Plano de marketing territorial para o rio Guadiana na região de Alcoutim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaco, Ioana Despina Vicente
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15046
Resumo: O marketing territorial constitui uma ferramenta estratégica, cada vez mais incorporada na política de gestão dos territórios. O presente estudo tem por objetivo promover o território de Alcoutim, tendo em conta as suas potencialidades, nomeadamente o rio Guadiana, através do desenvolvimento de um plano de marketing territorial. Pretende reforçar a atratividade deste território e acentuar os seus fatores diferenciadores, visando consequentemente aumentar a sua competitividade e os seus níveis de desenvolvimento. O concelho de Alcoutim, espaço com características marcadamente rurais, tem a particularidade de se localizar numa faixa de transição litoral/interior, apresentando elevada diversidade paisagística, onde o rio Guadiana é um potencial sócio-económico e territorial. Além da abordagem teórica do marketing territorial e do branding e a forma como eles contribuem para o desenvolvimento dos territórios apresenta-se a estratégia para Alcoutim como exemplo da aplicabilidade do marketing territorial num território com características marcadamente rurais, em Portugal. Tendo em conta os objetivos do estudo, esta passará por entender quais as principais características definidoras e qual o potencial do território em questão. Pretende-se que seja aprofundado o conhecimento sobre Alcoutim e a sua ligação ao Rio Guadiana, recriando a marca Alcoutim, bem como explorar o potencial da vila, tornando-a num local mais atrativo tanto para os turistas como para os residentes e os investidores.
id RCAP_ea643c856ee261ad0868ca3a447fe177
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15046
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing territorial para o rio Guadiana na região de AlcoutimMarketing territorialBrandingLace brandingRio GuadianaAlcoutimCulturaRecursosTurismoO marketing territorial constitui uma ferramenta estratégica, cada vez mais incorporada na política de gestão dos territórios. O presente estudo tem por objetivo promover o território de Alcoutim, tendo em conta as suas potencialidades, nomeadamente o rio Guadiana, através do desenvolvimento de um plano de marketing territorial. Pretende reforçar a atratividade deste território e acentuar os seus fatores diferenciadores, visando consequentemente aumentar a sua competitividade e os seus níveis de desenvolvimento. O concelho de Alcoutim, espaço com características marcadamente rurais, tem a particularidade de se localizar numa faixa de transição litoral/interior, apresentando elevada diversidade paisagística, onde o rio Guadiana é um potencial sócio-económico e territorial. Além da abordagem teórica do marketing territorial e do branding e a forma como eles contribuem para o desenvolvimento dos territórios apresenta-se a estratégia para Alcoutim como exemplo da aplicabilidade do marketing territorial num território com características marcadamente rurais, em Portugal. Tendo em conta os objetivos do estudo, esta passará por entender quais as principais características definidoras e qual o potencial do território em questão. Pretende-se que seja aprofundado o conhecimento sobre Alcoutim e a sua ligação ao Rio Guadiana, recriando a marca Alcoutim, bem como explorar o potencial da vila, tornando-a num local mais atrativo tanto para os turistas como para os residentes e os investidores.Territorial marketing is a strategic tool, increasingly incorporated into territorial management policy. This study aims to promote the territory of Alcoutim, taking into account its potential, namely the Guadiana River, through the development of a territorial marketing plan. It aims to reinforce the attractiveness of this territory and accentuate its differentiating factors, thereby aiming to increase its competitiveness and its levels of development. The municipality of Alcoutim, a space with markedly rural characteristics, has the particularity of being located in a coastal / inland transition range, presenting high landscape diversity, where the Guadiana river is a socio-economic and territorial potential. Besides the theoretical approach of territorial marketing and branding and the way they contribute to the development of territories, the strategy for Alcoutim is presented as an example of the applicability of territorial marketing in a territory with markedly rural characteristics, in Portugal. Taking into account the objectives of the study, it will understand what are the main defining characteristics and the potential of the territory in question. It is intended to deepen the knowledge of Alcoutim and its connection to the Guadiana River, recreating the Alcoutim brand, as well as to explore the potential of the village, making it a more attractive place for tourists, residents and investors alike.Antunes, Carla RoloSapientiaCavaco, Ioana Despina Vicente2021-02-05T10:50:00Z2019-12-192019-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15046TID:202540979porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:26Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:05:57.756168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing territorial para o rio Guadiana na região de Alcoutim
title Plano de marketing territorial para o rio Guadiana na região de Alcoutim
spellingShingle Plano de marketing territorial para o rio Guadiana na região de Alcoutim
Cavaco, Ioana Despina Vicente
Marketing territorial
Branding
Lace branding
Rio Guadiana
Alcoutim
Cultura
Recursos
Turismo
title_short Plano de marketing territorial para o rio Guadiana na região de Alcoutim
title_full Plano de marketing territorial para o rio Guadiana na região de Alcoutim
title_fullStr Plano de marketing territorial para o rio Guadiana na região de Alcoutim
title_full_unstemmed Plano de marketing territorial para o rio Guadiana na região de Alcoutim
title_sort Plano de marketing territorial para o rio Guadiana na região de Alcoutim
author Cavaco, Ioana Despina Vicente
author_facet Cavaco, Ioana Despina Vicente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Carla Rolo
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavaco, Ioana Despina Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing territorial
Branding
Lace branding
Rio Guadiana
Alcoutim
Cultura
Recursos
Turismo
topic Marketing territorial
Branding
Lace branding
Rio Guadiana
Alcoutim
Cultura
Recursos
Turismo
description O marketing territorial constitui uma ferramenta estratégica, cada vez mais incorporada na política de gestão dos territórios. O presente estudo tem por objetivo promover o território de Alcoutim, tendo em conta as suas potencialidades, nomeadamente o rio Guadiana, através do desenvolvimento de um plano de marketing territorial. Pretende reforçar a atratividade deste território e acentuar os seus fatores diferenciadores, visando consequentemente aumentar a sua competitividade e os seus níveis de desenvolvimento. O concelho de Alcoutim, espaço com características marcadamente rurais, tem a particularidade de se localizar numa faixa de transição litoral/interior, apresentando elevada diversidade paisagística, onde o rio Guadiana é um potencial sócio-económico e territorial. Além da abordagem teórica do marketing territorial e do branding e a forma como eles contribuem para o desenvolvimento dos territórios apresenta-se a estratégia para Alcoutim como exemplo da aplicabilidade do marketing territorial num território com características marcadamente rurais, em Portugal. Tendo em conta os objetivos do estudo, esta passará por entender quais as principais características definidoras e qual o potencial do território em questão. Pretende-se que seja aprofundado o conhecimento sobre Alcoutim e a sua ligação ao Rio Guadiana, recriando a marca Alcoutim, bem como explorar o potencial da vila, tornando-a num local mais atrativo tanto para os turistas como para os residentes e os investidores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
2019-12-19T00:00:00Z
2021-02-05T10:50:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/15046
TID:202540979
url http://hdl.handle.net/10400.1/15046
identifier_str_mv TID:202540979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133299848773632