Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14355 |
Resumo: | A ciência e a matemática estão presentes no funcionamento das sociedades atuais, desempenhando um papel fundamental em várias atividades humanas que afetam o dia-a-dia das pessoas (Tenreiro-Vieira & Vieira, 2011). Neste quotidiano surge a necessidade de se tomar decisões de forma consciente, fundamentadas e justificadas, tornando-se importante o uso de capacidades de pensamento crítico (Tenreiro-Vieira & Vieira, 2011). Um dos objetivos que cabe à escola, passa por criar várias oportunidades para os alunos (re)construírem e mobilizarem os seus conhecimentos e capacidades de pensamento crítico. Explorar o potencial das conexões entre as ciências e matemática e a promoção das capacidades de pensamento crítico é um dos possíveis caminhos para atingir esse objetivo. Neste sentido, desenvolveu-se a presente investigação, que teve como finalidade elaborar atividades de ciências para potenciar conexões com a matemática e promover capacidades de pensamento crítico. Neste quadro, pretendeu-se averiguar os contributos das atividades desenvolvidas na (re)construção/mobilização de conhecimentos de ciências naturais e de matemática e de capacidades de pensamento crítico. O estudo envolveu uma turma com 19 alunos, do 6.º ano de escolaridade do 2.º CEB, assumindo um plano de Investigação-Ação. Na recolha de dados utilizaram-se instrumentos de análise das produções escritas dos alunos e notas de campo. Na análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados apontam que, as atividades desenvolvidas, orientadas para o potenciar conexões com a matemática e a promoção do pensamento crítico, têm contribuição na (re)construção/mobilização de conhecimentos ciências naturais e de matemática e na mobilização de capacidades de pensamento crítico. |
id |
RCAP_026f4ea5691fb467b2b08a38ece2670e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/14355 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humanaDidáticaEnsino da matemáticaConexões (Matemática)Pensamento criticoEducação matemática - Ensino básico 2º cicloEducação em ciências - Ensino básico 2º cicloAtividades de aprendizagemA ciência e a matemática estão presentes no funcionamento das sociedades atuais, desempenhando um papel fundamental em várias atividades humanas que afetam o dia-a-dia das pessoas (Tenreiro-Vieira & Vieira, 2011). Neste quotidiano surge a necessidade de se tomar decisões de forma consciente, fundamentadas e justificadas, tornando-se importante o uso de capacidades de pensamento crítico (Tenreiro-Vieira & Vieira, 2011). Um dos objetivos que cabe à escola, passa por criar várias oportunidades para os alunos (re)construírem e mobilizarem os seus conhecimentos e capacidades de pensamento crítico. Explorar o potencial das conexões entre as ciências e matemática e a promoção das capacidades de pensamento crítico é um dos possíveis caminhos para atingir esse objetivo. Neste sentido, desenvolveu-se a presente investigação, que teve como finalidade elaborar atividades de ciências para potenciar conexões com a matemática e promover capacidades de pensamento crítico. Neste quadro, pretendeu-se averiguar os contributos das atividades desenvolvidas na (re)construção/mobilização de conhecimentos de ciências naturais e de matemática e de capacidades de pensamento crítico. O estudo envolveu uma turma com 19 alunos, do 6.º ano de escolaridade do 2.º CEB, assumindo um plano de Investigação-Ação. Na recolha de dados utilizaram-se instrumentos de análise das produções escritas dos alunos e notas de campo. Na análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados apontam que, as atividades desenvolvidas, orientadas para o potenciar conexões com a matemática e a promoção do pensamento crítico, têm contribuição na (re)construção/mobilização de conhecimentos ciências naturais e de matemática e na mobilização de capacidades de pensamento crítico.Science and mathematics are fundamental in modern societies due to their important role in several daily activities (Tenreiro-Vieira & Vieira, 2011). In this context, it is vital to take decisions in a conscious way, based on critical thinking skills (Tenreiro-Veira & Vieira, 2011). In its turn, School has the duty to promote many opportunities to develop pupils’ critical thinking skills, through (re)construction and mobilization of their knowledge. The exploration of the potential of the connections between sciences and mathematics and the promotion of the critical thinking skills are possible paths to achieve that objective. Thus it has been developed the current investigation which has a main objective of elaborating scientific activities to promote critical thinking skills. In this context, it has been intended to evaluate the contribution of the developed activities in the process of (re)construction/mobilization of knowledge within natural sciences, mathematics and critical thinking skills. The study comprised a 19 pupils class of the 6th grade with an investigation-action plan. In the data gathering process it has been used written productions assessment instruments of pupils and field notes. In the data analysis it has been used a content assessment. The results show that the developed activities, expected to improve connections with mathematics and the promotion of critical thinking, contributed to the (re)construction/mobilization of knowledge of natural sciences and mathematics and simultaneously it mobilized critical thinking skills.Universidade de Aveiro2015-07-07T11:07:55Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14355TID:201567520porBrites, Berta Sofia Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:14Zoai:ria.ua.pt:10773/14355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:56.819480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana |
title |
Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana |
spellingShingle |
Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana Brites, Berta Sofia Martins Didática Ensino da matemática Conexões (Matemática) Pensamento critico Educação matemática - Ensino básico 2º ciclo Educação em ciências - Ensino básico 2º ciclo Atividades de aprendizagem |
title_short |
Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana |
title_full |
Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana |
title_fullStr |
Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana |
title_full_unstemmed |
Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana |
title_sort |
Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana |
author |
Brites, Berta Sofia Martins |
author_facet |
Brites, Berta Sofia Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brites, Berta Sofia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didática Ensino da matemática Conexões (Matemática) Pensamento critico Educação matemática - Ensino básico 2º ciclo Educação em ciências - Ensino básico 2º ciclo Atividades de aprendizagem |
topic |
Didática Ensino da matemática Conexões (Matemática) Pensamento critico Educação matemática - Ensino básico 2º ciclo Educação em ciências - Ensino básico 2º ciclo Atividades de aprendizagem |
description |
A ciência e a matemática estão presentes no funcionamento das sociedades atuais, desempenhando um papel fundamental em várias atividades humanas que afetam o dia-a-dia das pessoas (Tenreiro-Vieira & Vieira, 2011). Neste quotidiano surge a necessidade de se tomar decisões de forma consciente, fundamentadas e justificadas, tornando-se importante o uso de capacidades de pensamento crítico (Tenreiro-Vieira & Vieira, 2011). Um dos objetivos que cabe à escola, passa por criar várias oportunidades para os alunos (re)construírem e mobilizarem os seus conhecimentos e capacidades de pensamento crítico. Explorar o potencial das conexões entre as ciências e matemática e a promoção das capacidades de pensamento crítico é um dos possíveis caminhos para atingir esse objetivo. Neste sentido, desenvolveu-se a presente investigação, que teve como finalidade elaborar atividades de ciências para potenciar conexões com a matemática e promover capacidades de pensamento crítico. Neste quadro, pretendeu-se averiguar os contributos das atividades desenvolvidas na (re)construção/mobilização de conhecimentos de ciências naturais e de matemática e de capacidades de pensamento crítico. O estudo envolveu uma turma com 19 alunos, do 6.º ano de escolaridade do 2.º CEB, assumindo um plano de Investigação-Ação. Na recolha de dados utilizaram-se instrumentos de análise das produções escritas dos alunos e notas de campo. Na análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados apontam que, as atividades desenvolvidas, orientadas para o potenciar conexões com a matemática e a promoção do pensamento crítico, têm contribuição na (re)construção/mobilização de conhecimentos ciências naturais e de matemática e na mobilização de capacidades de pensamento crítico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-07-07T11:07:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/14355 TID:201567520 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/14355 |
identifier_str_mv |
TID:201567520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137550156169216 |