Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Nuno
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sobral, Sónia Rolland
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1246
Resumo: O paradigma do ensino-aprendizagem está atualmente em mutação. Longe vão os tempos em que o professor era um mero transmissor de conhecimento na sua sala de aula, rodeado pelos seus instrumentos tecnológicos: livros, quadro de lousa, giz e apagador. Com o passar dos anos, muito mudou e continua a mudar. O professor deixou de ser o único transmissor e o centro do conhecimento; a sala de aula deixou de se limitar às 4 paredes, assim como os livros, o quadro de lousa, o giz e o apagador deixaram de ser os únicos instrumentos de trabalho do professor. As tecnologias digitais estão a formatar as metodologias de ensino- aprendizagem, sendo que atualmente as ferramentas web destacam-se das restantes tecnologias na preferência dos professores e alunos no processo educativo. Devido ao enorme leque existente de ferramentas web e face às conjunturas atuais no ensino, este artigo pretende identificar critérios de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0, para que em estudos futuros permitam avaliar essas ferramentas no ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada nesta investigação é do tipo de qualitativo com recurso à pesquisa bibliográfica desenvolvida mediante material já elaborado, principalmente livros e artigos científicos que permitirão averiguar e questionar a veracidade do estudo efetuado.
id RCAP_e9cbe9289e355fe7f99f3a4ca0bb6711
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1246
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.Domínios do saberconetividadeFerramentas webDeclaração de BolonhaEnsinoAprendizagemO paradigma do ensino-aprendizagem está atualmente em mutação. Longe vão os tempos em que o professor era um mero transmissor de conhecimento na sua sala de aula, rodeado pelos seus instrumentos tecnológicos: livros, quadro de lousa, giz e apagador. Com o passar dos anos, muito mudou e continua a mudar. O professor deixou de ser o único transmissor e o centro do conhecimento; a sala de aula deixou de se limitar às 4 paredes, assim como os livros, o quadro de lousa, o giz e o apagador deixaram de ser os únicos instrumentos de trabalho do professor. As tecnologias digitais estão a formatar as metodologias de ensino- aprendizagem, sendo que atualmente as ferramentas web destacam-se das restantes tecnologias na preferência dos professores e alunos no processo educativo. Devido ao enorme leque existente de ferramentas web e face às conjunturas atuais no ensino, este artigo pretende identificar critérios de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0, para que em estudos futuros permitam avaliar essas ferramentas no ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada nesta investigação é do tipo de qualitativo com recurso à pesquisa bibliográfica desenvolvida mediante material já elaborado, principalmente livros e artigos científicos que permitirão averiguar e questionar a veracidade do estudo efetuado.Universidade Portucalense2015-07-01T11:30:57Z2015-07-012014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1246http://hdl.handle.net/11328/1246porPeixoto, N., & Sobral, S. R. (2014). Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem, Revista DICT, 5, 53-62.1647-4023Peixoto, NunoSobral, Sónia Rollandinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:06:40Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1246Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:39.163118Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.
title Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.
spellingShingle Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.
Peixoto, Nuno
Domínios do saber
conetividade
Ferramentas web
Declaração de Bolonha
Ensino
Aprendizagem
title_short Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.
title_full Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.
title_fullStr Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.
title_full_unstemmed Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.
title_sort Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.
author Peixoto, Nuno
author_facet Peixoto, Nuno
Sobral, Sónia Rolland
author_role author
author2 Sobral, Sónia Rolland
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Nuno
Sobral, Sónia Rolland
dc.subject.por.fl_str_mv Domínios do saber
conetividade
Ferramentas web
Declaração de Bolonha
Ensino
Aprendizagem
topic Domínios do saber
conetividade
Ferramentas web
Declaração de Bolonha
Ensino
Aprendizagem
description O paradigma do ensino-aprendizagem está atualmente em mutação. Longe vão os tempos em que o professor era um mero transmissor de conhecimento na sua sala de aula, rodeado pelos seus instrumentos tecnológicos: livros, quadro de lousa, giz e apagador. Com o passar dos anos, muito mudou e continua a mudar. O professor deixou de ser o único transmissor e o centro do conhecimento; a sala de aula deixou de se limitar às 4 paredes, assim como os livros, o quadro de lousa, o giz e o apagador deixaram de ser os únicos instrumentos de trabalho do professor. As tecnologias digitais estão a formatar as metodologias de ensino- aprendizagem, sendo que atualmente as ferramentas web destacam-se das restantes tecnologias na preferência dos professores e alunos no processo educativo. Devido ao enorme leque existente de ferramentas web e face às conjunturas atuais no ensino, este artigo pretende identificar critérios de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0, para que em estudos futuros permitam avaliar essas ferramentas no ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada nesta investigação é do tipo de qualitativo com recurso à pesquisa bibliográfica desenvolvida mediante material já elaborado, principalmente livros e artigos científicos que permitirão averiguar e questionar a veracidade do estudo efetuado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01T00:00:00Z
2015-07-01T11:30:57Z
2015-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1246
http://hdl.handle.net/11328/1246
url http://hdl.handle.net/11328/1246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Peixoto, N., & Sobral, S. R. (2014). Alicerces de sustentabilidade de parâmetros de validação de ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem, Revista DICT, 5, 53-62.
1647-4023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134956923912192