Educação Popular: Gênero, Expressão Fotográfica e Reforma Agrária no Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionísio,Juliana Soares
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva,Leandro de Souza, Queiroz,Paulo Pires de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200461
Resumo: Resumo: Introdução. A educação popular, em sua práxis inclusiva e contra-hegemônica, propõe constante reflexão a respeito dos aspectos políticos, sociais e culturais de suas e seus protagonistas. A essa abordagem somam-se diversos temas que, em suas visualidades, nos ensinam sobre os modos de ver camponês. A partir de inquietações sobre os modos como camponeses/as expressam visualmente a feminilidade e a masculinidade, intuímos investigar: De que modo a expressão fotográfica pode contribuir para o debate de gênero, no contexto da educação popular em um assentamento de reforma agrária no Rio de Janeiro? Objetivo. Avaliar a contribuição da linguagem fotográfica na promoção de uma educação popular em gênero no âmbito do assentamento. Método. A proposta foi desenvolvida através do método de pesquisa participativo. Resultados. A análise dos dados indicou a incidência das questões de gênero na vida dos/as participantes, além de apontar a utilização da fotografia como modo de expressão no cotidiano dos/as participantes. Conclusões. A pesquisa apontou que a expressão fotográfica pode auxiliar à promoção de discussões acerca das questões de gênero. Para além, pode auxiliar na expressão de visualidades e reflexão em espaços promotores da educação popular e inclusiva, pautados no acolhimento da diversidade em suas multiformes facetas.
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