A influência da arte urbana na marca das cidades: o caso da Covilhã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rita Mafalda Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/32378
Resumo: O tema do presente trabalho de investigação realiza-se no âmbito do Mestrado de Design & Publicidade e retrata a influência da arte urbana na marca das cidades. A área de intervenção é a cidade da Covilhã, sendo que a arte urbana aqui existente é desenvolvida através do WOOL - Festival de Arte Urbana da Covilhã. Os objetivos são: compreender o impacto do Wool sobre a cidade da Covilhã, perceber se a Covilhã é uma marca-cidade e de que tipo e, por último, saber se a arte urbana desenvolvida pelo festival WOOL é um dos principais motivos que impulsiona a cidade como marca. Para dar resposta aos objetivos, contextualiza-se historicamente a arte urbana e a cidade da Covilhã, expõem-se as características e o percurso inerente ao festival WOOL, assim como a teoria subjacente ao conceito de marca-cidade. Assim, esta investigação desenvolve-se segundo o método qualitativo para permitir um estudo mais abrangente da temática em questão, através da apresentação de um case-study relativo à cidade da Covilhã e de um conjunto de entrevistas não-estruturadas focalizadas efetuadas à população da mesma cidade, aos artistas e à organização do festival covilhanense, na pesquisa de campo realizada durante a sexta edição do WOOL em junho de 2019. No final, conclui-se que a Covilhã é uma marca-cidade em desenvolvimento com grandes potencialidades para evoluir a sua marca através do WOOL - Festival de Arte Urbana da Covilhã.
id RCAP_e95c0a57937972c56713617d2641dcc4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/32378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da arte urbana na marca das cidades: o caso da CovilhãArte urbanaMarca-cidadeCovilhã (Portugal)WOOLO tema do presente trabalho de investigação realiza-se no âmbito do Mestrado de Design & Publicidade e retrata a influência da arte urbana na marca das cidades. A área de intervenção é a cidade da Covilhã, sendo que a arte urbana aqui existente é desenvolvida através do WOOL - Festival de Arte Urbana da Covilhã. Os objetivos são: compreender o impacto do Wool sobre a cidade da Covilhã, perceber se a Covilhã é uma marca-cidade e de que tipo e, por último, saber se a arte urbana desenvolvida pelo festival WOOL é um dos principais motivos que impulsiona a cidade como marca. Para dar resposta aos objetivos, contextualiza-se historicamente a arte urbana e a cidade da Covilhã, expõem-se as características e o percurso inerente ao festival WOOL, assim como a teoria subjacente ao conceito de marca-cidade. Assim, esta investigação desenvolve-se segundo o método qualitativo para permitir um estudo mais abrangente da temática em questão, através da apresentação de um case-study relativo à cidade da Covilhã e de um conjunto de entrevistas não-estruturadas focalizadas efetuadas à população da mesma cidade, aos artistas e à organização do festival covilhanense, na pesquisa de campo realizada durante a sexta edição do WOOL em junho de 2019. No final, conclui-se que a Covilhã é uma marca-cidade em desenvolvimento com grandes potencialidades para evoluir a sua marca através do WOOL - Festival de Arte Urbana da Covilhã.The theme of this research work is carried out under the Master of Design & Advertising and portrays the influence of street art on the brand of cities. The area of intervention is the city of Covilhã where the street art existing is developed through WOOL - Urban Art Festival of Covilhã. The objectives are: to understand the impact of WOOL on the city of Covilhã, to understand if Covilhã is a city brand and what kind and, finally, to know if the street art developed by the WOOL festival is one of the main reasons that drives the city as a brand. In order to reply to the objectives, street art and the city of Covilhã are historically contextualizes, the characteristics and the inherent trajectory of the WOOL festival are exposed, as well as the theory underlying the concept of city brand. Thus, this research is carried out according to the qualitative method to allow a broader study of the subject in question, though the presentation of a case study concerning the city of Covilhã and a set of focused unstructured interviews conducted with the population of the same city, with the artists and with the festival organization, in the field research carried out during the sixth edition of WOOL in June 2019. In the end, it is concluded that Covilhã is a developing city brand with a great potential to evolve its brand through the WOOL - Covilhã Urban Art Festival.Peres, MarinaRepositório ComumGomes, Rita Mafalda Santos2020-05-25T17:05:53Z2020-03-01T00:00:00Z2020-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/32378202482898porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/32378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:26.311878Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da arte urbana na marca das cidades: o caso da Covilhã
title A influência da arte urbana na marca das cidades: o caso da Covilhã
spellingShingle A influência da arte urbana na marca das cidades: o caso da Covilhã
Gomes, Rita Mafalda Santos
Arte urbana
Marca-cidade
Covilhã (Portugal)
WOOL
title_short A influência da arte urbana na marca das cidades: o caso da Covilhã
title_full A influência da arte urbana na marca das cidades: o caso da Covilhã
title_fullStr A influência da arte urbana na marca das cidades: o caso da Covilhã
title_full_unstemmed A influência da arte urbana na marca das cidades: o caso da Covilhã
title_sort A influência da arte urbana na marca das cidades: o caso da Covilhã
author Gomes, Rita Mafalda Santos
author_facet Gomes, Rita Mafalda Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peres, Marina
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rita Mafalda Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Arte urbana
Marca-cidade
Covilhã (Portugal)
WOOL
topic Arte urbana
Marca-cidade
Covilhã (Portugal)
WOOL
description O tema do presente trabalho de investigação realiza-se no âmbito do Mestrado de Design & Publicidade e retrata a influência da arte urbana na marca das cidades. A área de intervenção é a cidade da Covilhã, sendo que a arte urbana aqui existente é desenvolvida através do WOOL - Festival de Arte Urbana da Covilhã. Os objetivos são: compreender o impacto do Wool sobre a cidade da Covilhã, perceber se a Covilhã é uma marca-cidade e de que tipo e, por último, saber se a arte urbana desenvolvida pelo festival WOOL é um dos principais motivos que impulsiona a cidade como marca. Para dar resposta aos objetivos, contextualiza-se historicamente a arte urbana e a cidade da Covilhã, expõem-se as características e o percurso inerente ao festival WOOL, assim como a teoria subjacente ao conceito de marca-cidade. Assim, esta investigação desenvolve-se segundo o método qualitativo para permitir um estudo mais abrangente da temática em questão, através da apresentação de um case-study relativo à cidade da Covilhã e de um conjunto de entrevistas não-estruturadas focalizadas efetuadas à população da mesma cidade, aos artistas e à organização do festival covilhanense, na pesquisa de campo realizada durante a sexta edição do WOOL em junho de 2019. No final, conclui-se que a Covilhã é uma marca-cidade em desenvolvimento com grandes potencialidades para evoluir a sua marca através do WOOL - Festival de Arte Urbana da Covilhã.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-25T17:05:53Z
2020-03-01T00:00:00Z
2020-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/32378
202482898
url http://hdl.handle.net/10400.26/32378
identifier_str_mv 202482898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130001436573696