Avaliação e Intervenção nas dificuldades de aprendizagem – dislexia – na idade escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6808 |
Resumo: | A dislexia caracteriza-se por habilidades alteradas dos processos (fluência, compreensão e leitura correta de palavras). Além destas pode envolver ainda dificuldades no reconhecimento de palavras escritas, na descodificação, na adequação e habilidades ortográficas, podendo ainda manifestar-se no raciocínio matemático (APA, 2013, citado por Asorey & Fernández, 2013). Por sua vez, segundo vários autores a falta de interesse, de motivação e de curiosidade para o estudo constituem características da criança disléxica (Torres & Fernández, 2001; Pinto, 2012. A intervenção com estas crianças exige o uso de várias estratégias, reforços e formas de as motivar, bem como correções imediatas para que não mantenham erros (Coelho, 2012; Ribeiro & Baptista, 2006). O presente projeto partiu da problemática relacionada com as dificuldades de aprendizagem ao nível da leitura e da escrita, em que se enquadra a dislexia. Como investigadora, julgo importante refletir e investigar sobre estas áreas, bem como as dificuldades que lhes estão implícitas. Através da reflexão e investigação, pretendo descobrir fundamentos, causas, perspetivas e estratégias a desenvolver com a finalidade de proporcionar o sucesso educativo no aluno em questão, bem como a promoção da sua autoestima. Assim, este projeto surge com o objetivo de avaliar a eficácia de um programa de intervenção/reeducação de um aluno do ensino básico, abordando a consciência fonológica, a compreensão, o vocabulário, a leitura e a escrita. O projeto pretende constituir uma abordagem específica ao tema da dislexia, no que diz respeito às estratégias de compreensão, tendo em vista a superação das dificuldades de aprendizagem. Este projeto é um estudo de caso único, tendo como foco a ação pedagógica do Psicopedagogo no sentido de promover a aprendizagem do sujeito. Numa avaliação pedagógica, a criança apresenta algumas “dificuldades” nas áreas da leitura e da escrita: lê ainda com pouco ritmo e entoação, tem alguma dificuldade em escrever de forma correta, quer em ditado, quer por iniciativa própria. Esta criança necessita da implementação de estratégias na área da Língua Portuguesa para atingir com mais segurança e sucesso os seus objetivos futuramente. Dessa forma, o projeto tem como pressuposto a aplicação de uma avaliação inicial para compreensão das dificuldades do sujeito, realizando em seguida, uma intervenção adequada e, por fim, a realização de uma avaliação final, com o intuito de comparar dados: o momento 1 (avaliação inicial), como o momento 2 (avaliação final) – Pré e pós-teste. Após o processo de intervenção foram avaliados os resultados e estes mostraram que houve uma evolução no número de competências adquiridas, especificamente na leitura, na diminuição do número de erros, na escrita, nos fatores psicomotores (lateralidade, estruturação espácio-temporal, motricidade fina e global) e na motivação para a leitura e escrita. Estes resultados sugerem que se houver um diagnóstico atempado e uma intervenção precoce através de um amplo conjunto de estratégias e recursos, maior serão as possibilidades de atenuar tais problemas. |
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Avaliação e Intervenção nas dificuldades de aprendizagem – dislexia – na idade escolarDislexiaDificuldades específicas de aprendizagemAvaliação e intervençãoSucesso e insucesso escolarDyslexiaSpecific learning difficultiesEvaluationInterventionSuccess and failure in schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA dislexia caracteriza-se por habilidades alteradas dos processos (fluência, compreensão e leitura correta de palavras). Além destas pode envolver ainda dificuldades no reconhecimento de palavras escritas, na descodificação, na adequação e habilidades ortográficas, podendo ainda manifestar-se no raciocínio matemático (APA, 2013, citado por Asorey & Fernández, 2013). Por sua vez, segundo vários autores a falta de interesse, de motivação e de curiosidade para o estudo constituem características da criança disléxica (Torres & Fernández, 2001; Pinto, 2012. A intervenção com estas crianças exige o uso de várias estratégias, reforços e formas de as motivar, bem como correções imediatas para que não mantenham erros (Coelho, 2012; Ribeiro & Baptista, 2006). O presente projeto partiu da problemática relacionada com as dificuldades de aprendizagem ao nível da leitura e da escrita, em que se enquadra a dislexia. Como investigadora, julgo importante refletir e investigar sobre estas áreas, bem como as dificuldades que lhes estão implícitas. Através da reflexão e investigação, pretendo descobrir fundamentos, causas, perspetivas e estratégias a desenvolver com a finalidade de proporcionar o sucesso educativo no aluno em questão, bem como a promoção da sua autoestima. Assim, este projeto surge com o objetivo de avaliar a eficácia de um programa de intervenção/reeducação de um aluno do ensino básico, abordando a consciência fonológica, a compreensão, o vocabulário, a leitura e a escrita. O projeto pretende constituir uma abordagem específica ao tema da dislexia, no que diz respeito às estratégias de compreensão, tendo em vista a superação das dificuldades de aprendizagem. Este projeto é um estudo de caso único, tendo como foco a ação pedagógica do Psicopedagogo no sentido de promover a aprendizagem do sujeito. Numa avaliação pedagógica, a criança apresenta algumas “dificuldades” nas áreas da leitura e da escrita: lê ainda com pouco ritmo e entoação, tem alguma dificuldade em escrever de forma correta, quer em ditado, quer por iniciativa própria. Esta criança necessita da implementação de estratégias na área da Língua Portuguesa para atingir com mais segurança e sucesso os seus objetivos futuramente. Dessa forma, o projeto tem como pressuposto a aplicação de uma avaliação inicial para compreensão das dificuldades do sujeito, realizando em seguida, uma intervenção adequada e, por fim, a realização de uma avaliação final, com o intuito de comparar dados: o momento 1 (avaliação inicial), como o momento 2 (avaliação final) – Pré e pós-teste. Após o processo de intervenção foram avaliados os resultados e estes mostraram que houve uma evolução no número de competências adquiridas, especificamente na leitura, na diminuição do número de erros, na escrita, nos fatores psicomotores (lateralidade, estruturação espácio-temporal, motricidade fina e global) e na motivação para a leitura e escrita. Estes resultados sugerem que se houver um diagnóstico atempado e uma intervenção precoce através de um amplo conjunto de estratégias e recursos, maior serão as possibilidades de atenuar tais problemas.Dyslexia is characterized by altered processes skills (fluency, comprehension and correct reading of words). In addition to those, it may involve difficulties in recognition of written words, decoding, adequacy, spelling skills and also manifest itself in the mathematical reasoning (APA, 2013, quoted by Asorey & Fernández, 2013). On the other hand, according to several authors the lack of interest, motivation and curiosity for the study constitute characteristics of the dyslexic child (Torres & Fernández, 2001; Pinto, 2012. The intervention with these children requires the use of various strategies, reinforcements and ways to motivate, as well as immediate fixes for not keeping mistakes (rabbit, 2012; Raja & Baptista, 2006). This project arose from the problems related to the learning difficulties at the level of reading and writing, in which frames the dyslexia. As a psychopedagogue, I believe it important to reflect and investigate on these areas, as well as the difficulties that they are implied. Through reflection and research, I intend to discover fundamentals, causes, perspectives and strategies to develop, for the purpose of providing the educational success in the student in question, as well as the promotion of your self-esteem. Thus, this project arises in order to evaluate the effectiveness of an intervention program/re-education of an elementary school student, addressing the phonological awareness, comprehension, vocabulary, reading and writing. The project intends to provide a specific approach to the subject of dyslexia, as regards comprehension strategies, with a view to overcoming difficulties of learning. This project is a unique case study focusing on the Student's pedagogical action in order to promote the learning of the subject. In a pedagogical evaluation, the child has some "difficulties" in the areas of reading and writing: still reads with little rhythm and intonation, has some difficulty in writing correctly, either in dictation or on its own initiative. This child needs the implementation of strategies in the area of the Portuguese Language to achieve with more confidence and success, your goals in the future. In this way, the project has assumed the application of an initial assessment for understanding of the difficulties of the subject, by then an appropriate intervention and, ultimately, the achievement of a final evaluation, in order to compare data: the time 1 (initial evaluation), the time 2 (final evaluation) - Pre and post-test. After the process of intervention were evaluated the results and these have shown that there was an evolution in the number of acquired skills, specifically in reading, in the decrease in the number of errors, in writing, in psychomotor factors (laterality, space-time structuring, fine motor function and global) and the motivation for reading and writing. These results suggest that if there is a timely diagnosis and early intervention through a broad set of strategies and resources, the greater are the possibilities to mitigate such problems.Ramalho, JoaquimRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFerreira, Diana Vilar2018-06-14T15:26:01Z2018-04-06T00:00:00Z2018-04-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6808202212351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:11Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:42.498324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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