Pensamento crítico em ciências e conexões com matemática : atividades do 1º CEB para o jardim da ciência e sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Filipa Teixeira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14606
Resumo: São várias as investigações e orientações curriculares nacionais e internacionais que enfatizam a necessidade de um ensino em ciências assente, por um lado, na promoção do pensamento crítico dos alunos e, por outro, no estabelecimento de conexões com outras áreas de saber, nomeadamente com a matemática. É ainda reconhecido o papel dos espaços de educação não-formal, por exemplo, dos centros de ciência, na aprendizagem dos alunos, sendo desejável a articulação entre estes contextos e a sala de aula. No entanto, são escassas as propostas didáticas que conciliem estas linhas orientadoras. Neste contexto, realizou-se o presente estudo, assente num plano de Investigação-Ação (I-A), com a finalidade de desenvolver (conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades orientadas para a promoção do Pensamento Crítico (PC), potenciadoras do estabelecimentos de conexões entre Ciências e Matemática e da articulação de contextos de Educação Formal (EF) e de Educação Não-formal (ENF) para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O espaço de ENF selecionado foi o Jardim da Ciência (JC), sedeado no Departamento de Educação (DE) da Universidade de Aveiro (UA). No total, foram desenvolvidas cinco atividades cuja implementação foi conduzida pela investigadora/professora formanda com 24 alunos do 1.º ano do 1.º CEB em sala de aula (antes e depois da visita) e no Jardim da Ciência (durante a visita). As questões a que se pretenderam dar resposta foram as seguintes: (1) Qual o contributo das atividades orientadas para a promoção do PC, potenciadoras do estabelecimento de conexões entre Ciências e Matemática e da articulação entre contextos de EF e de ENF, para a mobilização de capacidades de PC dos alunos?; (2) Qual o contributo das atividades orientadas para a promoção do PC, potenciadoras do estabelecimento de conexões entre Ciências e Matemática e da articulação entre contextos de EF e de ENF, para a (re)construção/mobilização de conhecimentos científicos e matemáticos dos alunos?. Recolheram-se dados recorrendo a diferentes instrumentos e técnicas durante e após a implementação das atividades, que foram, posteriormente, sujeitos a uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que as atividades desenvolvidas contribuíram para a mobilização de capacidades de PC e conhecimentos científicos e matemáticos dos alunos.
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Neste contexto, realizou-se o presente estudo, assente num plano de Investigação-Ação (I-A), com a finalidade de desenvolver (conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades orientadas para a promoção do Pensamento Crítico (PC), potenciadoras do estabelecimentos de conexões entre Ciências e Matemática e da articulação de contextos de Educação Formal (EF) e de Educação Não-formal (ENF) para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O espaço de ENF selecionado foi o Jardim da Ciência (JC), sedeado no Departamento de Educação (DE) da Universidade de Aveiro (UA). No total, foram desenvolvidas cinco atividades cuja implementação foi conduzida pela investigadora/professora formanda com 24 alunos do 1.º ano do 1.º CEB em sala de aula (antes e depois da visita) e no Jardim da Ciência (durante a visita). As questões a que se pretenderam dar resposta foram as seguintes: (1) Qual o contributo das atividades orientadas para a promoção do PC, potenciadoras do estabelecimento de conexões entre Ciências e Matemática e da articulação entre contextos de EF e de ENF, para a mobilização de capacidades de PC dos alunos?; (2) Qual o contributo das atividades orientadas para a promoção do PC, potenciadoras do estabelecimento de conexões entre Ciências e Matemática e da articulação entre contextos de EF e de ENF, para a (re)construção/mobilização de conhecimentos científicos e matemáticos dos alunos?. Recolheram-se dados recorrendo a diferentes instrumentos e técnicas durante e após a implementação das atividades, que foram, posteriormente, sujeitos a uma análise de conteúdo. Os resultados obtidos sugerem que as atividades desenvolvidas contribuíram para a mobilização de capacidades de PC e conhecimentos científicos e matemáticos dos alunos.There is a great deal of research and curricular standards – both national and international – with an emphasis on the need for a scientific education with strong bases on the promotion of critical thinking in the students, on the one hand, and the establishing of connections with other fields of inquiry, namely mathematics, on the other. The role of spaces for non-formal education, such as science centres, in student learning, has also been acknowledged, as well as the importance of the articulation between such contexts and the classroom. However, didactic proposals that bridge these guidelines are scarce. In this context, the present study was carried out, under the impetus of an Action-Research plan, with the goal of developing (conceiving, producing, implementing and assessing) guiding activities for the promotion of critical thinking skills, that foster the establishment of connections between sciences and mathematics and the articulation of formal education and non-formal education contexts for students of 1st cycle of compulsory Portuguese education (primary school). Jardim da Ciência [Science Garden], part of the Department of Education of the University of Aveiro, was the chosen space for non-formal education. In total, five activities were developed, and its implementation was conducted by the researcher/trainee teacher with 24 pupils class of the 1st grade in the classroom (before and after the visit), and in the Science Garden (during the visit). The questions to which answers were sought are the following: (1) What is the contribution of the guiding activities for the promotion of critical thinking, that foster the establishment of connections between sciences and mathematics and the articulation between formal education and non-formal education contexts for mobilizing student’s critical thinking skills? (2) What is the contribution of the guiding activities for the promotion of critical thinking, that foster the establishment of connections between sciences and mathematics and the articulation between formal education and non-formal education contexts for (re)building/mobilizing students’ scientific and mathematical knowledge? Data were collected by using different tools and techniques during and after the implementation of the activities, which were then subjected to content analysis. The results obtained suggest that the activities that were carried out contributed to the mobilization of the aforementioned capacities and knowledge in the students.Universidade de Aveiro2015-09-02T15:53:35Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14606TID:201574918porCarneiro, Filipa Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:43Zoai:ria.ua.pt:10773/14606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:09.465918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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