Virtual innovation lab
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/71031 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
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Virtual innovation labPMEsSimulaçãoTecnologias emergentesSMEsSimulationEmerging technologiesEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de InformaçãoO tema que se propõe estudar é a maneira como as pequenas e médias empresas (PMEs) podem aprender sobre o potencial transformador das tecnologias emergentes, adquirindo uma melhor preparação para a Transformação Digital de produtos/serviços, processos e modelos de negócio. As PMEs têm maior dificuldade em avaliar o potencial transformador das tecnologias emergentes. Esta dificuldade advém da complexidade destas tecnologias, as quais estão frequentemente em estado muito imaturo de desenvolvimento. Assim a experimentação com estas tecnologias num ambiente seguro torna-se fundamental para uma decisão de investimento bem fundamentada. O primeiro objetivo deste trabalho é explorar os desafios da transformação digital com os quais os gestores das PMEs se defrontam, em particular o desafio de compreender o potencial transformador das tecnologias emergentes. Este trabalho parte do pressuposto que a aprendizagem por simulação é um meio eficaz para atingir esta compreensão. Neste trabalho apresentamos uma visão geral sobre como a simulação tem vindo a ser aplicada para promover a aprendizagem de processos e tecnologias complexas, nomeadamente em áreas como enfermagem e aviação. A experiência relatada nestas áreas é importante para informar a utilização da simulação na área dos Sistemas de Informação bem como fundamentar as decisões deste trabalho. Assim, o nosso trabalho foca três áreas centrais: (1) a implementação de estratégias de transformação digital nas PMEs, (2) as tecnologias emergentes com potencial transformador dos modelos de negócio das PMEs, e (3) a aprendizagem baseada na simulação da utilização de tecnologias emergentes. O nosso trabalho fornece recomendações para o desenvolvimento de competências digitais avançadas nas PMEs e apresenta um ambiente virtual de apoio à transformação digital nestas empresas. As recomendações e ambiente virtual são úteis aos gestores das PMEs e apontam caminhos para futura investigação na área da aprendizagem por simulação no contexto da transformação digital das PMEs.The theme we propose to study is the way in which small and medium-sized companies (SMEs) can learn about the transformative potential of emerging technologies, acquiring a better preparation for the Digital Transformation of products/services, processes and business models. SMEs find it more difficult to assess the transformative potential of emerging technologies. This difficulty come from the complexity of these technologies, which are often in a very immature state of development. Thus, experimentation with these technologies in a safe environment becomes essential for a well-founded investment decision. The first objective of this work is to explore the challenges of digital transformation that SME managers face, in particular the challenge of understanding the transformative potential of emerging technologies. This work assumes that simulation learning is an effective way to achieve this understanding. In this work we present an overview of how simulation has been applied to promote the learning of complex processes and technologies, namely in areas such as nursing and aviation. The experience reported in these areas is important to inform the use of simulation in the area of Information Systems as well as to base the decisions of this work. Thus, our work focuses on three central areas: (1) the implementation of digital transformation strategies in SMEs, (2) the emerging technologies with the transforming potential of SME business models, and (3) learning based on the simulation of use emerging technologies. Our work provides recommendations for the development of advanced digital skills in SMEs and presents a virtual environment to support digital transformation in these companies. The recommendations and virtual environment are useful to SME managers and point out ways for future research in the area of learning by simulation in the context of the digital transformation of SMEs.Ramos, IsabelUniversidade do MinhoVeloso, Andreia da Costa20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/71031por202638570info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/71031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:21.029606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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