Afetividade no ensino contábil : percepções de alunos em instituições de ensino superior da cidade de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha Junior, Cesiro Aparecido da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/58121
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Vicente Pacheco
id UFPR_4db753bdd6103c4452c0e0ddd63a4cbd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/58121
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cunha Junior, Cesiro Aparecido daUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em ContabilidadePacheco, Vicente, 1952-2021-03-19T19:17:45Z2021-03-19T19:17:45Z2018https://hdl.handle.net/1884/58121Orientador: Prof. Dr. Vicente PachecoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade. Defesa : Curitiba, 31/08/2018Inclui referências: p.73-78Resumo: O presente trabalho realiza a investigação das percepções sobre os aspectos afetivos vivenciados em sala de aula por alunos do quarto ano dos Cursos de Ciências Contábeis de Instituições de Ensino Superior de Curitiba. Os objetivos especificos deste estudo consistem em averiguar as emoções e sentimentos dos discentes no ambiente do curso de Ciências Contábeis, comparar os sentimentos positivos, negativos e contrastantes percebidos entre os alunos das instituições pesquisadas, e apresentar as características das categorias surgidas nos mapas afetivos com base na análise das respostas dos discentes sobre o ambiente do curso de Ciências Contábeis. A literatura demonstra a importância do aspecto afetivo para o bom rendimento acadêmico, e o professor deve buscar comprender a necessidade de mitigar os sentimentos ruins para apresentar um bom rendimento no processo de ensino-aprendizagem. O estudo se caracterizou como um estudo exploratório e descritivo com o emprego do instrumento denominado Mapas Afetivos. Durante a coleta de dados, foi aplicado o instrumento a alunos de quatro instituições de ensino da cidade de Curitiba que se apresentavam regularmente matriculados no 4º ano do curso de Ciências Contábeis. A análise dos dados se iniciou com a caracterização dos respondentes, sendo ao todo 169 participantes. Posteriormente, as evocações de palavras permitiram identificar que predominaram entre as palavras positivas alegria, conhecimento e dedicação, e, dentre as palavras negativas que predominaram, estavam cansaço, tristeza e ansiedade. O questionário likert permitiu a análise fatorial sendo realizado o agrupamento das respostas em três fatores, o positivo, de contraste e negativos. Com as respostas prodronizadas encontradas durante a análise fatorial, foi realizada a análise bivariada, com um grau de significância de 10%, foi possível inferir que as mulheres apresentam uma percepção menor de fatores positivos quando comparados aos homens. Também foi possível apontar a diferença significativa entre as instituições quando comparadas os fatores positivos e de contraste. Também foram selecionados 31 casos para a análise qualitativa, em que, através da análise dos desenhos e do mapa afetivo, foram elencados como fatores positivo a possibilidade de um futuro profissional e o bom relacionamento com os demais colegas. Os fatores negativos apresentaram relatos de um relacionamento ruim entre professores e alunos, a sobrecarga de trabalho e a falta de interesse dos demais colegas. Com estes levantamentos, foi possível concluir que os alunos percebem de modo relativamente distinto os afetos no ambiente de curso, e o professor deve desenvolver suas habilidades pedagógicas para auxiliar para que os sentimentos consiredos negativos sejam reduzidos. Palavras-chave: Afetividade. Ensino contábil. Ambiente acadêmico. Mapas afetivos.Abstract: The present work performs the investigation of perceptions on the affective aspects lived in the classroom by students of the fourth year of the Courses of Accounting Sciences of Institutions of Higher Education of Curitiba .For this study the general objective of the work is to investigate the perception of the students of the fourth year of the Courses of Accounting Sciences of Institutions of Higher Education of Curitiba on the affective aspects experienced in the classroom. Literature demonstrates the importance of the affective aspect for good academic performance, and the teacher should seek to understand the need to mitigate bad feelings in order to present a good performance in the teaching-learning process. the study was characterized as an exploratory and descriptive study using the instrument called Affective Maps. During the data collection, the instrument was applied to students from four institutions of education in the city of Curitiba who were regularly enrolled in the 4th year of the course in Accounting Sciences. Data analysis started with the characterization of the respondents, with a total of 169 participants. Subsequently word evocations allowed to identify that between the positive words joy, knowledge and dedication, and among the negative words that predominated were fatigue, sadness and anxiety. The likert questionnaire allowed the factorial analysis to be performed, grouping the responses into three factors, positive, contrast and negative. With the padronized responses found during the factorial analysis, bivariate analysis was performed, with a degree of significance of 10%, it was possible to infer that among the women they present a lower perception of positive factors when compared to the men. It was also possible to point out the significant difference between the institutions when comparing the positive and contrast factors. Also 31 cases were selected for the qualitative analysis, where through the analysis of the drawings and the affective map were chosen as a positive factor the possibility of a future professional and the good relationship with the other colleagues. Negative factors reported poor relationships between teachers and students, overwork and lack of interest from other colleagues. With these surveys it was possible to conclude that students perceive the affections in the course environment relatively differently and that the teacher should develop his pedagogical skills to help negative negative feelings be reduced. Keywords: Affectivity. Accounting education. Academic environment. Affective maps.153 p. : il. (algumas color.).application/pdfContabilidade - Estudo e ensino (Superior)Ciências ContábeisAlunosEmoçõesAfetividade no ensino contábil : percepções de alunos em instituições de ensino superior da cidade de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CESIRO APARECIDO DA CUNHA JUNIOR.pdfapplication/pdf10898353https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58121/1/R%20-%20D%20-%20CESIRO%20APARECIDO%20DA%20CUNHA%20JUNIOR.pdf452cb625dc9067defafc5fcc67a58237MD51open access1884/581212021-03-19 16:17:45.725open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/58121Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-19T19:17:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Afetividade no ensino contábil : percepções de alunos em instituições de ensino superior da cidade de Curitiba
title Afetividade no ensino contábil : percepções de alunos em instituições de ensino superior da cidade de Curitiba
spellingShingle Afetividade no ensino contábil : percepções de alunos em instituições de ensino superior da cidade de Curitiba
Cunha Junior, Cesiro Aparecido da
Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Ciências Contábeis
Alunos
Emoções
title_short Afetividade no ensino contábil : percepções de alunos em instituições de ensino superior da cidade de Curitiba
title_full Afetividade no ensino contábil : percepções de alunos em instituições de ensino superior da cidade de Curitiba
title_fullStr Afetividade no ensino contábil : percepções de alunos em instituições de ensino superior da cidade de Curitiba
title_full_unstemmed Afetividade no ensino contábil : percepções de alunos em instituições de ensino superior da cidade de Curitiba
title_sort Afetividade no ensino contábil : percepções de alunos em instituições de ensino superior da cidade de Curitiba
author Cunha Junior, Cesiro Aparecido da
author_facet Cunha Junior, Cesiro Aparecido da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha Junior, Cesiro Aparecido da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Vicente, 1952-
contributor_str_mv Pacheco, Vicente, 1952-
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Ciências Contábeis
Alunos
Emoções
topic Contabilidade - Estudo e ensino (Superior)
Ciências Contábeis
Alunos
Emoções
description Orientador: Prof. Dr. Vicente Pacheco
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-19T19:17:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-19T19:17:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/58121
url https://hdl.handle.net/1884/58121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 153 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/58121/1/R%20-%20D%20-%20CESIRO%20APARECIDO%20DA%20CUNHA%20JUNIOR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 452cb625dc9067defafc5fcc67a58237
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898857264709632