Autoavaliação de escolas: um estudo de caso centrado numa parceria entre uma Universidade e um Agrupamento de Escolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32300 |
Resumo: | O presente artigo foca a assessoria que um Centro de Investigação do domínio da Educação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública prestou durante dois anos letivos a um Agrupamento de Escolas no âmbito da sua autoavaliação, em resultado da parceria estabelecida entre as duas instituições. As duas primeiras autoras são as investigadoras que integraram a parceria e o terceiro autor foi, durante a parceria, o Diretor do Agrupamento de Escolas. A abordagem metodológica é um estudo de caso, em que o caso é a parceria entre as duas instituições que ocorreu na forma de assessoria nos anos letivos 2010/11 e 2011/12. O objetivo do estudo é analisar as principais mais-valias, constrangimentos e impacte ocorridos no contexto da assessoria. O estudo incluiu duas fases: na fase 1, ocorrida durante a assessoria, os dados foram recolhidos através de análise documental, entrevistas e um questionário; na fase 2, cerca de 5 anos após a assessoria, realizaram-se entrevistas a membros do então Grupo de Avaliação Interna. O tratamento de dados foi feito principalmente por análise de conteúdo. Os principais resultados sugerem que a parceria permitiu (i) estreitar relações entre as duas instituições, constituindo-se como uma mais valia para o processo de autoavaliação institucional e de crescimento profissional dos intervenientes na mesma e (ii) se configurou como uma prática de transferência de conhecimento e cooperação da IES com a sociedade. O principal contributo do estudo dirige-se à melhoria da qualidade do processo de autoavaliação de escolas, nomeadamente com recurso a parcerias interinstitucionais. |
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Autoavaliação de escolas: um estudo de caso centrado numa parceria entre uma Universidade e um Agrupamento de EscolasAutoavaliação de escolasAssessoriaParceria Universidade–Agrupamento de escolasImpacte da parceriaO presente artigo foca a assessoria que um Centro de Investigação do domínio da Educação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública prestou durante dois anos letivos a um Agrupamento de Escolas no âmbito da sua autoavaliação, em resultado da parceria estabelecida entre as duas instituições. As duas primeiras autoras são as investigadoras que integraram a parceria e o terceiro autor foi, durante a parceria, o Diretor do Agrupamento de Escolas. A abordagem metodológica é um estudo de caso, em que o caso é a parceria entre as duas instituições que ocorreu na forma de assessoria nos anos letivos 2010/11 e 2011/12. O objetivo do estudo é analisar as principais mais-valias, constrangimentos e impacte ocorridos no contexto da assessoria. O estudo incluiu duas fases: na fase 1, ocorrida durante a assessoria, os dados foram recolhidos através de análise documental, entrevistas e um questionário; na fase 2, cerca de 5 anos após a assessoria, realizaram-se entrevistas a membros do então Grupo de Avaliação Interna. O tratamento de dados foi feito principalmente por análise de conteúdo. Os principais resultados sugerem que a parceria permitiu (i) estreitar relações entre as duas instituições, constituindo-se como uma mais valia para o processo de autoavaliação institucional e de crescimento profissional dos intervenientes na mesma e (ii) se configurou como uma prática de transferência de conhecimento e cooperação da IES com a sociedade. O principal contributo do estudo dirige-se à melhoria da qualidade do processo de autoavaliação de escolas, nomeadamente com recurso a parcerias interinstitucionais.This article focuses on the consultancy that a Research Center in the field of Education of a public Higher Education Institution (HEI) provided for two academic years to a School as part of its self-assessment, as a result of the partnership established between the two institutions . The first two authors are the researchers who were part of the partnership and the third author was, during the partnership, the Director of the School. The methodological approach is a case study, in which the case is the partnership between the two institutions that took place in the form of consultancy in the academic years 2010/11 and 2011/12. The aim of the study is to analyze the main gains, constraints and impacts that have occurred in the context of the consultancy. The study included two phases: in phase 1, which took place during the consultancy, the data were collected through document analysis, interviews and a questionnaire; in phase 2, about 5 years after the consultancy, interviews were conducted with members of the then Self-Evaluation Team. Data processing was done mainly by content analysis. The main results suggest that the partnership allowed (i) to strengthen relations between the two institutions, constituting an added value for the process of institutional self-assessment and professional growth of the partners in it and (ii) it was configured as a transfer practice knowledge and cooperation between HEI and society. The main contribution of the study is aimed at improving the quality of the school’s self-evaluation process, namely through the use of interinstitutional partnerships.Cet article se concentre sur les conseils fournis par un centre de recherche dans le domaine de l’éducation d’un établissement public d’enseignement supérieur (IES), pendant deux années scolaires, à un groupe d’écoles dans le cadre de son auto-évaluation, grâce au partenariat établi entre les deux établissements. Les deux premiers auteurs sont les chercheuses qui faisaient partie du partenariat et le troisième auteur était, pendant le partenariat, le directeur du groupe scolaire. L’approche méthodologique est une étude de cas, dans laquelle le cas est le partenariat entre les deux institutions qui a eu lieu sous forme de service de conseils au cours des années scolaires 2010/11 et 2011/12. L’objectif de l’étude est d’analyser les principales valeurs ajoutées, contraintes et impacts qui se sont produits dans le cadre des services de conseils. L’étude comprenait deux phases: dans la 1ère phase, qui a eu lieu pendant le service de conseils, les données ont été collectées par l’analyse de documents, des entretiens et un questionnaire; dans la 2ème phase, environ 5 ans après le service de conseils, des entretiens ont été menés avec des membres du groupe d’auto-évaluation de l’époque. Le traitement des données s’est fait principalement par analyse de contenu. Les principaux résultats suggèrent que le partenariat a permis (i) de renforcer les relations entre les deux institutions, constituant une valeur ajoutée pour le processus d’auto-évaluation institutionnelle et de développement professionnel des parties prenantes et (ii) il a été configuré comme une pratique de transfert de connaissances et de coopération entre l’ IES et la société. La principale contribution de l’étude vise à améliorer la qualité du processus d’auto-évaluation de l’école, notamment par le recours à des partenaires interinstitutionnels.CIDTFF/UA2021-10-04T11:14:40Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32300por1647-358210.34624/id.v12i3.20022Oliveira, DianaCosta, NilzaCosta, Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:45Zoai:ria.ua.pt:10773/32300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:47.367819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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