O impacto do ruído no roteamento de veículos para a logística urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudia Sofia Elias Morais
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18234
Resumo: Tendo por base o modelo clássico do VRP, procedeu-se ao desenvolvimento de uma ferramenta de apoio à decisão, que contempla a inclusão do ruído provocado pelo tráfego rodoviário mais concretamente, pelos veículos de mercadorias, na definição das rotas dos veículos. Atualmente, o tráfego rodoviário registado nas áreas urbanas resultante da distribuição de mercadoria é bastante intenso. Este tema está diretamente relacionado com o Vehicle Routing Problem (VRP), que consiste em determinar a rota mais adequada dos veículos para a realização da distribuição de mercadoria e da satisfação dos pedidos aos clientes. Esta pressão rodoviária provoca problemas de congestionamento nas áreas urbanas, onde geralmente o número de vias e o espaço disponível para a movimentação tende a ser mais limitado, comparativamente com as zonas não urbanas. Além disso, os veículos pesados de mercadorias emitem níveis de ruído elevados e quando existe uma grande concentração deste tipo de veículos, os níveis de ruído tendem a ser ainda mais elevados e intensos. Assim, estamos perante um problema de elevada importância uma vez que, a exposição a elevados níveis de ruído, superiores ao recomendado pela Organização Mundial se Saúde (OMS), provoca efeitos adversos na saúde e no bem-estar dos indivíduos. O modelo matemático desenvolvido e o modelo clássico foram implementados no software de otimização designado de CPLEX. Tendo por base a área geográfica da cidade do porto, foram geradas 10 instâncias de teste. O ruído foi incluído na função objetivo na forma de custo monetário e verificou-se que, em termos de performance, os dois modelos são bastante similares. Adicionalmente, constatou-se que o custo do ruído representa um custo significativo na definição das rotas e, que influencia as rotas dos veículos.
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