Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/4149 |
Resumo: | Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade |
id |
RCAP_ea57dfa9cc949fd92160edaecd955432 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4149 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatroTeatro e comunidadeEnsino teatroActorNão-actorJoão MotaRelatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e ComunidadeEste relatório final de estágio curricular, apresentado para obtenção de grau de Mestre, foi desenvolvido a partir do acompanhamento de duas “Oficinas de Teatro”, ambas ministradas pelo encenador João Mota. Os contextos foram Teatro Nacional Dona Maria II, numa oficina direcionada a professores, formadores e público em geral; e a Comuna Teatro de Pesquisa, oficina esta direcionada a estudantes de teatro e atores profissionais. A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar as relações de semelhanças e diferenças existentes entre as práticas de ensino de teatro para atores e para não-atores. Entre as características comuns às duas oficinas e as que as distinguem pôde observar-se e descrever-se a forma particular como o formador encontrou soluções adequadas a cada contexto de formação, em que a ética de ensino do formador esteve ligada ao desejo de "aprofundamento humano" e de “desenvolvimento do ser sensível". Esta pesquisa traz contribuições, que se julgam úteis, para a área da pedagogia teatral, possibilitando, de alguma forma, a reflexão acerca das relações e das características do ensino que não têm por objetivo a formação de atores, mas ainda assim tem como centro a experiência teatral.ABSTRACT - This is the final report of the curricular training that was made to fulfil the requirements for Master graduation. The study focuses on two drama workshops, both directed by the stage director João Mota, One workshop was held in Teatro Dona Maria II, and it targeted teachers, trainers, and general public. The other workshop was held in Comuna Teatro de Pesquisa, and it targeted drama students and professional actors or actresses. This study aims to analyze the differences and the similarities between the drama teaching for actors and non-actors. The features that are shared by both workshops, as well as those that distinguish them, reveal the particular way the trainer adapts his performance to each educational context. The existence of a teaching ethics, concerned with “enhancing the development of people as human beings” and “development of the sensitive being”, is evident on the trainer´s options. This study aims to be a contribution to drama pedagogy, as it reflects upon the features of drama teaching, focusing on drama experience and not on actor training.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e CinemaVasques, EugéniaRCIPLMoraes, Rafael Vilar de2015-01-12T14:17:42Z2014-12-022014-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4149TID:201009870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:47Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:37.910383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro |
title |
Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro |
spellingShingle |
Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro Moraes, Rafael Vilar de Teatro e comunidade Ensino teatro Actor Não-actor João Mota |
title_short |
Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro |
title_full |
Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro |
title_fullStr |
Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro |
title_full_unstemmed |
Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro |
title_sort |
Práticas de ensino de teatro para atores e para não atores: estudo de caso João Mota e as oficinas de teatro |
author |
Moraes, Rafael Vilar de |
author_facet |
Moraes, Rafael Vilar de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasques, Eugénia RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Rafael Vilar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro e comunidade Ensino teatro Actor Não-actor João Mota |
topic |
Teatro e comunidade Ensino teatro Actor Não-actor João Mota |
description |
Relatório de Estágio submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-02 2014-12-02T00:00:00Z 2015-01-12T14:17:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/4149 TID:201009870 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/4149 |
identifier_str_mv |
TID:201009870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133393827397632 |