Construindo pontes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/10632 |
Resumo: | O presente relatório (...) pretende documentar o percurso formativo realizado antes, durante e depois do estágio, num jardim-de-infância e numa escola do 1º ciclo do ensino básico. Antes porque aponta alguns aspetos como a evolução histórica da condição da infância, da educação para esta fase e da formação dos profisisonais que trabalham com crianças em idade pré-escolar e em idade escolar. Refere também alguns principios pedagógicos como: a criança como construtora do seu próprio conhecimento através de aprendizagens ativas, significativas, diversificadas e socializadoras; e a escuta/observação, planificação, ação, avaliação/reflexão sobre a ação como processo essencial para a reformulação e melhoria das práticas educativas. (...) |
id |
RCAP_0d0d5338ddd957140e7b684e17ba240c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10632 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construindo pontesentre o passado e o presente, a teoria e a prática, o pré-escolar e o 1º CEBrelatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaO presente relatório (...) pretende documentar o percurso formativo realizado antes, durante e depois do estágio, num jardim-de-infância e numa escola do 1º ciclo do ensino básico. Antes porque aponta alguns aspetos como a evolução histórica da condição da infância, da educação para esta fase e da formação dos profisisonais que trabalham com crianças em idade pré-escolar e em idade escolar. Refere também alguns principios pedagógicos como: a criança como construtora do seu próprio conhecimento através de aprendizagens ativas, significativas, diversificadas e socializadoras; e a escuta/observação, planificação, ação, avaliação/reflexão sobre a ação como processo essencial para a reformulação e melhoria das práticas educativas. (...)Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumCouceiro, Neide Parreiral dos Santos2016-01-05T11:42:24Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:12.925862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo pontes entre o passado e o presente, a teoria e a prática, o pré-escolar e o 1º CEB relatório final |
title |
Construindo pontes |
spellingShingle |
Construindo pontes Couceiro, Neide Parreiral dos Santos Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
title_short |
Construindo pontes |
title_full |
Construindo pontes |
title_fullStr |
Construindo pontes |
title_full_unstemmed |
Construindo pontes |
title_sort |
Construindo pontes |
author |
Couceiro, Neide Parreiral dos Santos |
author_facet |
Couceiro, Neide Parreiral dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couceiro, Neide Parreiral dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
topic |
Educação Pré-Escolar Ensino Básico 1º Ciclo Práticas Educativas Prática Pedagógica |
description |
O presente relatório (...) pretende documentar o percurso formativo realizado antes, durante e depois do estágio, num jardim-de-infância e numa escola do 1º ciclo do ensino básico. Antes porque aponta alguns aspetos como a evolução histórica da condição da infância, da educação para esta fase e da formação dos profisisonais que trabalham com crianças em idade pré-escolar e em idade escolar. Refere também alguns principios pedagógicos como: a criança como construtora do seu próprio conhecimento através de aprendizagens ativas, significativas, diversificadas e socializadoras; e a escuta/observação, planificação, ação, avaliação/reflexão sobre a ação como processo essencial para a reformulação e melhoria das práticas educativas. (...) |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012-01-01T00:00:00Z 2016-01-05T11:42:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/10632 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/10632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130008520753152 |