Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Francisco Elinaldo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/639
Resumo: The inscription of the subjectivity is an essential feature of the process ofcreation of the essay film. Two modes gained prominence and intensified themselves in contemporary times: the presence of the filmmaker with his/her body in the visual image and the presence through filmmakers’ voice in the sound image. Often there is a simultaneity of both modes. But there is a third mode of this inscription in which its presence is virtualized, actualizing itself in the creation of “intercessors” / “conceptual characters” / “aesthetic figures”.
id RCAP_f849aa56d0c477823d73c82a47cfc0fb
oai_identifier_str oai:doc.ubi.pt:article/639
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividadeFilme-ensaio e formas de inscrição da subjetividadeFilme-ensaio e formas de inscrição da subjetividadeFilme-ensaio e formas de inscrição da subjetividadeessay film; inscription of subjectivity; intercessors; conceptual characters; aesthetic figurescine-ensayo; inscripción de la subjetividad; intercesores; personajes conceptuales; figuras estéticasfilme-ensaio; inscrição da subjetividade; intercessores; personagens conceituais; figuras estéticasThe inscription of the subjectivity is an essential feature of the process ofcreation of the essay film. Two modes gained prominence and intensified themselves in contemporary times: the presence of the filmmaker with his/her body in the visual image and the presence through filmmakers’ voice in the sound image. Often there is a simultaneity of both modes. But there is a third mode of this inscription in which its presence is virtualized, actualizing itself in the creation of “intercessors” / “conceptual characters” / “aesthetic figures”.La inscripción de la subjetividad del ensayista en los procesos de creacióndel film-ensayo es una característica esencial de su práctica. Dos modos han venido intensificándose y ganado relevancia en la contemporaneidad: su presencia en cuerpo en la imagen visual y su presencia en voz en la imagen sonora, a menudo con la simultaneidad de ambos modos. Hay además un tercer modo de inscripción en el que dicha presencia se virtualiza, actualizándose en la creación de “intercesores” / “personajes conceptuales” / “figuras estéticas”.L’inscription de la subjectivité de l’essayiste dans les processus de créationdu film d’essai est une caractéristique essentielle de sa pratique. Deux modes ont pris de l’importance et se sont intensifiés à l’époque contemporaine : leur présence corporelle dans l’image visuelle et leur présence de leur voix dans l’image sonore, souvent avec la simultanéité des deux modes. Mais il existe un troisième mode de cette inscription dans lequel sa présence est virtualisée, s’actualisant dans la création “d’intercesseurs” / “personnages conceptuels” / “figures esthétiques”.A inscrição da subjetividade do ensaísta nos processos de criação do filme-ensaio constitui um traço essencial de sua prática. Dois modos ganharam relevo e se intensificaram na contemporaneidade: sua presença em corpo na imagem visual e sua presença em voz na imagem sonora, muitas vezes com a simultaneidade de ambos os modos. Mas há um terceiro modo dessa inscrição em que sua presença se virtualiza, atualizando-se na criação de "intercessores”/”personagens conceituais”/”figuras estéticas".DOC On-lineDOC On-lineDOC On-lineDOC On-line2019-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/639oai:doc.ubi.pt:article/639DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentairesDOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires1646-477Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/639http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/639/pdfCopyright (c) 2019 DOC On-lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Francisco Elinaldo2022-12-03T05:25:46ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade
Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade
Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade
Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade
title Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade
spellingShingle Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade
Teixeira, Francisco Elinaldo
essay film; inscription of subjectivity; intercessors; conceptual characters; aesthetic figures
cine-ensayo; inscripción de la subjetividad; intercesores; personajes conceptuales; figuras estéticas
filme-ensaio; inscrição da subjetividade; intercessores; personagens conceituais; figuras estéticas
title_short Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade
title_full Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade
title_fullStr Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade
title_full_unstemmed Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade
title_sort Filme-ensaio e formas de inscrição da subjetividade
author Teixeira, Francisco Elinaldo
author_facet Teixeira, Francisco Elinaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Francisco Elinaldo
dc.subject.por.fl_str_mv essay film; inscription of subjectivity; intercessors; conceptual characters; aesthetic figures
cine-ensayo; inscripción de la subjetividad; intercesores; personajes conceptuales; figuras estéticas
filme-ensaio; inscrição da subjetividade; intercessores; personagens conceituais; figuras estéticas
topic essay film; inscription of subjectivity; intercessors; conceptual characters; aesthetic figures
cine-ensayo; inscripción de la subjetividad; intercesores; personajes conceptuales; figuras estéticas
filme-ensaio; inscrição da subjetividade; intercessores; personagens conceituais; figuras estéticas
description The inscription of the subjectivity is an essential feature of the process ofcreation of the essay film. Two modes gained prominence and intensified themselves in contemporary times: the presence of the filmmaker with his/her body in the visual image and the presence through filmmakers’ voice in the sound image. Often there is a simultaneity of both modes. But there is a third mode of this inscription in which its presence is virtualized, actualizing itself in the creation of “intercessors” / “conceptual characters” / “aesthetic figures”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/639
oai:doc.ubi.pt:article/639
url http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/639
identifier_str_mv oai:doc.ubi.pt:article/639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/639
http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/doc/article/view/639/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 DOC On-line
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 DOC On-line
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
publisher.none.fl_str_mv DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
DOC On-line
dc.source.none.fl_str_mv DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires
DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires
DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires
DOC On-line; n. 26 (2019): IMAGENS E SONS DOCUMENTAIS | Imágenes documentales y sonidos | Documentary images and sounds | Images et sons documentaires
1646-477X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301618008522752