Um estudo sobre problemas de roteamento de veículo com aplicação em uma rede de distribuição logística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Huillca, Jhonatan Leon, 1992-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5033
Resumo: Orientador: Washington Alves de Oliveira
id UNICAMP-30_a7c1567c5ffaede3f9c0b90dc9bc6165
oai_identifier_str oai::1246095
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Um estudo sobre problemas de roteamento de veículo com aplicação em uma rede de distribuição logísticaA study on vehicle routing problems with application in a logistics distribution networkProblema de roteamento de veículosHeurísticaLogísticaVehicle routing problemHeuristicLogisticsOrientador: Washington Alves de OliveiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências AplicadasResumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre o problema de roteamento de veículos, fornecendo informações sobre uma classe de variantes encontradas na literatura, partindo da modelagem clássica até os modelos mais elaborados desenvolvidos ao longo do tempo por meio da incorporação de novos parâmetros e restrições que representam problemas práticos em redes de distribuição logística. Além disso, este estudo descreve diferentes métodos de resolução, incluindo técnicas conhecidas de otimização, heurísticas e metaheurísticas propostas e desenvolvidas por diversos autores. Especificamente, a variante do problema de roteamento de veículos com múltiplos depósitos foi estudada e aplicada a um estudo de caso envolvendo a entrega de produtos de um empresa de logística peruana de médio porte. Uma combinação híbrida englobando métodos exatos e heurísticos de resolução foi a estratégia usada para construir rotas com a menor distância possível para distribuição de produtos no estudo de caso. A utilização direta do software comercial para a resolução de problemas de programação linear inteira foi escolhido para a implementação do método exato e da heurística proposta. O método aproximado escolhido refere-se a uma rotina de duas fases, em que a primeira fase envolve o agrupamento de vértices por algum tipo de similaridade e a segunda fase constrói uma rota específica para cada agrupamento. Os algoritmos Concorde e Lin-Kernighan-Helsgaun, prestigiados na literatura para o problema do caixeiro viajante, foram usados na segunda fase da heurística proposta. No estudo de caso, a empresa em análise fabrica e distribui os seus produtos para clientes localizados na região metropolitana da cidade de Lima, utilizando dois depósitos e uma frota de veículos com capacidade homogênea. Os resultados computacionais obtidos por meio da metodologia proposta derivados da resolução de um conjunto de instâncias mostraram que método heurístico combinado com o algoritmo Lin-Kernighan-Helsgaun foi mais eficiente na maioria dos casos analisados. Portanto, a metodologia proposta nesta dissertação considerando os parâmetros do estudo de caso na resolução da versão do problema com múltiplos depósitos poderiam ser estendido para casos similares de outras empresasAbstract: This dissertation presents a study on the vehicle routing problem, providing information about a class of variants from the literature, starting at the classical modeling to the more elaborate models developed over time by incorporating new parameters and constraints that represent practical problems in logistics distribution networks. Furthermore, this study describes different resolution methods, including known optimization techniques, heuristics, and metaheuristics proposed and developed by diverse authors. Specifically, the variant of the vehicle routing problem with multiple depots was studied and applied to a case study involving the delivery of products from a medium-sized Peruvian logistics company. The strategy used to build routes of minimum distance in the case study was a hybrid combination encompassing exact and heuristic resolution methods. The direct use of commercial software for solving integer linear programming problems was chosen for the implementation of the exact method and the proposed heuristic. The approximate method chosen refers to a two-phase routine, in which the first phase involves clustering vertices by some kind of similarity and the second phase builds a specific route for each cluster. The Concorde and Lin-Kernighan-Helsgaun algorithms, renowned in the literature for the traveling salesman problem, were used in the second phase of the proposed heuristic. In the case study, the company under analysis manufactures and distributes its products to customers located in the metropolitan region of the city of Lima, using two warehouses and a fleet of vehicles with homogeneous capacities. In the case study, the company under analysis manufactures and distributes its products to customers located in the metropolitan region of the city of Lima, using two warehouses and a fleet of vehicles withhomogeneous capacity. The computational results obtained through the proposed methodology are derived of the resolution of a set of instances showed that heuristic method combined with the algorithm Lin-Kernighan-Helsgaun was more efficient in most cases analyzed. Therefore, the methodology proposed in this dissertation considering the parameters of the case study in solving the version of the problem with multiple deposits could be extended to similar cases from other companiesMestradoPesquisa Operacional e Gestão de ProcessosMestre em Engenharia de Produção e de Manufatura[s.n.]Oliveira, Washington Alves de, 1977-Torezzan, CristianoAliano Filho, AngeloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de ManufaturaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHuillca, Jhonatan Leon, 1992-20222022-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5033HUILLCA, Jhonatan Leon. Um estudo sobre problemas de roteamento de veículo com aplicação em uma rede de distribuição logística. 2022. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5033. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1246095Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-28T18:04:27Zoai::1246095Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-07-28T18:04:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre problemas de roteamento de veículo com aplicação em uma rede de distribuição logística
A study on vehicle routing problems with application in a logistics distribution network
title Um estudo sobre problemas de roteamento de veículo com aplicação em uma rede de distribuição logística
spellingShingle Um estudo sobre problemas de roteamento de veículo com aplicação em uma rede de distribuição logística
Huillca, Jhonatan Leon, 1992-
Problema de roteamento de veículos
Heurística
Logística
Vehicle routing problem
Heuristic
Logistics
title_short Um estudo sobre problemas de roteamento de veículo com aplicação em uma rede de distribuição logística
title_full Um estudo sobre problemas de roteamento de veículo com aplicação em uma rede de distribuição logística
title_fullStr Um estudo sobre problemas de roteamento de veículo com aplicação em uma rede de distribuição logística
title_full_unstemmed Um estudo sobre problemas de roteamento de veículo com aplicação em uma rede de distribuição logística
title_sort Um estudo sobre problemas de roteamento de veículo com aplicação em uma rede de distribuição logística
author Huillca, Jhonatan Leon, 1992-
author_facet Huillca, Jhonatan Leon, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Washington Alves de, 1977-
Torezzan, Cristiano
Aliano Filho, Angelo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Aplicadas
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e de Manufatura
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Huillca, Jhonatan Leon, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Problema de roteamento de veículos
Heurística
Logística
Vehicle routing problem
Heuristic
Logistics
topic Problema de roteamento de veículos
Heurística
Logística
Vehicle routing problem
Heuristic
Logistics
description Orientador: Washington Alves de Oliveira
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-03-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/5033
HUILLCA, Jhonatan Leon. Um estudo sobre problemas de roteamento de veículo com aplicação em uma rede de distribuição logística. 2022. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5033. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/5033
identifier_str_mv HUILLCA, Jhonatan Leon. Um estudo sobre problemas de roteamento de veículo com aplicação em uma rede de distribuição logística. 2022. 1 recurso online (108 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5033. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1246095
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (108 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189183277760512