Supervisão em enfermagem neonatal: pais e enfermeiros como parceiros no desenvolvimento de competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sandra Patrícia Faustino
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1416
Resumo: Os cuidados de enfermagem neonatais baseiam-se no Modelo de Parceria de Cuidados, em que os pais progressivamente desenvolvem competências cuidativas. Cabe aos enfermeiros a supervisão deste complexo processo, paralelo a uma prática reflexiva que permita o desenvolvimento de competências profissionais. Realizámos um estudo de natureza exploratória e correlacional, com metodologia predominantemente quantitativa e com uma parte qualitativa. O objectivo geral é: correlacionar a auto-avaliação das competências parentais nos cuidados ao recém-nascido de risco com a satisfação dos pais e com a avaliação dos enfermeiros, no âmbito da prática de enfermagem familiar. Foi aplicado um questionário a 101 pais de recém-nascidos internados numa Unidade de Cuidados Intermédios de Neonatologia, próximo do momento da alta, para que realizassem a auto-avaliação de competências nos cuidados ao recém-nascido e avaliassem a satisfação com os cuidados de enfermagem. Incluiu uma escala que desenvolvemos para os pais se auto-avaliarem e uma escala de satisfação que foi por nós traduzida. Os enfermeiros realizaram um questionário para avaliarem as competências parentais e um questionário acerca da prática de enfermagem familiar, cuja escala foi também por nós traduzida. Estes instrumentos obtiveram boas características psicométricas. Os resultados obtidos permitem concluir que os pais auto-avaliam elevados níveis de competência nos cuidados ao recém-nascido de risco e sentem-se bastante satisfeitos com os cuidados de enfermagem. Verificou-se que a autoavaliação de competências parentais está relacionada positivamente com o tempo de internamento, com a avaliação dos enfermeiros e com a satisfação com os cuidados de enfermagem e que está relacionada negativamente com as semanas de gestação do recém-nascido. Relativamente à prática de enfermagem familiar, não se verificou relação entre esta e as características profissionais dos enfermeiros. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo revelam as sugestões dos pais para a melhoria dos cuidados e as vantagens, desvantagens e procedimentos que os enfermeiros reconhecem na prática de enfermagem familiar. Este estudo reforça o papel pedagógico do enfermeiro e alerta também para a importância da auto-supervisão e da prática reflexiva. O desenvolvimento de um programa de formação contínua acerca desta temática e o estabelecimento de grupos de supervisão clínica foram considerados como aspectos a desenvolver nesta unidade. A inclusão de sugestões dos pais foi também considerada fundamental. Futuramente, consideramos positivo aplicar este estudo noutras unidades de cuidados neonatais, para uma compreensão mais abrangente da supervisão neonatal. ABSTRACT: The neonatal nursing care is based on Partnership Model of Nursing Care, in which parents are considered the best caretakers of the newborn. For this reason, after negotiation, they are progressively integrated into care, which encourages the development of care skills. It is up to nurses to supervise this process, parallel to a reflective practice that allows the development of professional skills. To study this process, yet little investigated, we conducted an exploratory and correlational study with a predominantly quantitative methodology and a qualitative part. The overall aim is to correlate the self-assessment of parental care skills and the parental satisfaction with nursing care with the nurses parental skills evaluation and the family nursing practice. A questionnaire was administered to 101 parents of newborns admitted in an Intermediate Care Unit of Neonatology, near discharge, so that they could selfassessment care skills and assess satisfaction with nursing care. This questionnaire included a scale developed by us for parents to self-assess care skills and a satisfaction scale that we translated. In addition, the nurses completed a questionnaire to assess parental care skills and a questionnaire about family nursing practice, whose scale we also translated. These instruments obtained high psychometric characteristics. Results from the statistical analysis conclude that parents self-evaluate high levels of competence in newborns care and feel very satisfied with nursing care. It was found that self-evaluation of parental care skills is positively related to the length of stay, to the nurses parental skills assessment and to parents satisfaction with nursing care. It is negatively related to the gestational weeks of the newborn. The family nursing practice is not related to professional characteristics of nurses. Results from the content analysis reveal the parents suggestions for improving care and the advantages, disadvantages and procedures that nurses recognize in family nursing practice. This study reinforces the educational role of the nurse, through supervision that develops within the partnership. It also alerts to the importance of selfsupervision and reflective practice for ensuring the quality of care. The development of a training program about this theme to the multidisciplinary team and the establishment of groups for clinical supervision are projects to develop in this unit. The inclusion of parents suggestions was also considered fundamental. In the future, we intent to apply this study in other neonatal care units, for a more comprehensive understanding of supervision and partnership care developed between parents and nurses.
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Foi aplicado um questionário a 101 pais de recém-nascidos internados numa Unidade de Cuidados Intermédios de Neonatologia, próximo do momento da alta, para que realizassem a auto-avaliação de competências nos cuidados ao recém-nascido e avaliassem a satisfação com os cuidados de enfermagem. Incluiu uma escala que desenvolvemos para os pais se auto-avaliarem e uma escala de satisfação que foi por nós traduzida. Os enfermeiros realizaram um questionário para avaliarem as competências parentais e um questionário acerca da prática de enfermagem familiar, cuja escala foi também por nós traduzida. Estes instrumentos obtiveram boas características psicométricas. Os resultados obtidos permitem concluir que os pais auto-avaliam elevados níveis de competência nos cuidados ao recém-nascido de risco e sentem-se bastante satisfeitos com os cuidados de enfermagem. 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It was found that self-evaluation of parental care skills is positively related to the length of stay, to the nurses parental skills assessment and to parents satisfaction with nursing care. It is negatively related to the gestational weeks of the newborn. The family nursing practice is not related to professional characteristics of nurses. Results from the content analysis reveal the parents suggestions for improving care and the advantages, disadvantages and procedures that nurses recognize in family nursing practice. This study reinforces the educational role of the nurse, through supervision that develops within the partnership. It also alerts to the importance of selfsupervision and reflective practice for ensuring the quality of care. The development of a training program about this theme to the multidisciplinary team and the establishment of groups for clinical supervision are projects to develop in this unit. 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Incluiu uma escala que desenvolvemos para os pais se auto-avaliarem e uma escala de satisfação que foi por nós traduzida. Os enfermeiros realizaram um questionário para avaliarem as competências parentais e um questionário acerca da prática de enfermagem familiar, cuja escala foi também por nós traduzida. Estes instrumentos obtiveram boas características psicométricas. Os resultados obtidos permitem concluir que os pais auto-avaliam elevados níveis de competência nos cuidados ao recém-nascido de risco e sentem-se bastante satisfeitos com os cuidados de enfermagem. Verificou-se que a autoavaliação de competências parentais está relacionada positivamente com o tempo de internamento, com a avaliação dos enfermeiros e com a satisfação com os cuidados de enfermagem e que está relacionada negativamente com as semanas de gestação do recém-nascido. Relativamente à prática de enfermagem familiar, não se verificou relação entre esta e as características profissionais dos enfermeiros. 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For this reason, after negotiation, they are progressively integrated into care, which encourages the development of care skills. It is up to nurses to supervise this process, parallel to a reflective practice that allows the development of professional skills. To study this process, yet little investigated, we conducted an exploratory and correlational study with a predominantly quantitative methodology and a qualitative part. The overall aim is to correlate the self-assessment of parental care skills and the parental satisfaction with nursing care with the nurses parental skills evaluation and the family nursing practice. A questionnaire was administered to 101 parents of newborns admitted in an Intermediate Care Unit of Neonatology, near discharge, so that they could selfassessment care skills and assess satisfaction with nursing care. This questionnaire included a scale developed by us for parents to self-assess care skills and a satisfaction scale that we translated. In addition, the nurses completed a questionnaire to assess parental care skills and a questionnaire about family nursing practice, whose scale we also translated. These instruments obtained high psychometric characteristics. Results from the statistical analysis conclude that parents self-evaluate high levels of competence in newborns care and feel very satisfied with nursing care. It was found that self-evaluation of parental care skills is positively related to the length of stay, to the nurses parental skills assessment and to parents satisfaction with nursing care. It is negatively related to the gestational weeks of the newborn. The family nursing practice is not related to professional characteristics of nurses. Results from the content analysis reveal the parents suggestions for improving care and the advantages, disadvantages and procedures that nurses recognize in family nursing practice. This study reinforces the educational role of the nurse, through supervision that develops within the partnership. It also alerts to the importance of selfsupervision and reflective practice for ensuring the quality of care. The development of a training program about this theme to the multidisciplinary team and the establishment of groups for clinical supervision are projects to develop in this unit. The inclusion of parents suggestions was also considered fundamental. In the future, we intent to apply this study in other neonatal care units, for a more comprehensive understanding of supervision and partnership care developed between parents and nurses.
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