As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Jane do Carmo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Neves, Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17838
Resumo: Este artigo centra-se na análise do potencial da memória de trabalho e de formação de professores retomada nos Ateliês de formação continuada e em serviço de professores desenvolvidos na própria escola a partir dos sentidos por esses sujeitos atribuídos. Adotou- se uma investigação de natureza qualitativa, baseada nos pressupostos teóricos da análise de conteúdo. Os dados foram recolhidos (2013) a partir de entrevistas semiestruturadas com professores e orientadoras pedagógicas da rede de ensino municipal de Petrópolis, RJ - Brasil. Os resultados levam a inferir que os sujeitos consideram que tal memória contribui com a sua reflexão sobre o seu trabalho docente de modo a encontrarem um caminho para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
id RCAP_e961aa37b182ca458f7b5f1316a86b47
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básicaformação continuada de professoresmemóriaprática docenteEste artigo centra-se na análise do potencial da memória de trabalho e de formação de professores retomada nos Ateliês de formação continuada e em serviço de professores desenvolvidos na própria escola a partir dos sentidos por esses sujeitos atribuídos. Adotou- se uma investigação de natureza qualitativa, baseada nos pressupostos teóricos da análise de conteúdo. Os dados foram recolhidos (2013) a partir de entrevistas semiestruturadas com professores e orientadoras pedagógicas da rede de ensino municipal de Petrópolis, RJ - Brasil. Os resultados levam a inferir que os sujeitos consideram que tal memória contribui com a sua reflexão sobre o seu trabalho docente de modo a encontrarem um caminho para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.The article focuses on the analysis of the potential of the teachers’ work and formation memory bringing back in the continuous training workshops which are developed at the school from the meanings attributed for them. A qualitative research based on theoretical assumptions of content analysis was adopted. The data were collected (2013) from the semi- structured interviews with teachers and pedagogic counselors who work in schools of the Petrópolis municipal teaching network, RJ – Brazil. The results lead to the inference that teachers and pedagogic counselors consider that their memory of work and formation contributes with their reflection about their teaching work in order to improve the teaching- learning process.Instituto Federal do Espírito Santo2017-06-14T18:07:49Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17838por2236-2150Machado, Jane do CarmoNeves, Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:39Zoai:ria.ua.pt:10773/17838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:41.067499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica
title As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica
spellingShingle As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica
Machado, Jane do Carmo
formação continuada de professores
memória
prática docente
title_short As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica
title_full As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica
title_fullStr As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica
title_full_unstemmed As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica
title_sort As contribuições da memória na formação continuada de professores: formação inicial e continuada de professores da educação básica
author Machado, Jane do Carmo
author_facet Machado, Jane do Carmo
Neves, Rui
author_role author
author2 Neves, Rui
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Jane do Carmo
Neves, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv formação continuada de professores
memória
prática docente
topic formação continuada de professores
memória
prática docente
description Este artigo centra-se na análise do potencial da memória de trabalho e de formação de professores retomada nos Ateliês de formação continuada e em serviço de professores desenvolvidos na própria escola a partir dos sentidos por esses sujeitos atribuídos. Adotou- se uma investigação de natureza qualitativa, baseada nos pressupostos teóricos da análise de conteúdo. Os dados foram recolhidos (2013) a partir de entrevistas semiestruturadas com professores e orientadoras pedagógicas da rede de ensino municipal de Petrópolis, RJ - Brasil. Os resultados levam a inferir que os sujeitos consideram que tal memória contribui com a sua reflexão sobre o seu trabalho docente de modo a encontrarem um caminho para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-06-14T18:07:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17838
url http://hdl.handle.net/10773/17838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2236-2150
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137577321627648