A mediação familiar na separação conjugal e conflitos parentais: Caracterização e avaliação da satisfação dos clientes que recorrem ao gabinete de mediação familar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/832
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Legal
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spelling A mediação familiar na separação conjugal e conflitos parentais: Caracterização e avaliação da satisfação dos clientes que recorrem ao gabinete de mediação familarPsicologia legalFamíliaMediaçãoConflitosSatisfaçãoAvaliaçãoDivórcioSeparaçãoDecisões legaisInstrumentosLegal psychologyFamilyMediationConflictsSatisfactionAssessmentDivorceSeparationLegal decisionsInstrumentsDissertação de Mestrado em Psicologia LegalO presente trabalho de investigação centra-se na mediação familiar, enquanto processo que poderá, em caso de separação/ divórcio, e em alternativa ao sistema judicial, ajudar os pais, com filhos menores, a dinamizarem estratégias que facilitem, por um lado, a sua co-parentalidade e, por outro, a reorganização da nova família binuclear emergente. A mediação familiar, comparativamente com outros países europeus, é uma área pouco explorada e dinamizada ao nível nacional. Este estudo, de natureza exploratória, tem como principal objectivo determinar a percepção do efeito da mediação familiar, nomeadamente ao nível da satisfação dos clientes (pré-mediados, mediados sem acordo e mediados com acordo) que recorreram ao Gabinete de Mediação Familiar e avaliar em que medida a decisão final influencia essa mesma satisfação. Com este propósito, foi construído um questionário, em três versões, adaptadas à fase processual em que cada cliente terminou o processo. A aplicação dos questionários foi feita, através de correio ou e-mail, a 100 clientes que recorreram ao Gabinete de Mediação Familiar no ano de 2004, após prévio consentimento dos participantes (via telefone). Dos clientes que participaram no estudo. 48 estiveram em processo de pré-mediação, 21 em processo de mediação, mas não alcançaram acordo final e 31 estiveram em mediação e alcançaram um acordo final. Os resultados apontam, em todas as variáveis avaliadas, para uma maior satisfação dos clientes que estiveram em processo de mediação e que alcançaram acordo final. Verificaram-se diferenças significativas e muito significativas entre os três grupos, quando comparados ao nível dos itens de satisfação, tendo-se observado que a variável acordo final influencia favoravelmente a satisfação da população estudada. Na discussão dos resultados são levantadas diversas questões para reflexão, sendo, finalmente, sugeridas algumas recomendações práticas.Instituto Superior de Psicologia AplicadaOliveira, Rui Aragão GomesRepositório do ISPARamos, Maria de Fátima2011-09-03T13:38:31Z2007-01-01T00:00:00Z2007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/832porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:56Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:56.357916Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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