A prova «Era uma Vez» : Uma nova prova projectiva para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagulha, Teresa
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3067
Resumo: A prova «Era uma yez ... » é uma nova técnica projectiva para crianças. É uma prova de completamento de histórias, que são apresentadas em três cenas de banda desenhada. Para completar a história a criança tem à sua disposição nove cenas desenhadas, entre as quais deverá escolher três e organizá-las em sequência. As nove cenas estão agrupadas em três categorias: Aflição, Fantasia e Realidade. A prova tem como objectivo descrever o modo como as crianças elaboram a ansiedade e o prazer, estados afectivos fundamentais no desenvolvimento psicológico. A autora apresenta as teorias de referência para a construção da prova e descreve o seu material e forma de aplicação. Apresenta-se um estudo inicial, com uma amostra de 162 crianças, entre 5-9 anos, que permitiu conhecer a reacção das crianças à prova, características das respostas, etc. Um outro estudo, com uma amostra de 245 crianças entre 6-8 anos, incidiu sobre a caracterização do padrão de respostas (categoria de cena escolhida/ posição na sequência). Um estudo com três grupos de crianças (agressivas, ansiosas e isoladas) revelou a possibilidade de diferenciar, a nível estatístico, as respostas dos três grupos, entre si e em relação ao grupo de controlo.
id RCAP_e9f6e5f1713156552e060fd9bf6761e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3067
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prova «Era uma Vez» : Uma nova prova projectiva para criançasA prova «Era uma yez ... » é uma nova técnica projectiva para crianças. É uma prova de completamento de histórias, que são apresentadas em três cenas de banda desenhada. Para completar a história a criança tem à sua disposição nove cenas desenhadas, entre as quais deverá escolher três e organizá-las em sequência. As nove cenas estão agrupadas em três categorias: Aflição, Fantasia e Realidade. A prova tem como objectivo descrever o modo como as crianças elaboram a ansiedade e o prazer, estados afectivos fundamentais no desenvolvimento psicológico. A autora apresenta as teorias de referência para a construção da prova e descreve o seu material e forma de aplicação. Apresenta-se um estudo inicial, com uma amostra de 162 crianças, entre 5-9 anos, que permitiu conhecer a reacção das crianças à prova, características das respostas, etc. Um outro estudo, com uma amostra de 245 crianças entre 6-8 anos, incidiu sobre a caracterização do padrão de respostas (categoria de cena escolhida/ posição na sequência). Um estudo com três grupos de crianças (agressivas, ansiosas e isoladas) revelou a possibilidade de diferenciar, a nível estatístico, as respostas dos três grupos, entre si e em relação ao grupo de controlo.ABSTRACT: The projective test «Era uma vez...» (Once upon a time ...) is a new projective technique for chiidren involving story completion. The stories are presented in three cartoon episodes, and the child must choose from among nine small scenes and put them in sequence to tell a story; these scenes differ in their characteristics: either they represent anxiety, fantasy, or reality possible outcomes. The test aims to describe how children elaborate emotions, mainly anxiety and pleasure, that are fundamental affects in psychological adaptation. The author presents the theoretical background of the test. The characteristics of the material and application are described. The test was initially studied with a group of 162 children, from 5-9 years old. It focused the children’s reaction to the test situation, the variability of the choice of the pictures, etc. The test was also studied with a group of 245 children, 6-8 years old, to characterize the frequency with which the different category scenes were chosen according to its placement in the sequence. The author also presents a study with three groups of children with aggressive, anxious and isolated behavior. The results indicated that the three groups could be statistically differentiated from each other and from the control group.ISPA - Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAFagulha, Teresa2014-09-18T19:28:59Z1994-01-01T00:00:00Z1994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3067porAnálise Psicológica, 12(4), 511-528info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:56Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:59.320340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prova «Era uma Vez» : Uma nova prova projectiva para crianças
title A prova «Era uma Vez» : Uma nova prova projectiva para crianças
spellingShingle A prova «Era uma Vez» : Uma nova prova projectiva para crianças
Fagulha, Teresa
title_short A prova «Era uma Vez» : Uma nova prova projectiva para crianças
title_full A prova «Era uma Vez» : Uma nova prova projectiva para crianças
title_fullStr A prova «Era uma Vez» : Uma nova prova projectiva para crianças
title_full_unstemmed A prova «Era uma Vez» : Uma nova prova projectiva para crianças
title_sort A prova «Era uma Vez» : Uma nova prova projectiva para crianças
author Fagulha, Teresa
author_facet Fagulha, Teresa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagulha, Teresa
description A prova «Era uma yez ... » é uma nova técnica projectiva para crianças. É uma prova de completamento de histórias, que são apresentadas em três cenas de banda desenhada. Para completar a história a criança tem à sua disposição nove cenas desenhadas, entre as quais deverá escolher três e organizá-las em sequência. As nove cenas estão agrupadas em três categorias: Aflição, Fantasia e Realidade. A prova tem como objectivo descrever o modo como as crianças elaboram a ansiedade e o prazer, estados afectivos fundamentais no desenvolvimento psicológico. A autora apresenta as teorias de referência para a construção da prova e descreve o seu material e forma de aplicação. Apresenta-se um estudo inicial, com uma amostra de 162 crianças, entre 5-9 anos, que permitiu conhecer a reacção das crianças à prova, características das respostas, etc. Um outro estudo, com uma amostra de 245 crianças entre 6-8 anos, incidiu sobre a caracterização do padrão de respostas (categoria de cena escolhida/ posição na sequência). Um estudo com três grupos de crianças (agressivas, ansiosas e isoladas) revelou a possibilidade de diferenciar, a nível estatístico, as respostas dos três grupos, entre si e em relação ao grupo de controlo.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-01-01T00:00:00Z
1994-01-01T00:00:00Z
2014-09-18T19:28:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/3067
url http://hdl.handle.net/10400.12/3067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 12(4), 511-528
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130071630348288