A WebQuest na aula de matemática: um estudo de caso com alunos do 10.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/8054 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Tecnologia Educativa |
id |
RCAP_e9a652b874f3617f5f8d1d05c42301cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8054 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A WebQuest na aula de matemática: um estudo de caso com alunos do 10.º ano de escolaridade51:372.88372.88:51371.68681.324Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Tecnologia EducativaA WebQuest tem vindo a impor-se como uma metodologia de utilização didáctica da informação disponível na World Wide Web, orientando os alunos na selecção, organização e transformação da informação e na construção conjunta de conhecimento. Com base no modelo de WebQuest de Bernie Dodge e Tom March e nos princípios da aprendizagem construtivista, a presente investigação compreendeu a concepção e implementação da WebQuest, de longa duração, sobre estatística intitulada “Como está hoje o tempo na Europa?”. Desenvolveu-se um estudo de caso que teve por objectivos compreender como é que os 27 alunos de uma turma da investigadora, do 10º ano de escolaridade, interagem durante a resolução da WebQuest e avaliar a influência da WebQuest na aprendizagem, atentando nas implicações decorrentes da formação dos grupos de trabalho na aprendizagem colaborativa e cooperativa, na motivação e empenho dos alunos e no produto final. A apresentação e discussão dos dados fez-se acompanhar da triangulação dos dados obtidos pelos diferentes instrumentos: dois questionários, observação das sessões presenciais, registo de notas da investigadora, registo de acessos à WebQuest nas sessões não presenciais e aos fóruns da disciplina criada na Moodle, onde a WebQuest foi alojada, e documentos produzidos pelos alunos. Os resultados do estudo sustentam que a WebQuest encorajou a aprendizagem cooperativa e colaborativa, potenciou o papel construtivo dos alunos na compreensão do tópico de estatística e contribuiu para a motivação dos alunos para a aprendizagem da Matemática. Os alunos valorizaram o trabalho desenvolvido, entenderam ter realizado a actividade com sucesso e consideraram a WebQuest uma experiência relevante no conjunto das suas aprendizagens. As recomendações do estudo apontam para a implementação de WebQuests como uma metodologia eficaz para integrar nas aulas, orientando os alunos na construção do conhecimento e rentabilizando as potencialidades que a Web nos oferece.The WebQuest has increasingly established itself as a useful didactic approach to explore resources on the World Wide Web, and to guide the students in the selection, organization and transformation of information and in the knowledge construction. The following research embodies the conception and accomplishment of the longer term WebQuest on the statistics "What's the weather like in Europe today?”. A case study was carried out which focused on how twenty seven 10th grade students interact as they work out the WebQuest. Particular attention was paid to group work organization in a collaborative and cooperative learning environment and to students’ motivation and engagement in their learning and in accomplishing the task. In order to achieve these goals the presentation and discussion of data is seconded by the articulation of the following instruments: two questionnaires, class observations, the researcher’s notes and reflections on the class observations, the students’ access to the Mathematics forum in the Moodle where the WebQuest was available and the analysis of students’ reports. The study’s findings support that the WebQuest encouraged cooperative and collaborative learning and actively engaged students in the comprehension of the statistics topic and that it was also effective for enhancing students’ motivation to learn Mathematics. The students acknowledge the success of their activity and recognized the WebQuest a relevant experience in their learning. Recommendations based on the findings of this study suggest that the WebQuest can be used as an effective methodology to explore the Web resources and to guide students to learn collaboratively.Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim SoaresUniversidade do MinhoCosta, Isabel Maria de Sousa2008-05-212008-05-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8054porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8054Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:57.110715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A WebQuest na aula de matemática: um estudo de caso com alunos do 10.º ano de escolaridade |
title |
A WebQuest na aula de matemática: um estudo de caso com alunos do 10.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
A WebQuest na aula de matemática: um estudo de caso com alunos do 10.º ano de escolaridade Costa, Isabel Maria de Sousa 51:372.88 372.88:51 371.68 681.324 |
title_short |
A WebQuest na aula de matemática: um estudo de caso com alunos do 10.º ano de escolaridade |
title_full |
A WebQuest na aula de matemática: um estudo de caso com alunos do 10.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
A WebQuest na aula de matemática: um estudo de caso com alunos do 10.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
A WebQuest na aula de matemática: um estudo de caso com alunos do 10.º ano de escolaridade |
title_sort |
A WebQuest na aula de matemática: um estudo de caso com alunos do 10.º ano de escolaridade |
author |
Costa, Isabel Maria de Sousa |
author_facet |
Costa, Isabel Maria de Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Isabel Maria de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
51:372.88 372.88:51 371.68 681.324 |
topic |
51:372.88 372.88:51 371.68 681.324 |
description |
Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Tecnologia Educativa |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-21 2008-05-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/8054 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/8054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133069464043520 |