Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Isabel Maria Pinheiro Borges
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lobão, Catarina Alexandra Rodrigues Faria, Carrageta, Maria do Céu Mestre, Gonçalves, Rui Filipe Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.12707/RV21054
Resumo: Enquadramento: O Journal Club (JC) é definido como uma reunião educacional na qual, em ambiente informal, se proporciona um fórum de discussão que aproxima consensos, fomenta a partilha e a transferência de conhecimentos, incorporando a evidência científica na prática clínica. Objetivos: Conhecer a perceção dos estudantes de enfermagem sobre a utilização do JC como estratégia pedagógica ao longo do ensino clínico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com uma abordagem mista no que diz respeito ao tratamento dos dados. O questionário foi construído e disponibilizado online e contou com a participação de 55 estudantes. Resultados: Os estudantes fizeram uma avaliação positiva desta estratégia de ensino aprendizagem. Como principais vantagens identificaram a aproximação da prática à evidência científica e o desenvolvimento de habilidades de avaliação crítica dos artigos. Como desvantagem apontam a exigência de habilidades de pesquisa entre outras. Conclusão: O JC revelou-se uma estratégia gratificante e promissora na medida que se adequa aos vários desafios que a formação de enfermeiros enfrenta, nomeadamente na integração da evidência científica na prática clínica, no desenvolvimento de habilidades de pesquisa e na síntese da evidência.
id RCAP_37e6dfb75f3e9b3d2985779375570801
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantesEvaluación del Journal Club como estrategia pedagógica en la enseñanza de enfermería: Perspectiva de los estudiantesAvaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantesArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: O Journal Club (JC) é definido como uma reunião educacional na qual, em ambiente informal, se proporciona um fórum de discussão que aproxima consensos, fomenta a partilha e a transferência de conhecimentos, incorporando a evidência científica na prática clínica. Objetivos: Conhecer a perceção dos estudantes de enfermagem sobre a utilização do JC como estratégia pedagógica ao longo do ensino clínico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com uma abordagem mista no que diz respeito ao tratamento dos dados. O questionário foi construído e disponibilizado online e contou com a participação de 55 estudantes. Resultados: Os estudantes fizeram uma avaliação positiva desta estratégia de ensino aprendizagem. Como principais vantagens identificaram a aproximação da prática à evidência científica e o desenvolvimento de habilidades de avaliação crítica dos artigos. Como desvantagem apontam a exigência de habilidades de pesquisa entre outras. Conclusão: O JC revelou-se uma estratégia gratificante e promissora na medida que se adequa aos vários desafios que a formação de enfermeiros enfrenta, nomeadamente na integração da evidência científica na prática clínica, no desenvolvimento de habilidades de pesquisa e na síntese da evidência.Background: The Journal Club (JC) is defined as an informal educational meeting providing a forum of discussion that seeks consensus and promotes knowledge sharing and transfer while translating scientific evidence into clinical practice. Objectives: To explore nursing students’ perceptions of the JC as a pedagogical strategy in Clinical Teaching. Methodology: Descriptive and exploratory study with a mixed-methods approach to data analysis. The sample consisted of 55 students. The questionnaire was designed and made available online. Results: Students made a positive assessment of this teaching-learning strategy. As main advantages, they identified the possibility of bringing clinical practice closer to scientific evidence and developing critical appraisal skills. One of the disadvantages was the requirement of search skills. Conclusion: The JC proved to be a rewarding and promising strategy because it adapts to the various challenges of nurses’ training, namely the translation of scientific evidence into clinical practice, the development of search skills, and the synthesis of evidence.Marco contextual: El Journal Club (JC) se define como una reunión educativa en la que, en un entorno informal, se proporciona un foro de debate que aproxima consensos, fomenta el intercambio y la transferencia de conocimientos, e incorpora la evidencia científica a la práctica clínica. Objetivos: Conocer la percepción de los estudiantes de enfermería sobre el uso del JC como estrategia pedagógica a lo largo de la enseñanza clínica. Metodología: Se trata de un estudio descriptivo y exploratorio, con un enfoque mixto en cuanto al tratamiento de los datos. El cuestionario fue diseñado y puesto a disposición en línea, y contó con la participación de 55 estudiantes. Resultados: Los alumnos hicieron una valoración positiva de esta estrategia de enseñanza-aprendizaje. Como principales ventajas identificaron la aproximación de la práctica a la evidencia científica y el desarrollo de habilidades de evaluación crítica de los artículos. Como desventaja señalan la exigencia de habilidades de investigación, entre otras. Conclusión: El JC demostró ser una estrategia gratificante y prometedora, ya que se ajusta a los diversos retos a los que se enfrenta la formación de los enfermeros, a saber, la integración de la evidencia científica en la práctica clínica, el desarrollo de habilidades de investigación y la síntesis de la evidencia.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2022-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RV21054por2182-28830874-0283Moreira, Isabel Maria Pinheiro BorgesLobão, Catarina Alexandra Rodrigues FariaCarrageta, Maria do Céu MestreGonçalves, Rui Filipe Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T16:00:23Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:15:05.225857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes
Evaluación del Journal Club como estrategia pedagógica en la enseñanza de enfermería: Perspectiva de los estudiantes
Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes
title Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes
spellingShingle Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes
Moreira, Isabel Maria Pinheiro Borges
Artigos de Investigação
title_short Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes
title_full Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes
title_fullStr Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes
title_full_unstemmed Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes
title_sort Avaliação do Journal Club como estratégia pedagógica na formação em enfermagem: Perspetiva dos estudantes
author Moreira, Isabel Maria Pinheiro Borges
author_facet Moreira, Isabel Maria Pinheiro Borges
Lobão, Catarina Alexandra Rodrigues Faria
Carrageta, Maria do Céu Mestre
Gonçalves, Rui Filipe Lopes
author_role author
author2 Lobão, Catarina Alexandra Rodrigues Faria
Carrageta, Maria do Céu Mestre
Gonçalves, Rui Filipe Lopes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Isabel Maria Pinheiro Borges
Lobão, Catarina Alexandra Rodrigues Faria
Carrageta, Maria do Céu Mestre
Gonçalves, Rui Filipe Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos de Investigação
topic Artigos de Investigação
description Enquadramento: O Journal Club (JC) é definido como uma reunião educacional na qual, em ambiente informal, se proporciona um fórum de discussão que aproxima consensos, fomenta a partilha e a transferência de conhecimentos, incorporando a evidência científica na prática clínica. Objetivos: Conhecer a perceção dos estudantes de enfermagem sobre a utilização do JC como estratégia pedagógica ao longo do ensino clínico. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com uma abordagem mista no que diz respeito ao tratamento dos dados. O questionário foi construído e disponibilizado online e contou com a participação de 55 estudantes. Resultados: Os estudantes fizeram uma avaliação positiva desta estratégia de ensino aprendizagem. Como principais vantagens identificaram a aproximação da prática à evidência científica e o desenvolvimento de habilidades de avaliação crítica dos artigos. Como desvantagem apontam a exigência de habilidades de pesquisa entre outras. Conclusão: O JC revelou-se uma estratégia gratificante e promissora na medida que se adequa aos vários desafios que a formação de enfermeiros enfrenta, nomeadamente na integração da evidência científica na prática clínica, no desenvolvimento de habilidades de pesquisa e na síntese da evidência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.12707/RV21054
url https://doi.org/10.12707/RV21054
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2883
0874-0283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130605531693056