Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beites, P. D.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Branco, Maria Luísa, Costa, Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10295
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar esquemas de demonstração em produções de alunos numa unidade curricular de álgebra linear do ensino superior. Concretamente, estudamos as representações de três alunos, e suas transformações, em tarefas que envolvem proposições de álgebra linear com valor lógico verdade, procurando aceder ao seu raciocínio matemático. As conclusões do estudo indicam que o nível de desempenho em matemática de um aluno pode não traduzir o nível de desempenho desse aluno na elaboração de demonstrações. Sugerem também uma possível ligação entre os conteúdos, e a experiência, associados ao primeiro contacto dos alunos com a demonstração e as representações por eles utilizadas nos esquemas de demonstração. As conclusões apontam ainda para os significados atribuídos pelos alunos a esquemas de demonstração não dedutivos. Em sentido lato, os resultados mostram a necessidade de intervenções na sala de aula, com base em investigação, de modo a gerar soluções para os desafios do ensino-aprendizagem da demonstração no ensino superior.
id RCAP_2783be268965f41b6f9740c9c09527f0
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10295
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdadeDemonstração em MatemáticaEsquemas de demonstraçãoRacíocinio matemáticoRepresentaçõesÁlgebra LinearO presente trabalho tem por objetivo analisar esquemas de demonstração em produções de alunos numa unidade curricular de álgebra linear do ensino superior. Concretamente, estudamos as representações de três alunos, e suas transformações, em tarefas que envolvem proposições de álgebra linear com valor lógico verdade, procurando aceder ao seu raciocínio matemático. As conclusões do estudo indicam que o nível de desempenho em matemática de um aluno pode não traduzir o nível de desempenho desse aluno na elaboração de demonstrações. Sugerem também uma possível ligação entre os conteúdos, e a experiência, associados ao primeiro contacto dos alunos com a demonstração e as representações por eles utilizadas nos esquemas de demonstração. As conclusões apontam ainda para os significados atribuídos pelos alunos a esquemas de demonstração não dedutivos. Em sentido lato, os resultados mostram a necessidade de intervenções na sala de aula, com base em investigação, de modo a gerar soluções para os desafios do ensino-aprendizagem da demonstração no ensino superior.uBibliorumBeites, P. D.Branco, Maria LuísaCosta, Cecília2020-06-03T10:13:41Z2020-032020-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10295por10.12802/relime.20.2312info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10295Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:17.657727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdade
title Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdade
spellingShingle Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdade
Beites, P. D.
Demonstração em Matemática
Esquemas de demonstração
Racíocinio matemático
Representações
Álgebra Linear
title_short Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdade
title_full Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdade
title_fullStr Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdade
title_full_unstemmed Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdade
title_sort Esquemas de demonstração para proposições de Álgebra Linear com valor lógico verdade
author Beites, P. D.
author_facet Beites, P. D.
Branco, Maria Luísa
Costa, Cecília
author_role author
author2 Branco, Maria Luísa
Costa, Cecília
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Beites, P. D.
Branco, Maria Luísa
Costa, Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Demonstração em Matemática
Esquemas de demonstração
Racíocinio matemático
Representações
Álgebra Linear
topic Demonstração em Matemática
Esquemas de demonstração
Racíocinio matemático
Representações
Álgebra Linear
description O presente trabalho tem por objetivo analisar esquemas de demonstração em produções de alunos numa unidade curricular de álgebra linear do ensino superior. Concretamente, estudamos as representações de três alunos, e suas transformações, em tarefas que envolvem proposições de álgebra linear com valor lógico verdade, procurando aceder ao seu raciocínio matemático. As conclusões do estudo indicam que o nível de desempenho em matemática de um aluno pode não traduzir o nível de desempenho desse aluno na elaboração de demonstrações. Sugerem também uma possível ligação entre os conteúdos, e a experiência, associados ao primeiro contacto dos alunos com a demonstração e as representações por eles utilizadas nos esquemas de demonstração. As conclusões apontam ainda para os significados atribuídos pelos alunos a esquemas de demonstração não dedutivos. Em sentido lato, os resultados mostram a necessidade de intervenções na sala de aula, com base em investigação, de modo a gerar soluções para os desafios do ensino-aprendizagem da demonstração no ensino superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-03T10:13:41Z
2020-03
2020-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10295
url http://hdl.handle.net/10400.6/10295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.12802/relime.20.2312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136393112322048