As parcerias na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Duke Alberto de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11234
Resumo: A “queda” dos muros da escola passou a exigir um olhar mais amplo sobre os conceitos de educação e de aprendizagem. O alargamento das atribuições e competências para o poder local possibilitou a procura de parceiros com vista à melhoria do serviço prestado, revelando-se uma estratégia, por excelência, de verdadeira interação entre a escola e a comunidade. Investigar a Escola atual implica uma abordagem holística da sua inclusão no tecido social e cultural e uma análise da sua importância, da sua evolução histórica, partindo do advento da escola de massas e do estudo das suas relações internas e externas. A presente investigação, de natureza qualitativa, envolveu um agrupamento de escolas onde foram identificados os acordos estabelecidos, tomando-se como ponto de partida a utilização das parcerias em contexto educativo e a sua influência no sucesso escolar/educativo dos alunos. Trata-se de uma investigação exploratória, com o objetivo de analisar o aparecimento das parcerias no Sistema Educativo, na sua relação com o conceito de autonomia, mediante um estudo de caso e usando-se o questionário e a entrevista semiestruturada enquanto técnicas de recolha de dados, interpretados à custa do método de análise de conteúdo e análise estatística. Foi possível concluir que a comunidade escolar e local participam, satisfatoriamente, nas atividades fomentadas pelas parcerias socioeducativas, conferindo à escola maior capacitação no desenvolvimento de mais e melhores práticas, principalmente por ficar dotada de mais recursos, com efeitos positivos no sucesso escolar dos alunos.
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