A relação dos media tradicionais com as audiências através das redes sociais online – Um estudo de caso da participação dos telespectadores nos programas The Voice, A Voz de Portugal e The Voice Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Parmeggiani, Brenda dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10593
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação – Estudos dos Media e do Jornalismo.
id RCAP_ea397988f9c61c290312346855f182d5
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/10593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação dos media tradicionais com as audiências através das redes sociais online – Um estudo de caso da participação dos telespectadores nos programas The Voice, A Voz de Portugal e The Voice BrasilParticipaçãoRedes sociais onlineConvergênciaAudiênciaDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação – Estudos dos Media e do Jornalismo.O advento dos media digitais e da comunicação mediada por computador levantou novas questões acerca da natureza e da actividade das audiências. Assim, este estudo de caso, tem como objetivo avaliar a participação dos telespectadores através dos sites de redes sociais (SRS), nomeadamente o Facebook e o Twitter, nos programas The Voice, da emissora norte-americana NBC; A Voz de Portugal, da estação estatal portuguesa RTP; e The Voice Brasil, da Rede Globo. O modelo de programa televisivo, concebido na Holanda, é divulgado pelos criadores como o mais interactivo do género no mundo. Essa afirmação instigou a investigadora a estudar e questionar aspectos sobre a participação dos telespectadores. Na análise, são abordadas questões como: qual o papel dos telespectadores; se a utilização das redes sociais online promove um maior nível de participação; se os telespectadores/utilizadores são ativos nos SRS; quando e quantos posts são feitos nas páginas dos programas; se há interação entre pares e telespectadores-produtores (media); qual a freqüência de atividade nessas páginas ao longo do tempo; qual a relação entre os episódios do programa e a atividade registada nos SRS. Com um olhar guiado pelos preceitos de Jürgen Habermas e outros autores importantes, como Henry Jenkins e Daniel Dayan, questiona-se a comunicação estabelecida entre telespectadores e o conteúdo mediático que consomem: há participação e em que condições ocorre? Verifica-se que a participação existe, mas não num nível ideal. A inserção de procedimentos participativos já é encarada como uma obrigação pelos produtores de media, mas o formato para promover a participação das audiências num nível mais complexo e denso ainda não foi alcançado. Os programas da franquia The Voice lançam mais canais e dispositivos para tentar realizar essa difícil tarefa, mas não mantêm uma comunicação aberta e constante com os utilizadores e oferecem um espaço limitado para a divulgação do conteúdo enviado por eles. O telespectador, por sua vez, também tem uma parcela de culpa: a qualidade do conteúdo enviado fica aquém das expectativas de criatividade, busca de informação e geração de debates levantadas por Henry Jenkins (2009). Como atingir um nível mais alto de participação? O que falta para os utilizadores empenharem-se mais na produção de conteúdos? E de parte dos media, como alterar o processo de produção para interagir melhor com suas audiências? Esta investigação, talvez, levante mais perguntas que respostas, mas o que pretende de facto é contribuir para a discussão da participação das audiências e a reflexão sobre os comportamentos de utilizadores que estão a surgir em um contexto de convergência mediática.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNParmeggiani, Brenda dos Santos2013-10-17T08:22:27Z2013-032013-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:44:27Zoai:run.unl.pt:10362/10593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:34.060585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação dos media tradicionais com as audiências através das redes sociais online – Um estudo de caso da participação dos telespectadores nos programas The Voice, A Voz de Portugal e The Voice Brasil
title A relação dos media tradicionais com as audiências através das redes sociais online – Um estudo de caso da participação dos telespectadores nos programas The Voice, A Voz de Portugal e The Voice Brasil
spellingShingle A relação dos media tradicionais com as audiências através das redes sociais online – Um estudo de caso da participação dos telespectadores nos programas The Voice, A Voz de Portugal e The Voice Brasil
Parmeggiani, Brenda dos Santos
Participação
Redes sociais online
Convergência
Audiência
title_short A relação dos media tradicionais com as audiências através das redes sociais online – Um estudo de caso da participação dos telespectadores nos programas The Voice, A Voz de Portugal e The Voice Brasil
title_full A relação dos media tradicionais com as audiências através das redes sociais online – Um estudo de caso da participação dos telespectadores nos programas The Voice, A Voz de Portugal e The Voice Brasil
title_fullStr A relação dos media tradicionais com as audiências através das redes sociais online – Um estudo de caso da participação dos telespectadores nos programas The Voice, A Voz de Portugal e The Voice Brasil
title_full_unstemmed A relação dos media tradicionais com as audiências através das redes sociais online – Um estudo de caso da participação dos telespectadores nos programas The Voice, A Voz de Portugal e The Voice Brasil
title_sort A relação dos media tradicionais com as audiências através das redes sociais online – Um estudo de caso da participação dos telespectadores nos programas The Voice, A Voz de Portugal e The Voice Brasil
author Parmeggiani, Brenda dos Santos
author_facet Parmeggiani, Brenda dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Parmeggiani, Brenda dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Participação
Redes sociais online
Convergência
Audiência
topic Participação
Redes sociais online
Convergência
Audiência
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação – Estudos dos Media e do Jornalismo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-17T08:22:27Z
2013-03
2013-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/10593
url http://hdl.handle.net/10362/10593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137838629912576