O impacto do ruído no roteamento de veículos para a logística urbana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18234 |
Resumo: | Tendo por base o modelo clássico do VRP, procedeu-se ao desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à decisão, que contempla a inclusão do ruído provocado pelo tráfego rodoviário mais concretamente, pelos veículos de mercadorias, na definição das rotas dos veículos. Atualmente, o tráfego rodoviário registado nas áreas urbanas resultante da distribuição de mercadoria é bastante intenso. Este tema está diretamente relacionado com o Vehicle Routing Problem (VRP), que consiste em determinar a rota mais adequada dos veículos para a realização da distribuição de mercadoria e da satisfação dos pedidos aos clientes. Esta pressão rodoviária provoca problemas de congestionamento nas áreas urbanas, onde geralmente o número de vias e o espaço disponível para a movimentação tende a ser mais limitado, comparativamente com as zonas não urbanas. Além disso, os veículos pesados de mercadorias emitem níveis de ruído elevados e quando existe uma grande concentração deste tipo de veículos, os níveis de ruído tendem a ser ainda mais elevados e intensos. Assim, estamos perante um problema de elevada importância uma vez que, a exposição a elevados níveis de ruído, superiores ao recomendado pela Organização Mundial se Saúde (OMS), provoca efeitos adversos na saúde e no bem-estar dos indivíduos. O modelo matemático desenvolvido e o modelo clássico foram implementados no software de otimização designado de CPLEX. Tendo por base a área geográfica da cidade do porto, foram geradas 10 instâncias de teste. O ruído foi incluído na função objetivo na forma de custo monetário e verificou-se que, em termos de performance, os dois modelos são bastante similares. Adicionalmente, constatou-se que o custo do ruído representa um custo significativo na definição das rotas e, que influencia as rotas dos veículos. |
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O impacto do ruído no roteamento de veículos para a logística urbanaLogísticaProblema do Roteamento de VeículosRuído do tráfego urbanoLogística nas cidadesVeículos elétricosLogisticsVehicle Routing ProblemUrban Traffic NoiseCity logisticsElectric VehiclesTendo por base o modelo clássico do VRP, procedeu-se ao desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à decisão, que contempla a inclusão do ruído provocado pelo tráfego rodoviário mais concretamente, pelos veículos de mercadorias, na definição das rotas dos veículos. Atualmente, o tráfego rodoviário registado nas áreas urbanas resultante da distribuição de mercadoria é bastante intenso. Este tema está diretamente relacionado com o Vehicle Routing Problem (VRP), que consiste em determinar a rota mais adequada dos veículos para a realização da distribuição de mercadoria e da satisfação dos pedidos aos clientes. Esta pressão rodoviária provoca problemas de congestionamento nas áreas urbanas, onde geralmente o número de vias e o espaço disponível para a movimentação tende a ser mais limitado, comparativamente com as zonas não urbanas. Além disso, os veículos pesados de mercadorias emitem níveis de ruído elevados e quando existe uma grande concentração deste tipo de veículos, os níveis de ruído tendem a ser ainda mais elevados e intensos. Assim, estamos perante um problema de elevada importância uma vez que, a exposição a elevados níveis de ruído, superiores ao recomendado pela Organização Mundial se Saúde (OMS), provoca efeitos adversos na saúde e no bem-estar dos indivíduos. O modelo matemático desenvolvido e o modelo clássico foram implementados no software de otimização designado de CPLEX. Tendo por base a área geográfica da cidade do porto, foram geradas 10 instâncias de teste. O ruído foi incluído na função objetivo na forma de custo monetário e verificou-se que, em termos de performance, os dois modelos são bastante similares. Adicionalmente, constatou-se que o custo do ruído representa um custo significativo na definição das rotas e, que influencia as rotas dos veículos.Based on the classical VRP model, a decision support tool was developed considering noise caused by road traffic, more specifically, by goods vehicles, in the definition of vehicle routes. At present, road traffic registered in urban areas because of the distribution of goods is quite intense. This issue is directly related to the Vehicle Routing Problem (VRP) which consists in determining the most appropriate route for vehicles in the distribution of goods and orders to customers. This road pressure causes congestion problems in urban areas, where generally the number of lanes and the space available for movement tends to be more limited compared to nonurban areas. In addition, heavy goods vehicles generate high levels of noise and when there is a high concentration of this type of vehicle, noise levels tend to be even higher and more intense. Therefore, this is a very important problem since exposure to high noise levels, higher than recommended by the World Health Organization, causes adverse effects on the health and wellbeing of individuals. The mathematical model developed, and the classic model were implemented in the optimization software called CPLEX. Based on the geographic area of the city of Porto, 10 complicated tests were generated. The noise was included in the objective function in the form of monetary cost, and it was found that, in terms of performance, the two models are quite similar. Additionally, it was found that the cost of noise represents a significant cost in the definition of routes and that it influences the routes of vehicles.Ramos, António José GalrãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Cláudia Sofia Elias Morais2022-07-14T00:30:48Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18234TID:202835545porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:50.387745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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