O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Margarida
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3060
Resumo: Este artigo foca a problemática da demonstração na matemática escolar. Apresenta parte de um estudo que teve como objetivo identificar as formas como os alunos validam os resultados matemáticos, relacionando-as com a prática social desenvolvida na aula. O estudo situa-se num paradigma interpretativo e, focando-se nos significados dos participantes— uma turma de 9.º ano, de onde foi selecionado um grupo de quatro alunos para alvo de registo vídeo e áudio, e a respetiva professora—, foi orientado pelas seguintes questões: 1) qual a natureza da demonstração no contexto escolar?, 2) qual o papel da demonstração na atividade matemática escolar?, e 3) como se relaciona a concretização da demonstração com a prática social desenvolvida na aula de Matemática? Os resultados discutidos no presente artigo reportam-se ao papel das funções da demonstração na evolução dos alunos para a utilização de esquemas demonstrativos dedutivos, quer nas situações pautadas pela existência de uma fase de conjeturação quer nas situações caracterizadas pela ausência de conjeturação.
id RCAP_e9a39f2a207f09b5b2a341f10c06663b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3060
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunosFunções da demonstraçãoEsquema demonstrativoMatemática escolarEste artigo foca a problemática da demonstração na matemática escolar. Apresenta parte de um estudo que teve como objetivo identificar as formas como os alunos validam os resultados matemáticos, relacionando-as com a prática social desenvolvida na aula. O estudo situa-se num paradigma interpretativo e, focando-se nos significados dos participantes— uma turma de 9.º ano, de onde foi selecionado um grupo de quatro alunos para alvo de registo vídeo e áudio, e a respetiva professora—, foi orientado pelas seguintes questões: 1) qual a natureza da demonstração no contexto escolar?, 2) qual o papel da demonstração na atividade matemática escolar?, e 3) como se relaciona a concretização da demonstração com a prática social desenvolvida na aula de Matemática? Os resultados discutidos no presente artigo reportam-se ao papel das funções da demonstração na evolução dos alunos para a utilização de esquemas demonstrativos dedutivos, quer nas situações pautadas pela existência de uma fase de conjeturação quer nas situações caracterizadas pela ausência de conjeturação.Investigação em Educação MatemáticaRCIPLRodrigues, Margarida2014-01-03T10:28:07Z2013-052013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3060porRodrigues, R. (2013). O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos. Investigação em Educação Matemática 2013: Raciocínio Matemático, 438-456. (ISSN: 2182-0023)2182-0023info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:43:12Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:43.846265Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos
title O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos
spellingShingle O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos
Rodrigues, Margarida
Funções da demonstração
Esquema demonstrativo
Matemática escolar
title_short O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos
title_full O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos
title_fullStr O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos
title_full_unstemmed O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos
title_sort O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos
author Rodrigues, Margarida
author_facet Rodrigues, Margarida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Funções da demonstração
Esquema demonstrativo
Matemática escolar
topic Funções da demonstração
Esquema demonstrativo
Matemática escolar
description Este artigo foca a problemática da demonstração na matemática escolar. Apresenta parte de um estudo que teve como objetivo identificar as formas como os alunos validam os resultados matemáticos, relacionando-as com a prática social desenvolvida na aula. O estudo situa-se num paradigma interpretativo e, focando-se nos significados dos participantes— uma turma de 9.º ano, de onde foi selecionado um grupo de quatro alunos para alvo de registo vídeo e áudio, e a respetiva professora—, foi orientado pelas seguintes questões: 1) qual a natureza da demonstração no contexto escolar?, 2) qual o papel da demonstração na atividade matemática escolar?, e 3) como se relaciona a concretização da demonstração com a prática social desenvolvida na aula de Matemática? Os resultados discutidos no presente artigo reportam-se ao papel das funções da demonstração na evolução dos alunos para a utilização de esquemas demonstrativos dedutivos, quer nas situações pautadas pela existência de uma fase de conjeturação quer nas situações caracterizadas pela ausência de conjeturação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05
2013-05-01T00:00:00Z
2014-01-03T10:28:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3060
url http://hdl.handle.net/10400.21/3060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, R. (2013). O papel das funções da demonstração no desenvolvimento dos esquemas demonstrativos dos alunos. Investigação em Educação Matemática 2013: Raciocínio Matemático, 438-456. (ISSN: 2182-0023)
2182-0023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Investigação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Investigação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133382844612608