O desenvolvimento sustentável e a língua portuguesa no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carla Ribas
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14710
Resumo: O presente trabalho foi realizado com uma turma do 4º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico e teve como principais objetivos promover a sensibilização à diversidade linguística e cultural em prol do desenvolvimento sustentável e relacionar a sensibilização à diversidade linguística e cultural com as componentes económica e ambiental do desenvolvimento sustentável. Como se trata de uma investigação do tipo investigação-ação, foi possível recolher dados ao longo do projeto de intervenção através da observação, de inquéritos por questionário e trabalhos produzidos pelos/com os alunos. A análise dos dados permitiu concluir que os alunos adquiriram conhecimentos referentes a diversas áreas e desenvolveram práticas positivas relativamente ao consumo responsável, contribuindo assim para uma sociedade mais consciente para os problemas existentes no nosso planeta, mais concretamente ao nível económico e ambiental, relacionando assim as duas dimensões do DS.
id RCAP_ea3dfedc960e62a4df3271dae8fbbc94
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14710
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento sustentável e a língua portuguesa no 1º CEBComunidade dos Países de Língua PortuguesaEducação pré-escolarDesenvolvimento sustentávelDiversidade linguísticaLusofoniaEnsino básico 1º cicloPluralismo culturalO presente trabalho foi realizado com uma turma do 4º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico e teve como principais objetivos promover a sensibilização à diversidade linguística e cultural em prol do desenvolvimento sustentável e relacionar a sensibilização à diversidade linguística e cultural com as componentes económica e ambiental do desenvolvimento sustentável. Como se trata de uma investigação do tipo investigação-ação, foi possível recolher dados ao longo do projeto de intervenção através da observação, de inquéritos por questionário e trabalhos produzidos pelos/com os alunos. A análise dos dados permitiu concluir que os alunos adquiriram conhecimentos referentes a diversas áreas e desenvolveram práticas positivas relativamente ao consumo responsável, contribuindo assim para uma sociedade mais consciente para os problemas existentes no nosso planeta, mais concretamente ao nível económico e ambiental, relacionando assim as duas dimensões do DS.This work was undertaken with a 4th grade group of students (1st cycle of basic education). The main objectives were to promote linguistic and cultural awareness for a sustainable development and relate the Linguistic and Cultural Awareness with the economic and environmental components of sustainable development. As this is an action research, it was possible to collect data throughout the project intervention through observation, questionnaires, and materials created by/with the students. Data analysis led us to conclude that students developed their knowledge regarding various areas and developed positive practices towards responsible consumption, thus contributing to a better society, being aware of the problems on our planet, more specifically the economic and environmental, by linking the two dimensions of Sustainable Development.Universidade de Aveiro2015-09-23T11:00:42Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14710TID:201568470porOliveira, Carla Ribasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:56Zoai:ria.ua.pt:10773/14710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:14.112041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento sustentável e a língua portuguesa no 1º CEB
title O desenvolvimento sustentável e a língua portuguesa no 1º CEB
spellingShingle O desenvolvimento sustentável e a língua portuguesa no 1º CEB
Oliveira, Carla Ribas
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Educação pré-escolar
Desenvolvimento sustentável
Diversidade linguística
Lusofonia
Ensino básico 1º ciclo
Pluralismo cultural
title_short O desenvolvimento sustentável e a língua portuguesa no 1º CEB
title_full O desenvolvimento sustentável e a língua portuguesa no 1º CEB
title_fullStr O desenvolvimento sustentável e a língua portuguesa no 1º CEB
title_full_unstemmed O desenvolvimento sustentável e a língua portuguesa no 1º CEB
title_sort O desenvolvimento sustentável e a língua portuguesa no 1º CEB
author Oliveira, Carla Ribas
author_facet Oliveira, Carla Ribas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carla Ribas
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Educação pré-escolar
Desenvolvimento sustentável
Diversidade linguística
Lusofonia
Ensino básico 1º ciclo
Pluralismo cultural
topic Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Educação pré-escolar
Desenvolvimento sustentável
Diversidade linguística
Lusofonia
Ensino básico 1º ciclo
Pluralismo cultural
description O presente trabalho foi realizado com uma turma do 4º ano de escolaridade do 1º ciclo do ensino básico e teve como principais objetivos promover a sensibilização à diversidade linguística e cultural em prol do desenvolvimento sustentável e relacionar a sensibilização à diversidade linguística e cultural com as componentes económica e ambiental do desenvolvimento sustentável. Como se trata de uma investigação do tipo investigação-ação, foi possível recolher dados ao longo do projeto de intervenção através da observação, de inquéritos por questionário e trabalhos produzidos pelos/com os alunos. A análise dos dados permitiu concluir que os alunos adquiriram conhecimentos referentes a diversas áreas e desenvolveram práticas positivas relativamente ao consumo responsável, contribuindo assim para uma sociedade mais consciente para os problemas existentes no nosso planeta, mais concretamente ao nível económico e ambiental, relacionando assim as duas dimensões do DS.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-09-23T11:00:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14710
TID:201568470
url http://hdl.handle.net/10773/14710
identifier_str_mv TID:201568470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137552361324544