A versatilidade da (in)disciplina na realidade de uma escola do 1º ciclo: episódios - "estórias"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/25922 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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A versatilidade da (in)disciplina na realidade de uma escola do 1º ciclo: episódios - "estórias"DisciplinaDissertação de mestrado em Ciências da Educação (Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraAs transformações sociais ocorridas nos últimos anos têm levantado novas questões em torno da complexidade do fenómeno da (in) disciplina. Nas escolas portuguesas os incidentes (in) disciplinares incomodam a comunidade escolar e alteram negativamente o clima, perturbando a relação pedagógica. Contudo, esses acontecimentos raramente se registam, o que dificulta a sua possível interpretação. No presente trabalho aborda-se a problemática da indisciplina reflexivamente recorrendo à teoria da flexibilidade cognitiva, procurando compreender a dinâmica de uma escola do 1º ciclo do ensino básico situada no centro litoral do país. O trabalho teórico foi apoiado em autores que têm investigado sobre o tema, e o projecto de investigação recorreu a uma metodologia qualitativa. O estudo empírico teve como suporte entrevistas semiestruturadas e observações naturalistas, cujas informações descritivas serviram de suporte para narrar sete episódios/ “estórias” de situações de indisciplina (reais), cujo objectivo, que não coube no tempo e espaço da realização desta dissertação, visou a planificação, condução e avaliação de posteriores acções de supervisão e formação de professores.Social changes occurred in recent years have raised new issues regarding to the complexity of the (in) discipline phenomenon. (In) disciplinary incidents on Portuguese schools disturbs the school community, disrupting the pedagogical relationship. However, their rarely are registered, causing difficult interpretation. The present work is about the indiscipline issue (through the reflexive mode), using the cognitive theory of flexibility, and seeking to understand the dynamics of a 1ste grade school, located on coastal areas at Portugal central zone. Theoretical work was supported by authors who have investigated about it, and a qualitative methodology was used on the research project. The empirical study was supported by semi-structured interviews; the field work was organized through descriptive information by naturalist observation, becoming the base of seven episodes/ “istories”, situations of real indiscipline, although the aim, witch is not good fortune in time and space of this thesis, concerning to planning, conduct and evaluation of subsequent supervisory actions and teacher training.Les transformations sociales des dernières années ont provoqué des nouvelles questions sur la complexité du phénomène de l’indiscipline. Dans les écoles portugaises les problèmes d’indiscipline dérange la comunitée scolaire et change le climat, ce qui n’est pas bon pour la relation pédagogique. Ces problèmes, dans ça majorité, ne sont pas registrés, ce qui difficulte une meilleure interprétation. Dans ce travail ont étude le problème de l’indiscipline avec recours à la théorie de la flexibilité cognitive, en essayant de comprendre la dynamique d’une école primaire située au centre de Portugal. Le travail théorique part d’investigations de plusieurs investigateurs. Le project d’investigation est appuyée dans une méthodologie qualitative. L’étude pratique est basée en entrevisses et observations naturalistes. Avec ces informations ont a écrit sept petits histoires qui se sont vraiment passés dans l’école qu’ont a étudié, dont l’objectif, qui n’a pas contenu dans le temps et l’espace de la réalisation de cette dissertation, a visé la planification, conduction et évaluation de postérieures actions de surveillance et formation d'enseignants.2009-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25922http://hdl.handle.net/10316/25922porCoimbra, Isabel Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:30.076302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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