Eficácia do programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germano, Giseli Donadon
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872008000400006
http://hdl.handle.net/11449/29905
Resumo: TEMA: programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia do desenvolvimento. OBJETIVOS: verificar a eficácia de um programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia do desenvolvimento. Dentre os objetivos específicos, o estudo teve como finalidade comparar o desempenho cognitivo-lingüístico de escolares com dislexia do desenvolvimento com escolares bons leitores; comparar os achados dos procedimentos de avaliação de pré e pós testagem em escolares com dislexia submetidos e não submetidos ao programa; e, por fim, comparar os achados do programa de remediação em escolares com dislexia e escolares bons leitores submetidos ao programa de remediação. MÉTODO: participaram deste estudo 20 escolares, sendo o grupo I (GI) subdivido em: GIe, composto de cinco escolares com dislexia do desenvolvimento submetidos ao programa, e GIc, composto de cinco escolares com dislexia do desenvolvimento não submetidos ao programa. O grupo II (GII) foi subdividido em GIIe, composto de cinco escolares bons leitores submetidos à remediação, e GIIc, composto de cinco escolares bons leitores não submetidos à remediação. Foi realizado o programa de remediação auditivo-visual computadorizado Play-on. RESULTADOS: os resultados deste estudo revelaram que o GI apresentou desempenho inferior em habilidade de processamento auditivo e de consciência fonológica em comparação com o GII em situação de pré-testagem. Entretanto, o GIe apresentou desempenho semelhante ao GII em situação de pós-testagem, evidenciando a eficácia da remediação auditivo-visual em escolares com dislexia do desenvolvimento. CONCLUSÃO: o estudo evidenciou a eficácia do programa de remediação auditivo-visual em escolares com dislexia do desenvolvimento.
id UNSP_8e83aa6303bcdf834119a673171454cf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29905
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Eficácia do programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexiaEfficacy of an audio-visual computerized remediation program in students with dyslexiaDislexiaIntervençãoAprendizagemDyslexiaInterventionLearningTEMA: programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia do desenvolvimento. OBJETIVOS: verificar a eficácia de um programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia do desenvolvimento. Dentre os objetivos específicos, o estudo teve como finalidade comparar o desempenho cognitivo-lingüístico de escolares com dislexia do desenvolvimento com escolares bons leitores; comparar os achados dos procedimentos de avaliação de pré e pós testagem em escolares com dislexia submetidos e não submetidos ao programa; e, por fim, comparar os achados do programa de remediação em escolares com dislexia e escolares bons leitores submetidos ao programa de remediação. MÉTODO: participaram deste estudo 20 escolares, sendo o grupo I (GI) subdivido em: GIe, composto de cinco escolares com dislexia do desenvolvimento submetidos ao programa, e GIc, composto de cinco escolares com dislexia do desenvolvimento não submetidos ao programa. O grupo II (GII) foi subdividido em GIIe, composto de cinco escolares bons leitores submetidos à remediação, e GIIc, composto de cinco escolares bons leitores não submetidos à remediação. Foi realizado o programa de remediação auditivo-visual computadorizado Play-on. RESULTADOS: os resultados deste estudo revelaram que o GI apresentou desempenho inferior em habilidade de processamento auditivo e de consciência fonológica em comparação com o GII em situação de pré-testagem. Entretanto, o GIe apresentou desempenho semelhante ao GII em situação de pós-testagem, evidenciando a eficácia da remediação auditivo-visual em escolares com dislexia do desenvolvimento. CONCLUSÃO: o estudo evidenciou a eficácia do programa de remediação auditivo-visual em escolares com dislexia do desenvolvimento.BACKGROUND: an audio-visual computerized remediation program in students with developmental dyslexia. AIM: to verify the efficacy of an audio-visual computerized remediation program in students with developmental dyslexia. The specific goals of this study involved the comparison of the linguistic-cognitive performance of students with developmental dyslexia with that of students considered good readers; to compare the results obtained in pre and post-testing situations of students with dyslexia who were and were not submitted to the program; and to compare the results obtained with the remediation program in students with developmental dyslexia to those obtained in good readers. METHODS: the participants of this study were 20 students who were divided as follows: group I (GI) subdivided in: GIe (five students with developmental dyslexia who were submitted to the program) and GIc (five students with developmental dyslexia who were not submitted to the program); group II (GII) was subdivided in: GIIe (five good readers who were submitted to the program) and GIIc (five good readers who were not submitted to the program). An audio-visual computerized remediation program was used - Play on. RESULTS: results indicate that GI presented a lower performance in auditory processing and phonological awareness when compared to GII in the pre-testing situation. However, GIe presented a similar performance to that of GII in the post-testing situation, indicating the effectiveness of the audio-visual remediation program in students with developmental dyslexia. CONCLUSION: this study made evident the effectiveness of an audio-visual remediation program in students with developmental dyslexia.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaPró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Germano, Giseli DonadonCapellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-05-20T15:16:06Z2014-05-20T15:16:06Z2008-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article237-242application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872008000400006Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 20, n. 4, p. 237-242, 2008.0104-5687http://hdl.handle.net/11449/2990510.1590/S0104-56872008000400006S0104-568720080004000062-s2.0-65249146548S0104-56872008000400006.pdf9057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPró-Fono: Revista de Atualização Científicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29905Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficácia do programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia
Efficacy of an audio-visual computerized remediation program in students with dyslexia
title Eficácia do programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia
spellingShingle Eficácia do programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia
Germano, Giseli Donadon
Dislexia
Intervenção
Aprendizagem
Dyslexia
Intervention
Learning
title_short Eficácia do programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia
title_full Eficácia do programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia
title_fullStr Eficácia do programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia
title_full_unstemmed Eficácia do programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia
title_sort Eficácia do programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia
author Germano, Giseli Donadon
author_facet Germano, Giseli Donadon
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author_role author
author2 Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Germano, Giseli Donadon
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Intervenção
Aprendizagem
Dyslexia
Intervention
Learning
topic Dislexia
Intervenção
Aprendizagem
Dyslexia
Intervention
Learning
description TEMA: programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia do desenvolvimento. OBJETIVOS: verificar a eficácia de um programa de remediação auditivo-visual computadorizado em escolares com dislexia do desenvolvimento. Dentre os objetivos específicos, o estudo teve como finalidade comparar o desempenho cognitivo-lingüístico de escolares com dislexia do desenvolvimento com escolares bons leitores; comparar os achados dos procedimentos de avaliação de pré e pós testagem em escolares com dislexia submetidos e não submetidos ao programa; e, por fim, comparar os achados do programa de remediação em escolares com dislexia e escolares bons leitores submetidos ao programa de remediação. MÉTODO: participaram deste estudo 20 escolares, sendo o grupo I (GI) subdivido em: GIe, composto de cinco escolares com dislexia do desenvolvimento submetidos ao programa, e GIc, composto de cinco escolares com dislexia do desenvolvimento não submetidos ao programa. O grupo II (GII) foi subdividido em GIIe, composto de cinco escolares bons leitores submetidos à remediação, e GIIc, composto de cinco escolares bons leitores não submetidos à remediação. Foi realizado o programa de remediação auditivo-visual computadorizado Play-on. RESULTADOS: os resultados deste estudo revelaram que o GI apresentou desempenho inferior em habilidade de processamento auditivo e de consciência fonológica em comparação com o GII em situação de pré-testagem. Entretanto, o GIe apresentou desempenho semelhante ao GII em situação de pós-testagem, evidenciando a eficácia da remediação auditivo-visual em escolares com dislexia do desenvolvimento. CONCLUSÃO: o estudo evidenciou a eficácia do programa de remediação auditivo-visual em escolares com dislexia do desenvolvimento.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
2014-05-20T15:16:06Z
2014-05-20T15:16:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872008000400006
Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 20, n. 4, p. 237-242, 2008.
0104-5687
http://hdl.handle.net/11449/29905
10.1590/S0104-56872008000400006
S0104-56872008000400006
2-s2.0-65249146548
S0104-56872008000400006.pdf
9057316530389548
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-56872008000400006
http://hdl.handle.net/11449/29905
identifier_str_mv Pró-Fono Revista de Atualização Científica. Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda., v. 20, n. 4, p. 237-242, 2008.
0104-5687
10.1590/S0104-56872008000400006
S0104-56872008000400006
2-s2.0-65249146548
S0104-56872008000400006.pdf
9057316530389548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pró-Fono: Revista de Atualização Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 237-242
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128127881183232