Passo a passo, construindo um futuro...
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13059 |
Resumo: | O presente relatório final representa o meu percurso formativo ao longo dos estágios realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Uma vez que pretendo, ao longo da minha vida, desenvolver a minha prática profissional alicerçando as crianças na construção das suas aprendizagens e na formação da sua personalidade, reflito neste relatório sobre algumas experiências mais significativas que vivenciei, quer ao nível da Educação Pré-Escolar, quer ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo deste relatório irei abordar uma caraterização de cada um dos centros de estágio em que fui inserida, bem como, reflexões sobre a pedagogia de projeto, o desenvolvimento emocional da criança, a importância da Literatura Infantil no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a importância dos procedimentos experimentais e o papel da tecnologias no ensino. Este relatório insere ainda uma investigação que pretende responder à questão “Será que as imagens do manual escolar de Estudo do Meio, “Projeto Desafios”, da editora Santillana, responde aos critérios de interculturalidade tal como definidos no programa oficial?”. |
id |
RCAP_e96824ada05ad838c4fe87f4339e91fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13059 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Passo a passo, construindo um futuro...relatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente relatório final representa o meu percurso formativo ao longo dos estágios realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Uma vez que pretendo, ao longo da minha vida, desenvolver a minha prática profissional alicerçando as crianças na construção das suas aprendizagens e na formação da sua personalidade, reflito neste relatório sobre algumas experiências mais significativas que vivenciei, quer ao nível da Educação Pré-Escolar, quer ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo deste relatório irei abordar uma caraterização de cada um dos centros de estágio em que fui inserida, bem como, reflexões sobre a pedagogia de projeto, o desenvolvimento emocional da criança, a importância da Literatura Infantil no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a importância dos procedimentos experimentais e o papel da tecnologias no ensino. Este relatório insere ainda uma investigação que pretende responder à questão “Será que as imagens do manual escolar de Estudo do Meio, “Projeto Desafios”, da editora Santillana, responde aos critérios de interculturalidade tal como definidos no programa oficial?”.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumSequeira, Susana Cristina Simões2016-04-11T13:31:01Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13059202544354porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13059Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:58.083514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Passo a passo, construindo um futuro... relatório final |
title |
Passo a passo, construindo um futuro... |
spellingShingle |
Passo a passo, construindo um futuro... Sequeira, Susana Cristina Simões Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
Passo a passo, construindo um futuro... |
title_full |
Passo a passo, construindo um futuro... |
title_fullStr |
Passo a passo, construindo um futuro... |
title_full_unstemmed |
Passo a passo, construindo um futuro... |
title_sort |
Passo a passo, construindo um futuro... |
author |
Sequeira, Susana Cristina Simões |
author_facet |
Sequeira, Susana Cristina Simões |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Loff, Philippe Bernard, 1955- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sequeira, Susana Cristina Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
O presente relatório final representa o meu percurso formativo ao longo dos estágios realizados no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Uma vez que pretendo, ao longo da minha vida, desenvolver a minha prática profissional alicerçando as crianças na construção das suas aprendizagens e na formação da sua personalidade, reflito neste relatório sobre algumas experiências mais significativas que vivenciei, quer ao nível da Educação Pré-Escolar, quer ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo deste relatório irei abordar uma caraterização de cada um dos centros de estágio em que fui inserida, bem como, reflexões sobre a pedagogia de projeto, o desenvolvimento emocional da criança, a importância da Literatura Infantil no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a importância dos procedimentos experimentais e o papel da tecnologias no ensino. Este relatório insere ainda uma investigação que pretende responder à questão “Será que as imagens do manual escolar de Estudo do Meio, “Projeto Desafios”, da editora Santillana, responde aos critérios de interculturalidade tal como definidos no programa oficial?”. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013-01-01T00:00:00Z 2016-04-11T13:31:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13059 202544354 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13059 |
identifier_str_mv |
202544354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015040798720 |