A influência das redes sociais na tomada de decisão dos eleitores em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2725 |
Resumo: | Nos dias de hoje, as redes sociais fazem inevitavelmente parte da vida quotidiana das pessoas. Desta forma, a comunicação política também deve passar pelos canais de comunicação digitais, em particular na social media. Neles, é importante definir uma estratégia de marketing e comunicação digital para captar novos eleitores e consecutivamente mais votos. Tal como nos canais de comunicação offline, também no digital um dos pontos indispensáveis na comunicação política, é a imagem do candidato. Esta deve mostrar um estilo próprio e que diferencie o candidato dos seus oponentes. O principal objetivo deste estudo é perceber a influência das redes sociais na tomada de decisão de voto dos eleitores portugueses. Ao longo do estudo são ainda analisadas diferentes perguntas de investigação de forma a analisar quais as redes sociais mais utilizadas para acompanhar a campanha política online e quais os critérios que influenciam a tomada de decisão de voto. Para alcançar o objetivo principal e responder às perguntas de investigação levantadas, foi efetuada uma pesquisa exploratória através de inquéritos por questionário. Foram realizados três inquéritos com base nas eleições presidenciais de 24 de janeiro de 2021. Os inquéritos foram distribuídos antes, durante e após o final da campanha eleitoral, tendo sido inquiridas 106 pessoas que responderam aos 3 inquéritos. Foi ainda utilizado o tipo de amostragem probabilística, com duas técnicas distintas, a de cachos e a aleatória simples. Com os resultados deste estudo, foi possível concluir que apenas 11% dos inquiridos alterou a intenção de voto decorrente da comunicação política efetuada pelos partidos políticos nas redes sociais durante esta campanha eleitoral. A rede social mais utilizada pelos inquiridos foi o Facebook, sendo também a que consideram mais segura e de confiança para acompanhar a comunicação política nos meios de comunicação online. |
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Nos dias de hoje, as redes sociais fazem inevitavelmente parte da vida quotidiana das pessoas. Desta forma, a comunicação política também deve passar pelos canais de comunicação digitais, em particular na social media. Neles, é importante definir uma estratégia de marketing e comunicação digital para captar novos eleitores e consecutivamente mais votos. Tal como nos canais de comunicação offline, também no digital um dos pontos indispensáveis na comunicação política, é a imagem do candidato. Esta deve mostrar um estilo próprio e que diferencie o candidato dos seus oponentes. O principal objetivo deste estudo é perceber a influência das redes sociais na tomada de decisão de voto dos eleitores portugueses. Ao longo do estudo são ainda analisadas diferentes perguntas de investigação de forma a analisar quais as redes sociais mais utilizadas para acompanhar a campanha política online e quais os critérios que influenciam a tomada de decisão de voto. Para alcançar o objetivo principal e responder às perguntas de investigação levantadas, foi efetuada uma pesquisa exploratória através de inquéritos por questionário. Foram realizados três inquéritos com base nas eleições presidenciais de 24 de janeiro de 2021. Os inquéritos foram distribuídos antes, durante e após o final da campanha eleitoral, tendo sido inquiridas 106 pessoas que responderam aos 3 inquéritos. Foi ainda utilizado o tipo de amostragem probabilística, com duas técnicas distintas, a de cachos e a aleatória simples. Com os resultados deste estudo, foi possível concluir que apenas 11% dos inquiridos alterou a intenção de voto decorrente da comunicação política efetuada pelos partidos políticos nas redes sociais durante esta campanha eleitoral. A rede social mais utilizada pelos inquiridos foi o Facebook, sendo também a que consideram mais segura e de confiança para acompanhar a comunicação política nos meios de comunicação online. |
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