Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/1305 |
Resumo: | Se partirmos do princípio que a evolução da criança acontece de uma forma contínua e integrada, estimulando o seu desenvolvimento global e tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário (OCEPE, 2007, p. 51), então facilmente se compreende que a temática da educação para a sexualidade, é uma temática transversal ao currículo desenvolvido nas salas de pré-escolar. Nesta perspetiva pareceu-nos que a metodologia de projeto seria a mais adequada ao desenvolvimento e implementação de um projeto nesta área, permitindo às crianças envolvimento e motivação para a construção de aprendizagens significativas. O desenvolvimento deste projeto teve como principal objetivo, alargar o campo de conhecimentos das crianças, no âmbito dos saberes sociais e do conhecimento do mundo e conhecer as conceções alternativas das crianças sobre esta temática. Verificámos que as crianças são constantemente influenciadas pelas ideias que o meio social e familiar lhes transmite o que dificulta a abordagem a conteúdos relativos à educação para a sexualidade. A fase de avaliação do projeto permitiu-nos verificar que as crianças desenvolveram as suas competências de expressão oral e de conhecimento do corpo, mas não alteraram a forma de designar os órgãos sexuais do corpo, ou seja, continuaram a designá-los de acordo com o seu meio social e familiar. Este facto evidencia a importância de envolver, neste tipo de projetos, a família e a comunidade. |
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Relatório de Estágio da Prática de Ensino SupervisionadaEducação Pré-EscolarEducação SexualMetodologia de ProjetoSe partirmos do princípio que a evolução da criança acontece de uma forma contínua e integrada, estimulando o seu desenvolvimento global e tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário (OCEPE, 2007, p. 51), então facilmente se compreende que a temática da educação para a sexualidade, é uma temática transversal ao currículo desenvolvido nas salas de pré-escolar. Nesta perspetiva pareceu-nos que a metodologia de projeto seria a mais adequada ao desenvolvimento e implementação de um projeto nesta área, permitindo às crianças envolvimento e motivação para a construção de aprendizagens significativas. O desenvolvimento deste projeto teve como principal objetivo, alargar o campo de conhecimentos das crianças, no âmbito dos saberes sociais e do conhecimento do mundo e conhecer as conceções alternativas das crianças sobre esta temática. Verificámos que as crianças são constantemente influenciadas pelas ideias que o meio social e familiar lhes transmite o que dificulta a abordagem a conteúdos relativos à educação para a sexualidade. A fase de avaliação do projeto permitiu-nos verificar que as crianças desenvolveram as suas competências de expressão oral e de conhecimento do corpo, mas não alteraram a forma de designar os órgãos sexuais do corpo, ou seja, continuaram a designá-los de acordo com o seu meio social e familiar. Este facto evidencia a importância de envolver, neste tipo de projetos, a família e a comunidade.Instituto Politécnico da Guarda2013-02-23T14:34:10Z2013-02-232012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/1305http://hdl.handle.net/10314/1305porBotas, Inês F Cinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:53:37Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/1305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:18.322319Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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