Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brites, Berta Sofia Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14355
Resumo: A ciência e a matemática estão presentes no funcionamento das sociedades atuais, desempenhando um papel fundamental em várias atividades humanas que afetam o dia-a-dia das pessoas (Tenreiro-Vieira & Vieira, 2011). Neste quotidiano surge a necessidade de se tomar decisões de forma consciente, fundamentadas e justificadas, tornando-se importante o uso de capacidades de pensamento crítico (Tenreiro-Vieira & Vieira, 2011). Um dos objetivos que cabe à escola, passa por criar várias oportunidades para os alunos (re)construírem e mobilizarem os seus conhecimentos e capacidades de pensamento crítico. Explorar o potencial das conexões entre as ciências e matemática e a promoção das capacidades de pensamento crítico é um dos possíveis caminhos para atingir esse objetivo. Neste sentido, desenvolveu-se a presente investigação, que teve como finalidade elaborar atividades de ciências para potenciar conexões com a matemática e promover capacidades de pensamento crítico. Neste quadro, pretendeu-se averiguar os contributos das atividades desenvolvidas na (re)construção/mobilização de conhecimentos de ciências naturais e de matemática e de capacidades de pensamento crítico. O estudo envolveu uma turma com 19 alunos, do 6.º ano de escolaridade do 2.º CEB, assumindo um plano de Investigação-Ação. Na recolha de dados utilizaram-se instrumentos de análise das produções escritas dos alunos e notas de campo. Na análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados apontam que, as atividades desenvolvidas, orientadas para o potenciar conexões com a matemática e a promoção do pensamento crítico, têm contribuição na (re)construção/mobilização de conhecimentos ciências naturais e de matemática e na mobilização de capacidades de pensamento crítico.
id RCAP_026f4ea5691fb467b2b08a38ece2670e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14355
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humanaDidáticaEnsino da matemáticaConexões (Matemática)Pensamento criticoEducação matemática - Ensino básico 2º cicloEducação em ciências - Ensino básico 2º cicloAtividades de aprendizagemA ciência e a matemática estão presentes no funcionamento das sociedades atuais, desempenhando um papel fundamental em várias atividades humanas que afetam o dia-a-dia das pessoas (Tenreiro-Vieira & Vieira, 2011). Neste quotidiano surge a necessidade de se tomar decisões de forma consciente, fundamentadas e justificadas, tornando-se importante o uso de capacidades de pensamento crítico (Tenreiro-Vieira & Vieira, 2011). Um dos objetivos que cabe à escola, passa por criar várias oportunidades para os alunos (re)construírem e mobilizarem os seus conhecimentos e capacidades de pensamento crítico. Explorar o potencial das conexões entre as ciências e matemática e a promoção das capacidades de pensamento crítico é um dos possíveis caminhos para atingir esse objetivo. Neste sentido, desenvolveu-se a presente investigação, que teve como finalidade elaborar atividades de ciências para potenciar conexões com a matemática e promover capacidades de pensamento crítico. Neste quadro, pretendeu-se averiguar os contributos das atividades desenvolvidas na (re)construção/mobilização de conhecimentos de ciências naturais e de matemática e de capacidades de pensamento crítico. O estudo envolveu uma turma com 19 alunos, do 6.º ano de escolaridade do 2.º CEB, assumindo um plano de Investigação-Ação. Na recolha de dados utilizaram-se instrumentos de análise das produções escritas dos alunos e notas de campo. Na análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados apontam que, as atividades desenvolvidas, orientadas para o potenciar conexões com a matemática e a promoção do pensamento crítico, têm contribuição na (re)construção/mobilização de conhecimentos ciências naturais e de matemática e na mobilização de capacidades de pensamento crítico.Science and mathematics are fundamental in modern societies due to their important role in several daily activities (Tenreiro-Vieira & Vieira, 2011). In this context, it is vital to take decisions in a conscious way, based on critical thinking skills (Tenreiro-Veira & Vieira, 2011). In its turn, School has the duty to promote many opportunities to develop pupils’ critical thinking skills, through (re)construction and mobilization of their knowledge. The exploration of the potential of the connections between sciences and mathematics and the promotion of the critical thinking skills are possible paths to achieve that objective. Thus it has been developed the current investigation which has a main objective of elaborating scientific activities to promote critical thinking skills. In this context, it has been intended to evaluate the contribution of the developed activities in the process of (re)construction/mobilization of knowledge within natural sciences, mathematics and critical thinking skills. The study comprised a 19 pupils class of the 6th grade with an investigation-action plan. In the data gathering process it has been used written productions assessment instruments of pupils and field notes. In the data analysis it has been used a content assessment. The results show that the developed activities, expected to improve connections with mathematics and the promotion of critical thinking, contributed to the (re)construction/mobilization of knowledge of natural sciences and mathematics and simultaneously it mobilized critical thinking skills.Universidade de Aveiro2015-07-07T11:07:55Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14355TID:201567520porBrites, Berta Sofia Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:14Zoai:ria.ua.pt:10773/14355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:56.819480Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana
title Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana
spellingShingle Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana
Brites, Berta Sofia Martins
Didática
Ensino da matemática
Conexões (Matemática)
Pensamento critico
Educação matemática - Ensino básico 2º ciclo
Educação em ciências - Ensino básico 2º ciclo
Atividades de aprendizagem
title_short Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana
title_full Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana
title_fullStr Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana
title_full_unstemmed Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana
title_sort Conexões entre ciências e matemática e promoção do pensamento crítico: atividades para o 2º CEB no âmbito da reprodução humana
author Brites, Berta Sofia Martins
author_facet Brites, Berta Sofia Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brites, Berta Sofia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Ensino da matemática
Conexões (Matemática)
Pensamento critico
Educação matemática - Ensino básico 2º ciclo
Educação em ciências - Ensino básico 2º ciclo
Atividades de aprendizagem
topic Didática
Ensino da matemática
Conexões (Matemática)
Pensamento critico
Educação matemática - Ensino básico 2º ciclo
Educação em ciências - Ensino básico 2º ciclo
Atividades de aprendizagem
description A ciência e a matemática estão presentes no funcionamento das sociedades atuais, desempenhando um papel fundamental em várias atividades humanas que afetam o dia-a-dia das pessoas (Tenreiro-Vieira & Vieira, 2011). Neste quotidiano surge a necessidade de se tomar decisões de forma consciente, fundamentadas e justificadas, tornando-se importante o uso de capacidades de pensamento crítico (Tenreiro-Vieira & Vieira, 2011). Um dos objetivos que cabe à escola, passa por criar várias oportunidades para os alunos (re)construírem e mobilizarem os seus conhecimentos e capacidades de pensamento crítico. Explorar o potencial das conexões entre as ciências e matemática e a promoção das capacidades de pensamento crítico é um dos possíveis caminhos para atingir esse objetivo. Neste sentido, desenvolveu-se a presente investigação, que teve como finalidade elaborar atividades de ciências para potenciar conexões com a matemática e promover capacidades de pensamento crítico. Neste quadro, pretendeu-se averiguar os contributos das atividades desenvolvidas na (re)construção/mobilização de conhecimentos de ciências naturais e de matemática e de capacidades de pensamento crítico. O estudo envolveu uma turma com 19 alunos, do 6.º ano de escolaridade do 2.º CEB, assumindo um plano de Investigação-Ação. Na recolha de dados utilizaram-se instrumentos de análise das produções escritas dos alunos e notas de campo. Na análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados apontam que, as atividades desenvolvidas, orientadas para o potenciar conexões com a matemática e a promoção do pensamento crítico, têm contribuição na (re)construção/mobilização de conhecimentos ciências naturais e de matemática e na mobilização de capacidades de pensamento crítico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-07-07T11:07:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14355
TID:201567520
url http://hdl.handle.net/10773/14355
identifier_str_mv TID:201567520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137550156169216