Tomada de decisão e informação: um teste do valor informativo dos estímulos em humanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26194 |
Resumo: | Nos últimos anos, têm-se multiplicado os relatos de comportamento sub-ótimo noutras espécies animais. Particularmente relevante para o comportamento humano é a descoberta que os animais valorizam qualquer informação que reduza a incerteza acerca das consequências das suas ações. Na realidade, os animais mostram-se dispostos a perder reforço primário (i.e., comida) para saber com antecedência se vão ou não comer num determinado ensaio. Esta tendência tem sido catalogada como análoga ao jogo humano. Para avaliar a razoabilidade desta afirmação, realizamos uma adaptação da tarefa animal e implementámo-la em participantes humanos. A tarefa consistiu em quatro versões de um jogo com uma Slot Machine virtual, oferecendo cada jogo escolhas repetidas entre uma opção ótima e uma opção sub-ótima, mas informativa. A quantidade de reforço na opção ótima era de 5 pontos em cada jogada, enquanto na opção sub-ótima esta quantidade variava entre grupos, assumindo os valores médios de 2, 3, 4 e 5 pontos. Os resultados revelaram que a preferência média pela opção sub-ótima foi significativamente inferior a 50% em todos os grupos, quer quando foram considerados todos os ensaios quer quando se restringiu a análise aos últimos 20 ensaios. Estes resultados confirmam resultados anteriores obtidos com participantes sem hábitos de jogo e sugerem limites à analogia proposta entre o comportamento sub-ótimo noutras espécies e o comportamento de jogo em humanos. |
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