Dependência da aplicação Tiktok : motivações, personalidade, flow e sentimento de pertença na origem do vício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trigo, Inês Sofia Cabral
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23264
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_ea079efc59687438e992008deed0073d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dependência da aplicação Tiktok : motivações, personalidade, flow e sentimento de pertença na origem do vícioTikTokTeoria dos usos e gratificaçõesFlowSentimento de pertençaVíciouses and gratifications theorysense of belongingaddictionMestrado Bolonha em MarketingEsta investigação tem como objetivos (1) investigar que fatores levam ao desenvolvimento de uma utilização viciante da rede social TikTok, considerando características individuais do utilizador, gratificações obtidas durante o uso da rede social, o estado de flow e o sentimento de pertença; (2) examinar se o estado de flow induzido durante a utilização da TikTok varia com as características individuais do utilizador, com as gratificações anteriormente identificadas e com o sentimento de pertença, e por fim, (3) investigar se o sentimento de pertença varia com as gratificações obtidas durante o uso da rede social. O estudo usa uma metodologia quantitativa, com recurso a questionário online. Foram obtidas 650 respostas válidas através de uma amostra por conveniência, e usada a técnica de análise de regressões lineares múltiplas. Esta pesquisa traz novos insights para a literatura sobre o vício em redes sociais, identificando alguns dos antecedentes do vício na TikTok. Mais especificamente, os dados permitem especular que o Sentimento de Pertença pode representar um novo mecanismo pelas quais as motivações Evasão e Autoexpressão influenciam a adição à TikTok. Este estudo fornece evidências da relação positiva entre as gratificações nas redes sociais e a sua influência no flow e no sentimento de pertença, levando ao uso problemático de uma rede social. Este conhecimento pode ajudar a informar os provedores de redes sociais sobre os triggers do envolvimento dos utilizadores. Pode ainda ajudar a informar as autoridades de saúde pública sobre como ajudar os utilizadores a superar comportamentos de dependência nas redes sociais.This research aims to (1) investigate which factors lead to the development of addictive use of the social network TikTok, considering individual user characteristics, gratifications obtained during the use of the social network, the state of flow and the sense of belonging; (2) examine whether the state of flow induced during the use of TikTok varies with the individual user characteristics, with the previously identified gratifications and with the sense of belonging, and finally, (3) investigate whether the sense of belonging varies with the gratifications obtained during the use of the social network. The study uses a quantitative methodology, using an online questionnaire. 650 valid responses were obtained through a convenience sample, and the multiple linear regression analysis technique was used. This research brings new insights to the literature on social media addiction by identifying some of the antecedents of addiction on TikTok. More specifically, the data allow us to speculate that Sense of Belonging may represent a novel mechanism by which Escapism and Self-expression motivations influence TikTok addition. This study provides evidence of the positive relationship between social network gratifications and their influence on flow and sense of belonging, leading to problematic social network use. This knowledge can help inform social network providers about the triggers of user engagement. It can also help inform public health authorities on how to help users overcome addictive behaviour on social networks.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, Sandra Miranda deRepositório da Universidade de LisboaTrigo, Inês Sofia Cabral2022-07-25T00:30:19Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23264porTrigo, Inês Sofia Cabral (2021). "Dependência da aplicação Tiktok : motivações, personalidade, flow e sentimento de pertença na origem do vício". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:47Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:32.085957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dependência da aplicação Tiktok : motivações, personalidade, flow e sentimento de pertença na origem do vício
title Dependência da aplicação Tiktok : motivações, personalidade, flow e sentimento de pertença na origem do vício
spellingShingle Dependência da aplicação Tiktok : motivações, personalidade, flow e sentimento de pertença na origem do vício
Trigo, Inês Sofia Cabral
TikTok
Teoria dos usos e gratificações
Flow
Sentimento de pertença
Vício
uses and gratifications theory
sense of belonging
addiction
title_short Dependência da aplicação Tiktok : motivações, personalidade, flow e sentimento de pertença na origem do vício
title_full Dependência da aplicação Tiktok : motivações, personalidade, flow e sentimento de pertença na origem do vício
title_fullStr Dependência da aplicação Tiktok : motivações, personalidade, flow e sentimento de pertença na origem do vício
title_full_unstemmed Dependência da aplicação Tiktok : motivações, personalidade, flow e sentimento de pertença na origem do vício
title_sort Dependência da aplicação Tiktok : motivações, personalidade, flow e sentimento de pertença na origem do vício
author Trigo, Inês Sofia Cabral
author_facet Trigo, Inês Sofia Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra Miranda de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Trigo, Inês Sofia Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv TikTok
Teoria dos usos e gratificações
Flow
Sentimento de pertença
Vício
uses and gratifications theory
sense of belonging
addiction
topic TikTok
Teoria dos usos e gratificações
Flow
Sentimento de pertença
Vício
uses and gratifications theory
sense of belonging
addiction
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
2022-07-25T00:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/23264
url http://hdl.handle.net/10400.5/23264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Trigo, Inês Sofia Cabral (2021). "Dependência da aplicação Tiktok : motivações, personalidade, flow e sentimento de pertença na origem do vício". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131169167507456