Ferramentas Web X.0 no ensino-aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Nuno Miguel Cardoso
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sobral, Sónia Rolland
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/653
Resumo: Os estudantes de hoje em dia, fruto da geração digital, consideram que muito dos métodos de ensino usados pela maior parte dos professores estão a ficar obsoletos. As metodologias de ensino tradicionais contrastam com a rápida evolução tecnológica que se tem verificado nos últimos anos, não adequando-se de todo com a realidade. Muitas das ferramentas Web X.0 utilizadas pelos alunos diariamente não são e nem fazem parte das ferramentas usadas em contexto do ensino-aprendizagem. O incentivo e inovação das metodologias no ensino terá de passar obrigatoriamente pela utilização destas ferramentas, sendo estas uma das formas que os professores podem utilizar para captar a atenção dos seus alunos. Este artigo pretende verificar o que está a ser feito atualmente quanto à utilização das ferramentas web X.0 no ensino-aprendizagem e se isso efetivamente enquadra-se com a realidade emergente dos próximos anos. Utilizou-se o Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal – RCAAP, validando os documentos científicos publicados entre 2010 e 2011 que encontram-se armazenados nesta base de dados e que de alguma forma fazem referência à utilização das ferramentas web no ensino-aprendizagem e o que está a ser feito dentro desta área em Portugal. Analisou-se os mais recentes relatórios Horizon Report 2013, realizado conjuntamente com New Media Consortium (NMC), Consortium for School Networking (CoSN), International Society for Technology in Education (ISTE), Educase Learning Initiave (ELI) e com o apoio da Hewlett- Packard (HP), projeto anual composto por especialistas internacionais em diferentes áreas da educação e tecnologia do futuro o qual permite verificar o impacto das tecnologias mais emergentes, no ensino básico/secundário e ensino superior, nos próximos 5 anos em todo o mundo.
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