Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Rafael Vilar de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4149
Resumo: Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade
id RCAP_ea57dfa9cc949fd92160edaecd955432
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4149
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatroTeatro e comunidadeEnsino teatroActorNão-actorJoão MotaRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e ComunidadeEste relatório final de estágio curricular, apresentado para obtenção de grau de Mestre, foi desenvolvido a partir do acompanhamento de duas “Oficinas de Teatro”, ambas ministradas pelo encenador João Mota. Os contextos foram Teatro Nacional Dona Maria II, numa oficina direcionada a professores, formadores e público em geral; e a Comuna Teatro de Pesquisa, oficina esta direcionada a estudantes de teatro e atores profissionais. A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar as relações de semelhanças e diferenças existentes entre as práticas de ensino de teatro para atores e para não-atores. Entre as características comuns às duas oficinas e as que as distinguem pôde observar-se e descrever-se a forma particular como o formador encontrou soluções adequadas a cada contexto de formação, em que a ética de ensino do formador esteve ligada ao desejo de "aprofundamento humano" e de “desenvolvimento do ser sensível". Esta pesquisa traz contribuições, que se julgam úteis, para a área da pedagogia teatral, possibilitando, de alguma forma, a reflexão acerca das relações e das características do ensino que não têm por objetivo a formação de atores, mas ainda assim tem como centro a experiência teatral.ABSTRACT - This is the final report of the curricular training that was made to fulfil the requirements for Master graduation. The study focuses on two drama workshops, both directed by the stage director João Mota, One workshop was held in Teatro Dona Maria II, and it targeted teachers, trainers, and general public. The other workshop was held in Comuna Teatro de Pesquisa, and it targeted drama students and professional actors or actresses. This study aims to analyze the differences and the similarities between the drama teaching for actors and non-actors. The features that are shared by both workshops, as well as those that distinguish them, reveal the particular way the trainer adapts his performance to each educational context. The existence of a teaching ethics, concerned with “enhancing the development of people as human beings” and “development of the sensitive being”, is evident on the trainer´s options. This study aims to be a contribution to drama pedagogy, as it reflects upon the features of drama teaching, focusing on drama experience and not on actor training.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaVasques, EugéniaRCIPLMoraes, Rafael Vilar de2015-01-12T14:17:42Z2014-12-022014-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4149TID:201009870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:37.910383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro
title Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro
spellingShingle Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro
Moraes, Rafael Vilar de
Teatro e comunidade
Ensino teatro
Actor
Não-actor
João Mota
title_short Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro
title_full Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro
title_fullStr Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro
title_full_unstemmed Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro
title_sort Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro
author Moraes, Rafael Vilar de
author_facet Moraes, Rafael Vilar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasques, Eugénia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Rafael Vilar de
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro e comunidade
Ensino teatro
Actor
Não-actor
João Mota
topic Teatro e comunidade
Ensino teatro
Actor
Não-actor
João Mota
description Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-02
2014-12-02T00:00:00Z
2015-01-12T14:17:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4149
TID:201009870
url http://hdl.handle.net/10400.21/4149
identifier_str_mv TID:201009870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133393827397632