A música como património cultural imaterial: estudo sobre samba e tarantella

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cama, Francesco
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12374
Resumo: A patrimonialização das expressões musicais vem ganhando, nas últimas décadas, uma maior relevância devido, em grande parte, às recentes recomendações das instâncias internacionais estabelecidas no âmbito do Património Cultural Imaterial. A institucionalização deste tipo de património cultural deu origem a várias questões referentes à complexidade da sua natureza e às medidas de salvaguarda que se diferenciam totalmente das adotadas para o Património Material. Neste trabalho apresentamos uma análise sobre dois patrimónios imateriais, pertencentes a dois povos tão semelhantes quanto distantes geograficamente: trata-se da Tarantella e do Samba, manifestações da cultura e da música popular do sul de Itália e do Brasil, respectivamente. O trabalho está estruturado da seguinte forma: no primeiro capítulo, definimos o que é o Património Cultural Imaterial e o que representa para as comunidades a que pertence, falando também do principal órgão responsável pela sua tutela (UNESCO - United Nations Educational Scientific and Cultural Organization) e as respectivas medidas de tutela adotadas. No seguinte capítulo, refletimos como as realidades distintas em objeto enfrentam o conceito de Património Imaterial e como foi integrado nas suas políticas públicas, sob as diretrizes instituídas pela Convenção da UNESCO (2003). O terceiro capítulo é dedicado à caracterização e à evolução, ao longo do tempo, das duas manifestações culturais, para concluir, no quarto capítulo, com a descrição da experiência do estágio no Brasil. O estudo de caso adotou como metodologia de investigação a pesquisa bibliográfica, além de entrevistas às pessoas directamente envolvidas com estas tradições populares e que trabalham na área cultural. Os resultados demostram que, apesar de a Itália ser o país com o número mais alto de bens reconhecidos pela UNESCO, ainda tem dificuldade na valorização e na tutela dos bens imateriais; por sua vez, o Brasil teve uma forma mais holística de gerir o seu Património Imaterial, apesar desse resultado se dever ao processo de transformação deste património em símbolo de identidade nacional e, sucessivamente, em atrativo turístico.
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