Indicadores de maus-tratos infantis: um estudo exploratório em crianças do 1º ciclo do concelho de Olhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Sónia Isabel de Sousa Coelho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/306
Resumo: Dissertação mest., Psicologia, Universidade do Algarve, 2009
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spelling Indicadores de maus-tratos infantis: um estudo exploratório em crianças do 1º ciclo do concelho de OlhãoTesesEscolasCriançasMaus tratosDesenvolvimento da criançaDissertação mest., Psicologia, Universidade do Algarve, 2009O presente trabalho teve como principal objectivo investigar a presença de indicadores de maus-tratos em crianças que frequentam o primeiro ciclo de escolaridade obrigatória. Foram inquiridos 105 professores do 1º Ciclo do Concelho de Olhão, tendo sido abrangidas todas as escolas da rede pública e privada do Concelho de Olhão (treze escolas de ensino público e duas escolas de ensino privado). Os professores participantes no estudo identificaram 73 crianças como possíveis vítimas de maus-tratos. Para a recolha dos dados foi elaborado um questionário de Caracterização Sócio-Demográfica e Familiar e ainda um questionário de Caracterização dos Maus-Tratos Infantis. Este último foi construído com base numa versão adaptada da Cartilha Epidemiológica (2005) e atendendo aos dados divulgados no relatório publicado pelo Commonwealth Department of Health and Aged Care (2000). Os resultados obtidos neste estudo indicaram que a maioria das crianças assinaladas como vítimas de maus-tratos tinham entre sete e oito anos de idade, pertenciam a um nível socioeconómico desfavorecido, e residiam, maioritariamente, em meio urbano. Também, uma percentagem significativa das crianças em estudo apresentava uma ou mais retenções e entre as crianças sinalizadas como apresentando sinais consonantes com maus-tratos, uma elevada percentagem manifestava dificuldades de aprendizagem, dificuldades em manter a atenção/concentração e desmotivação face à escola. De igual modo, os professores assinalaram a presença de sintomatologia psicopatológica nestas crianças consistente com perturbações do tipo interiorizado. Por sua vez, o tempo de experiência profissional e o facto de leccionar em escolas e turmas de pequenas dimensões são sugeridos como factores facilitadores da identificação de maus-tratos infantis junto dos professores. Os resultados obtidos são discutidos, são apresentadas algumas limitações do estudo e efectuadas propostas de investigações futuras.Lemos, IdaSapientiaNunes, Sónia Isabel de Sousa Coelho2011-09-07T16:04:24Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/306por159.97 NUN*Ind Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:03Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/306Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:54:40.959838Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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