Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/639 |
Resumo: | The inscription of the subjectivity is an essential feature of the process ofcreation of the essay film. Two modes gained prominence and intensified themselves in contemporary times: the presence of the filmmaker with his/her body in the visual image and the presence through filmmakers’ voice in the sound image. Often there is a simultaneity of both modes. But there is a third mode of this inscription in which its presence is virtualized, actualizing itself in the creation of “intercessors” / “conceptual characters” / “aesthetic figures”. |
id |
RCAP_ea05d6ed1f20ad61cb09b3aa782eb06f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/639 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividadeFilme-ensaio e formas de inscrição da subjetividadeFilme-ensaio e formas de inscrição da subjetividadeFilme-ensaio e formas de inscrição da subjetividadeessay filminscription of subjectivityintercessorsconceptual charactersaesthetic figurescine-ensayoinscripción de la subjetividadintercesorespersonajes conceptualesfiguras estéticasfilme-ensaioinscrição da subjetividadeintercessorespersonagens conceituaisfiguras estéticasThe inscription of the subjectivity is an essential feature of the process ofcreation of the essay film. Two modes gained prominence and intensified themselves in contemporary times: the presence of the filmmaker with his/her body in the visual image and the presence through filmmakers’ voice in the sound image. Often there is a simultaneity of both modes. But there is a third mode of this inscription in which its presence is virtualized, actualizing itself in the creation of “intercessors” / “conceptual characters” / “aesthetic figures”.La inscripción de la subjetividad del ensayista en los procesos de creacióndel film-ensayo es una característica esencial de su práctica. Dos modos han venido intensificándose y ganado relevancia en la contemporaneidad: su presencia en cuerpo en la imagen visual y su presencia en voz en la imagen sonora, a menudo con la simultaneidad de ambos modos. Hay además un tercer modo de inscripción en el que dicha presencia se virtualiza, actualizándose en la creación de “intercesores” / “personajes conceptuales” / “figuras estéticas”.L’inscription de la subjectivité de l’essayiste dans les processus de créationdu film d’essai est une caractéristique essentielle de sa pratique. Deux modes ont pris de l’importance et se sont intensifiés à l’époque contemporaine : leur présence corporelle dans l’image visuelle et leur présence de leur voix dans l’image sonore, souvent avec la simultanéité des deux modes. Mais il existe un troisième mode de cette inscription dans lequel sa présence est virtualisée, s’actualisant dans la création “d’intercesseurs” / “personnages conceptuels” / “figures esthétiques”.A inscrição da subjetividade do ensaísta nos processos de criação do filme-ensaio constitui um traço essencial de sua prática. Dois modos ganharam relevo e se intensificaram na contemporaneidade: sua presença em corpo na imagem visual e sua presença em voz na imagem sonora, muitas vezes com a simultaneidade de ambos os modos. Mas há um terceiro modo dessa inscrição em que sua presença se virtualiza, atualizando-se na criação de "intercessores”/”personagens conceituais”/”figuras estéticas".DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2019-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/639DOC On-line; No. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; Núm. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; No 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; N.º 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/639https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/639/pdfDireitos de Autor (c) 2019 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Francisco Elinaldo2024-03-02T05:26:41Zoai:ojs.labcom-ifp.ubi.pt:article/639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:12:01.837989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade |
title |
Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade |
spellingShingle |
Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade Teixeira, Francisco Elinaldo essay film inscription of subjectivity intercessors conceptual characters aesthetic figures cine-ensayo inscripción de la subjetividad intercesores personajes conceptuales figuras estéticas filme-ensaio inscrição da subjetividade intercessores personagens conceituais figuras estéticas |
title_short |
Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade |
title_full |
Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade |
title_fullStr |
Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade |
title_full_unstemmed |
Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade |
title_sort |
Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade |
author |
Teixeira, Francisco Elinaldo |
author_facet |
Teixeira, Francisco Elinaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Francisco Elinaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
essay film inscription of subjectivity intercessors conceptual characters aesthetic figures cine-ensayo inscripción de la subjetividad intercesores personajes conceptuales figuras estéticas filme-ensaio inscrição da subjetividade intercessores personagens conceituais figuras estéticas |
topic |
essay film inscription of subjectivity intercessors conceptual characters aesthetic figures cine-ensayo inscripción de la subjetividad intercesores personajes conceptuales figuras estéticas filme-ensaio inscrição da subjetividade intercessores personagens conceituais figuras estéticas |
description |
The inscription of the subjectivity is an essential feature of the process ofcreation of the essay film. Two modes gained prominence and intensified themselves in contemporary times: the presence of the filmmaker with his/her body in the visual image and the presence through filmmakers’ voice in the sound image. Often there is a simultaneity of both modes. But there is a third mode of this inscription in which its presence is virtualized, actualizing itself in the creation of “intercessors” / “conceptual characters” / “aesthetic figures”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/639 |
url |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/639 https://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/doc/article/view/639/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2019 DOC On-line info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2019 DOC On-line |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
publisher.none.fl_str_mv |
DOC On-line DOC On-line DOC On-line DOC On-line |
dc.source.none.fl_str_mv |
DOC On-line; No. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires DOC On-line; Núm. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires DOC On-line; No 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires DOC On-line; N.º 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires 1646-477X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551985355784192 |