As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17838 |
Resumo: | Este artigo centra-se na análise do potencial da memória de trabalho e de formação de professores retomada nos Ateliês de formação continuada e em serviço de professores desenvolvidos na própria escola a partir dos sentidos por esses sujeitos atribuídos. Adotou- se uma investigação de natureza qualitativa, baseada nos pressupostos teóricos da análise de conteúdo. Os dados foram recolhidos (2013) a partir de entrevistas semiestruturadas com professores e orientadoras pedagógicas da rede de ensino municipal de Petrópolis, RJ - Brasil. Os resultados levam a inferir que os sujeitos consideram que tal memória contribui com a sua reflexão sobre o seu trabalho docente de modo a encontrarem um caminho para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. |
id |
RCAP_e961aa37b182ca458f7b5f1316a86b47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17838 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básicaformação continuada de professoresmemóriaprática docenteEste artigo centra-se na análise do potencial da memória de trabalho e de formação de professores retomada nos Ateliês de formação continuada e em serviço de professores desenvolvidos na própria escola a partir dos sentidos por esses sujeitos atribuídos. Adotou- se uma investigação de natureza qualitativa, baseada nos pressupostos teóricos da análise de conteúdo. Os dados foram recolhidos (2013) a partir de entrevistas semiestruturadas com professores e orientadoras pedagógicas da rede de ensino municipal de Petrópolis, RJ - Brasil. Os resultados levam a inferir que os sujeitos consideram que tal memória contribui com a sua reflexão sobre o seu trabalho docente de modo a encontrarem um caminho para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.The article focuses on the analysis of the potential of the teachers’ work and formation memory bringing back in the continuous training workshops which are developed at the school from the meanings attributed for them. A qualitative research based on theoretical assumptions of content analysis was adopted. The data were collected (2013) from the semi- structured interviews with teachers and pedagogic counselors who work in schools of the Petrópolis municipal teaching network, RJ – Brazil. The results lead to the inference that teachers and pedagogic counselors consider that their memory of work and formation contributes with their reflection about their teaching work in order to improve the teaching- learning process.Instituto Federal do Espírito Santo2017-06-14T18:07:49Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17838por2236-2150Machado, Jane do CarmoNeves, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:39Zoai:ria.ua.pt:10773/17838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:41.067499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica |
title |
As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica |
spellingShingle |
As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica Machado, Jane do Carmo formação continuada de professores memória prática docente |
title_short |
As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica |
title_full |
As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica |
title_fullStr |
As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica |
title_full_unstemmed |
As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica |
title_sort |
As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica |
author |
Machado, Jane do Carmo |
author_facet |
Machado, Jane do Carmo Neves, Rui |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Rui |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Jane do Carmo Neves, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação continuada de professores memória prática docente |
topic |
formação continuada de professores memória prática docente |
description |
Este artigo centra-se na análise do potencial da memória de trabalho e de formação de professores retomada nos Ateliês de formação continuada e em serviço de professores desenvolvidos na própria escola a partir dos sentidos por esses sujeitos atribuídos. Adotou- se uma investigação de natureza qualitativa, baseada nos pressupostos teóricos da análise de conteúdo. Os dados foram recolhidos (2013) a partir de entrevistas semiestruturadas com professores e orientadoras pedagógicas da rede de ensino municipal de Petrópolis, RJ - Brasil. Os resultados levam a inferir que os sujeitos consideram que tal memória contribui com a sua reflexão sobre o seu trabalho docente de modo a encontrarem um caminho para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2017-06-14T18:07:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17838 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2236-2150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal do Espírito Santo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137577321627648 |