Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Celina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1326
Resumo: O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado de acordo com o regulamento de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. Foi realizado no 2º ciclo em virtude de já ter feito o estágio no 1º ciclo quando frequentei o curso de professora no Magistério Primário da Guarda. Confere habilitação profissional para a docência no 1º ciclo e 2º ciclo nas disciplinas de História e Geografia de Portugal, Português, Ciências da Natureza e Matemática. O objetivo do mesmo é refletir sobre o percurso formativo com uma atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos, e desempenhos do quotidiano profissional experienciado com as dificuldades sentidas, obstáculos ultrapassados e estratégias utilizadas. Ao fim de quase trinta anos de serviço no 1º ciclo foi mais um desafio a lecionação no 2º ciclo e em disciplinas tão díspares. O relatório divide-se em três partes. A primeira parte destina-se ao enquadramento institucional da prática pedagógica. A segunda consta de uma reflexão sobre a importância dessa prática e apresentação sucinta da forma como decorreram as regências nas diferentes disciplinas. Na terceira parte e como proposta de uma prática docente relacionada com a superação de um problema e ou a implementação de uma medida relativa ao tema escolhido, diretamente relacionada com os programas escolhi a Educação para a Saúde e mais particularmente a Educação Sexual no 1º ciclo. A educação sexual nas escolas tem sido um processo difícil de concretizar apesar do enquadramento legal e das orientações educativas existentes e que promovem a sua implementação. A análise destas situações levou-nos a elaborar um projeto para o 1º ciclo com possibilidades de implementação em qualquer escola durante um ano letivo. Assim, a execução deste projeto tem como objetivo estimular a comunidade a pôr em prática a educação sexual nas nossas escolas.
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