Percepções do ensino pelos alunos : proposta de instrumento de avaliação para o ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/3161 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia, área de Psicologia Escolar. |
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Percepções do ensino pelos alunos : proposta de instrumento de avaliação para o ensino superiorDissertação de mestrado em Psicologia, área de Psicologia Escolar.A necessidade de maior responsabilidade pela melhoria da qualidade do ensino tem sido um tópico conciliador de interesse crescente no contexto do ensino superior. Em muitos casos, a avaliação da docência tomando as percepções dos alunos tem sido uma fonte importante da qualidade do ensino. Além disso, constitui uma medida directa de satisfação dos alunos, fornecendo informação útil ao docente sobre as suas práticas e feedback à instituição para uma gestão mais adequada dos seus recursos. Este trabalho procurou validar o questionário Percepções do Ensino pelos Alunos (PEA) inspirado no questionário Student´s Evaluation of Educational Quality (SEEQ; Marsh, 1987, 1991, 2001), com base numa amostra de 41 962 questionários recolhidos no 2ºsemestre de 2003-04 na Universidade do Minho. No estudo de validação, optou-se por trabalhar aspectos psicométricos dos itens do questionário de de modo a aferir a sua adequabilidade no contexto Ensino Superior em Portugal. No que concerne à análise de consistência interna do PEA, os resultados mostraram níveis elevados de consistência de .97. A par destes resultados, uma análise dos coeficientes de correlação, conjugada com uma análise de conteúdo dos itens, sugere a redução do número de itens por dimensão do PEA. A estrutura factorial não replica os 9 factores/dimensões de Marsh (2001), embora, os resultados se organizem de forma consistente em 5 factores/dimensões: valor das aprendizagens; valor sócio-relacional do processo ensino/aprendizagem; valor do ensino e de outros aspectos do currículo; valor da avaliação e confronto pessoal do aluno com as características (exigências) da disciplina. Os resultados na análise de variância (MANOVA) confirmaram a existência de efeitos principais do ano e da tipologia de aula em 2 dimensões, cuja diferença é favorável aos alunos dos anos curriculares mais avançados e quando as percepções dos alunos se reportam ao desempenho docente no contexto das aulas práticas. Os efeitos de interacção do ano da disciplina e tipologia de aula foram encontrados em 6 dimensões do PEA. Mais uma vez, as percepções mais positivas verificam-se junto dos anos intermédios e finais dos cursos e no contexto das aulas práticas. Por sua vez, a análise de variância (ANOVA) tomando 4 áreas de curso aponta para percepções mais positivas junto dos alunos frequentando cursos da área das Ciências da Educação, na generalidade das dimensões do PEA. Os resultados obtidos com a validação do questionário Percepções do Ensino pelos Alunos abrem caminhos para a sua utilização na investigação e intervenção a propósito da avaliação da qualidade do Ensino Superior.The need for greater accountability for quality improvement in teaching has become a major issue in higher education in recent years. In many cases, student evaluations of teaching have become a considerable source of data on teaching quality. Furthermore, it has the added benefit of being a direct measure of student’s satisfaction, as a performance indicator of teaching effectiveness for feedback`s institution to better resources management. The purpose of this study was to validate the questionnaire named Percepções do Ensino pelos Alunos (PEA), inspired in the Student’s Evaluation of Educational Quality Questionnaire (SEEQ, Marsh, 1987, 1991, 2001) with a sample of 41 962 surveys collected in the 2nd semestre of 2003-04 in the University of the Minho. In the validation study of PEA, the psychometrics aspects have been worked in order to evaluate his adequacy in the context of Portugal’s higher education. In what concerns the analysis of internal consistency of the PEA, the results have shown high levels of consistency of .97. However, correlation coefficients scores between items of the same factor as well as qualitative analyses suggest a reduction of the number of items by dimension of the PEA. Factor analyses do not reply the 9 factors in Marsh’s studies (2001), however, the results seem very consistently organized in five factors/dimensions: value of learning; value of social aspects of teaching and learning; value of teaching and other aspects of the curriculum; value of the evaluation and personal confrontation of the student with the characteristics (requirements) of the unit. The results of variance analyses (MANOVA) confirmed the existence of main effects of the year and type of class in 2 factors, whose difference is favourable to students of the more advanced curricular years in practical classes. The effects of year and type of class interactions have been found in 6 factors of PEA. Once again, the most positive perceptions were found in intermediate and final curricular years and in practical classes. In turn, the variance analyses (ANOVA) taking different domains, suggest high perceptions in the science education areas in the generality of PEA factors. The obtained results encouraged the use of the Percepções do Ensino pelos Alunos questionnaire to support the research and intervention on teaching quality in higher education.Almeida, Leandro S.Universidade do MinhoMorais, Natércia20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/3161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:16:56.157488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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