grupos focales se sometieron a un análisis temático categórico con referencia teórica a la Guía Curricular sobre Seguridad del Paciente de la Organización Mundial de la Salud. La muestra final fue de 46 participantes. Resultados: Las categorías dieron lugar a los siguientes temas: El cuidado es complejo y su enseñanza está fragmentada; La falta de especificidad en la enseñanza del cuidado cardiovascular seguro; El reconocimiento del cuidado cardiovascular seguro y Los desafíos de la enseñanza y el aprendizaje en el cuidado cardiovascular seguro. Conclusión: La enseñanza del cuidado cardiovascular seguro resultó ser indirecta y estar fragmentada en todos los grupos de participantes.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2021-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RV20093por2182-28830874-0283Gomes, Emiliana BezerraMoreira, Thereza Maria MagalhãesPereira, Halana Cecília VieiraBeltrão, Izabel Cristina Santiago Lemos deOliveira, Célida Juliana deCarvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima deFreitas, Consuelo Helena Aires deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-16T16:00:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/25509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:39.291693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduados
Cuidado cardiovascular seguro en la enseñanza de enfermería: la perspectiva de profesores, estudiantes y graduados
Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduados
title Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduados
spellingShingle Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduados
Gomes, Emiliana Bezerra
Artigos de Investigação
title_short Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduados
title_full Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduados
title_fullStr Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduados
title_full_unstemmed Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduados
title_sort Cuidado cardiovascular seguro no ensino de enfermagem: perspetiva de docentes, discentes e graduados
author Gomes, Emiliana Bezerra
author_facet Gomes, Emiliana Bezerra
Moreira, Thereza Maria Magalhães
Pereira, Halana Cecília Vieira
Beltrão, Izabel Cristina Santiago Lemos de
Oliveira, Célida Juliana de
Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de
Freitas, Consuelo Helena Aires de
author_role author
author2 Moreira, Thereza Maria Magalhães
Pereira, Halana Cecília Vieira
Beltrão, Izabel Cristina Santiago Lemos de
Oliveira, Célida Juliana de
Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de
Freitas, Consuelo Helena Aires de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Emiliana Bezerra
Moreira, Thereza Maria Magalhães
Pereira, Halana Cecília Vieira
Beltrão, Izabel Cristina Santiago Lemos de
Oliveira, Célida Juliana de
Carvalho, Rhanna Emanuela Fontenele Lima de
Freitas, Consuelo Helena Aires de
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos de Investigação
topic Artigos de Investigação
description Enquadramento: A segurança do paciente é essencial para a promoção da qualidade assistencial, especialmente quando associada ao impacto epidemiológico global e regional da saúde cardiovascular, evidenciando a necessidade da introdução clara da temática nos currículos de saúde. Objetivo: Analisar a formação em enfermagem no domínio do cuidado cardiovascular seguro. Metodologia: Estudo hermenêutico realizado no curso de enfermagem de uma universidade pública do interior do Nordeste brasileiro com docentes, discentes e graduados. A amostragem foi por conveniência. As entrevistas e grupos focais sofreram análise categorial temática com referencial teórico do guia curricular de segurança do paciente da Organização Mundial de Saúde. A amostra final foi de 46 participantes. Resultados: As categorias resultaram nos temas: O cuidado é complexo e o seu ensino é fragmentado; A falta de especificidade no ensino do cuidado cardiovascular seguro; O reconhecimento do cuidado cardiovascular seguro e Os desafios do ensino e aprendizagem no cuidado cardiovascular seguro. Conclusão: O ensino do cuidado cardiovascular seguro mostrou-se indireto e fragmentado por todos os grupos de participantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.12707/RV20093
url https://doi.org/10.12707/RV20093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2883
0874-0283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130600857141248