Técnicas decorativas em escultura de madeira de arte sacra : caso de estudo de Santa Ana e S. Joaquim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albano, Inês Macedo Calado Saraiva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/44223
Resumo: O relatório que se segue foi realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens culturais. A cedência das esculturas de Santa Ana e S. Joaquim estudadas neste relatório provém do acordo realizado entre a escola das artes e a Camara Municipal de Vila do Conde. Até à data do início da intervenção, estas encontravam-se expostas na Capela de S. Sebastião, inserida no Cemitério Municipal da cidade. Para além de possuir uma componente prática onde são descritas todas as ações conservativas e de restauro realizadas, o relatório que se segue contou também com o estudo e contextualização das técnicas utilizadas para construção e policromia da escultura de arte sacra em madeira policromada, durante o período barroco português. Ainda dentro deste estudo, foram comparadas e identificadas as técnicas decorativas presentes nas duas esculturas alvo de intervenção segundo o descrito na contextualização barroca. De forma a fundamentar uma possível inserção destas esculturas nos exemplares pertencentes à época estudada, foram realizadas técnicas analíticas, nomeadamente, microscopia ótica e Espectrometria de Infravermelhos com transformada de Fourier.
id RCAP_e92d6b872b1dafb891def5f0dc6d2b44
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44223
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Técnicas decorativas em escultura de madeira de arte sacra : caso de estudo de Santa Ana e S. JoaquimEsculturaTécnicas decorativasBarrocoPlocromiaMadeiraVila do CondeSanta AnaS. JoaquimSculptureDecorative techniquesBaroquePolychromeWoodDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO relatório que se segue foi realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens culturais. A cedência das esculturas de Santa Ana e S. Joaquim estudadas neste relatório provém do acordo realizado entre a escola das artes e a Camara Municipal de Vila do Conde. Até à data do início da intervenção, estas encontravam-se expostas na Capela de S. Sebastião, inserida no Cemitério Municipal da cidade. Para além de possuir uma componente prática onde são descritas todas as ações conservativas e de restauro realizadas, o relatório que se segue contou também com o estudo e contextualização das técnicas utilizadas para construção e policromia da escultura de arte sacra em madeira policromada, durante o período barroco português. Ainda dentro deste estudo, foram comparadas e identificadas as técnicas decorativas presentes nas duas esculturas alvo de intervenção segundo o descrito na contextualização barroca. De forma a fundamentar uma possível inserção destas esculturas nos exemplares pertencentes à época estudada, foram realizadas técnicas analíticas, nomeadamente, microscopia ótica e Espectrometria de Infravermelhos com transformada de Fourier.The following report was conducted as part of the curricular internship for the master’s program in Conservation and Restoration of Cultural Heritage. The loan of the sculptures of Santa Ana and S. Joaquim studied in this report stems from the agreement between the School of Arts and the Municipality of Vila do Conde. Up to the date of the start of the intervention, these sculptures were on display in the Chapel of S. Sebastião, situated within the Municipal Cemetery of the city. In addition to having a practical component where all conservation and restoration actions performed are described, the report that follows also includes the study and contextualization of the techniques used for the construction and polychromies of wooden sculptures in sacred art during the Portuguese Baroque period. Furthermore, within this study, the decorative techniques present in the two sculptures undergoing intervention were compared and identified, as previously described in the Baroque context. To substantiate the potential inclusion of these sculptures among the examples from the studied period, analytical techniques were carried out, such as optical microscopy and Fourier-transform infrared spectrometry.Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto LeãoCamarneiro, Nuno Filipe CamarneiroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlbano, Inês Macedo Calado Saraiva2024-03-11T19:48:03Z2024-01-092023-092024-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/44223TID:203546369porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-12T01:40:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/44223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:00:25.673666Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Técnicas decorativas em escultura de madeira de arte sacra : caso de estudo de Santa Ana e S. Joaquim
title Técnicas decorativas em escultura de madeira de arte sacra : caso de estudo de Santa Ana e S. Joaquim
spellingShingle Técnicas decorativas em escultura de madeira de arte sacra : caso de estudo de Santa Ana e S. Joaquim
Albano, Inês Macedo Calado Saraiva
Escultura
Técnicas decorativas
Barroco
Plocromia
Madeira
Vila do Conde
Santa Ana
S. Joaquim
Sculpture
Decorative techniques
Baroque
Polychrome
Wood
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Técnicas decorativas em escultura de madeira de arte sacra : caso de estudo de Santa Ana e S. Joaquim
title_full Técnicas decorativas em escultura de madeira de arte sacra : caso de estudo de Santa Ana e S. Joaquim
title_fullStr Técnicas decorativas em escultura de madeira de arte sacra : caso de estudo de Santa Ana e S. Joaquim
title_full_unstemmed Técnicas decorativas em escultura de madeira de arte sacra : caso de estudo de Santa Ana e S. Joaquim
title_sort Técnicas decorativas em escultura de madeira de arte sacra : caso de estudo de Santa Ana e S. Joaquim
author Albano, Inês Macedo Calado Saraiva
author_facet Albano, Inês Macedo Calado Saraiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão
Camarneiro, Nuno Filipe Camarneiro
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Albano, Inês Macedo Calado Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv Escultura
Técnicas decorativas
Barroco
Plocromia
Madeira
Vila do Conde
Santa Ana
S. Joaquim
Sculpture
Decorative techniques
Baroque
Polychrome
Wood
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Escultura
Técnicas decorativas
Barroco
Plocromia
Madeira
Vila do Conde
Santa Ana
S. Joaquim
Sculpture
Decorative techniques
Baroque
Polychrome
Wood
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O relatório que se segue foi realizado no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Conservação e Restauro de Bens culturais. A cedência das esculturas de Santa Ana e S. Joaquim estudadas neste relatório provém do acordo realizado entre a escola das artes e a Camara Municipal de Vila do Conde. Até à data do início da intervenção, estas encontravam-se expostas na Capela de S. Sebastião, inserida no Cemitério Municipal da cidade. Para além de possuir uma componente prática onde são descritas todas as ações conservativas e de restauro realizadas, o relatório que se segue contou também com o estudo e contextualização das técnicas utilizadas para construção e policromia da escultura de arte sacra em madeira policromada, durante o período barroco português. Ainda dentro deste estudo, foram comparadas e identificadas as técnicas decorativas presentes nas duas esculturas alvo de intervenção segundo o descrito na contextualização barroca. De forma a fundamentar uma possível inserção destas esculturas nos exemplares pertencentes à época estudada, foram realizadas técnicas analíticas, nomeadamente, microscopia ótica e Espectrometria de Infravermelhos com transformada de Fourier.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09
2024-03-11T19:48:03Z
2024-01-09
2024-01-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/44223
TID:203546369
url http://hdl.handle.net/10400.14/44223
identifier_str_mv TID:203546369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138180074569728